Compartilhe


Mutirão realizado em São Loureço do Oeste - Foto: Juliana Balotin / ADR São Lourenço do Oeste

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está realizando o Mutirão de Cirurgias Eletivas 2017, com recursos do Governo do Estado. A campanha ocorre em 13 hospitais de Santa Catarina que aderiram ao mutirão, no período entre novembro de 2017 e fevereiro de 2018. Serão investidos mais de R$ 9 milhões na realização de aproximadamente 8.500 cirurgias.

Estão aptos a fazer o procedimento os pacientes que têm a indicação cirúrgica e constam na lista de espera de seus municípios. A cirurgia é realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o paciente terá direito a  consulta pré-operatória, exames, cirurgia e colírios.

A catarata é uma doença com interferência no cristalino dos olhos, torna a visão opaca e turva. Pacientes geralmente veem as coisas de forma nublada, como se olhassem por uma janela embaçada, tornando difíceis as tarefas diárias como ler, dirigir ou interpretar as expressões faciais das pessoas. A evolução costuma ser lenta e pode afetar primeiro um dos olhos e mais tarde o outro.

A Secretaria de Estado da Saúde prevê mais mutirões de cataratas para os primeiros meses de 2018. Atualmente, 13 unidades participam do mutirão em Santa Catarina. São elas: Hospital e Maternidade Rio do Testo (Pomerode), Hospital OASE (Timbó), Hospital Dom Joaquim (Brusque), Hospital Azambuja (Brusque), Hospital de Olhos (Blumenau), Hospital São Luiz (Campo Alegre), Hospital Nossa Senhora da Penha (Penha), Hospital São Donato (Içara), Hospital Maicé (Caçador), Hospital de Fraiburgo, Hospital Bethesda (Joinville), Hospital Nossa Senhora das Mercês (Iporã do Oeste) e Hospital de São Lourenço do Oeste. 

Informações adicionais
Gabriela Ressel
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Saúde
Telefone: (48) 3664-8822
E-mail: imprensa@saude.sc.gov.br/ secretariadeestadodasaude@gmail.com