Compartilhe

O secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, com objetivo de cumprir o compromisso firmado pelo governador Eduardo Pinho Moreira de viabilizar o atendimento aeromédico na região Sul do Estado, reuniu-se nesta terça-feira, 15, em seu gabinete, com o comandante do Serviço Aeropolicial (SAER), delegado Gilberto Mondini, e o vereador de Criciúma, Tita Belloli.

Na ocasião foi confirmada a intenção da Secretaria de Estado da Saúde (SES) de fazer uma parceria entre o SAER e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para que seja oferecido também o atendimento primário às vítimas de acidentes. Hoje o SAER realiza apenas o transporte aos hospitais.

O secretário Acélio Casagrande explica que a aeronave já desempenha um papel fundamental na Segurança Pública no Sul do Estado e que esse serviço pode ser ampliado. “Além da segurança, essa parceria contará com uma equipe de profissionais da saúde especializada em resgatar e salvar vidas”, ressaltou Casagrande.

Uma nova reunião ficou agendada para a próxima sexta-feira, 18, entre a SES, o SAER e o SAMU. “São praticamente 50 municípios, de Passo de Torres a Imbituba, que serão beneficiados. O secretário Acélio Casagrande nos recebeu e, imediatamente, ligou para o gerente estadual do SAMU, tenente-coronel João Batista Cordeiro Júnior, propondo uma reunião técnica. Com isso, avançaremos na implantação desse novo serviço”, comentou o vereador Tita Belloli.

Por sua vez, o delegado Mondini rssaltou a importância da parceria com a SES e o SAMU e que a ampliação do serviço será mais uma conquista para a região.