Em alusão ao Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 7 de abril, Santa Catarina realiza mais uma edição do movimento #secuidaSC. O evento será na Praça Nereu Ramos, na Avenida Getúlio Vargas, em Criciúma, a partir das 9h. Haverá atividades físicas funcionais e recreativas. Estão previstos aulões de dança com adolescentes, zumba, circuito funcional e contação de histórias.

Além disso, apresentação de Jiu-jitsu, dicas sobre alimentação saudável, varal de receitas, distribuição de sementes e mudas de árvores frutíferas. Haverá também tendas para orientações sobre o combate ao uso de tabaco, álcool e outras drogas, avaliação de IMC, avalição postural, orientação para atividade física e circuito funcional.

O evento conta ainda com atividades da Rede Catarina sobre violência doméstica na cidade e proteção à mulher. A Estação Saúde irá estimular a reeducação alimentar e a redução de peso com a prática de exercício. O evento contará também com a presença do Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde e o Centro de Valorização da Vida.

“A adoção de hábitos saudáveis – como a eliminação do tabagismo, a alimentação saudável e equilibrada, a realização de atividade física regular e a redução no consumo de álcool – é uma escolha que serve para promover a saúde e melhorar a qualidade de vida”, enfatiza Eduardo Macário, diretor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC).

O MOVIMENTO

Criado em 2016 pela Dive/SC, com evento realizado em Florianópolis, o movimento #secuidaSC foi descentralizado em 2017 para outras quatro regiões do Estado: as Gerências Regionais de Saúde e as secretarias municipais de Saúde de Palhoça, Itajaí, Tubarão e Lages aderiram ao movimento, considerando que os dados epidemiológicos reforçam a necessidade de conscientização de toda a população catarinense. Em 2018, com o apoio de diversas instituições regionais, Criciúma realizará o evento.

Patrícia Pozzo e Cristina Schulze
Núcleo de Comunicação