Compartilhe

A Assembleia Legislativa (Alesc) homenageou, em sessão especial realizada no Plenário Osni Régis, na noite de quarta-feira, 11, o Sistema Estadual de Transplantes. A solenidade marcou o reconhecimento ao trabalho realizado pela Central de Transplantes de Santa Catarina, que registrou taxa recorde em doações de órgãos em 2017.

No último ano, o sistema contabilizou 282 doadores de múltiplos órgãos, três vezes mais do que a média brasileira, comparando ao número de habitantes. Com esse resultado, se Santa Catarina fosse um país, teria uma das três melhores taxas de transplantes do mundo, de acordo com o coordenador da Central de Transplantes, médico Joel de Andrade.

PROFISSIONAIS ALTAMENTE CAPACITADOS

“Santa Catarina tem os mais bem treinados profissionais de saúde para detecção dos potenciais doadores, sua identificação e manutenção e para a entrevista familiar, que é uma etapa muito dura desse processo e que precisa de gente muito qualificada. Isso, somado à organização do sistema de saúde, nos levou aos índices que alcançamos”, explicou.

Andrade destacou que a homenagem é recebida pela equipe com muito orgulho e responsabilidade. “Sabemos que existem pacientes em lista de espera e que precisamos trabalhar para que todos tenham o que precisam, que é uma chance de viver.”

O secretário de Saúde de Santa Catarina, Acélio Casagrande, foi um dos homenageados. "Nós continuamos incentivando e apoiando as famílias de doadores para que o trabalho importante da SC Transplantes prossiga salvando vidas e mantendo Santa Catarina líder em captação de órgãos", comentou Casagrande.   

SC TRANSPLANTES

Central Estadual de Transplantes de Santa Catarina foi criada em 1999, faz parte da estrutura da Superintendência de Serviços Especializados e Regulação da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina e funciona como agência executiva do Sistema Nacional de Transplantes.

Informações adicionais para a imprensa:
Gabriela Ressel
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Saúde
Telefone: (48) 3664-8822
E-mail: imprensa@saude.sc.gov.br e secretariadeestadodasaude@gmail.com