Fotos: Julio Cavalheiro/Secom

A Polícia Militar Ambiental apresentou ao governador Raimundo Colombo, nesta quinta-feira, 17, em Lages, o aplicativo desenvolvido pelo Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc), que vai ajudar no trabalho de controle dos javalis, especialmente nas plantações de propriedades rurais da Serra catarinene. O animal é considerado pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) como uma das cem espécies invasoras mais perigosas do mundo e tem causado prejuízos no meio rural.

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“Esse é um exemplo da ação do Estado em que, muito pontualmente, a Polícia Ambiental fez o estudo de caso e definiu a melhor forma de atuar, enfrentar o problema e dar à população a resposta mais eficiente e adequada”, destacou o governador Raimundo Colombo.

A ferramenta, desenvolvida pelo Ciasc, possibilita a interação com proprietários rurais, controladores, órgãos públicos e Polícia Militar Ambiental, e deve desburocratizar a expedição de permissões para o abate de javalis em Santa Catarina, além de fornecer dados em tempo real sobre capturas, abates, danos e visualizações dos animais. 

Visitas ao Colégio Militar e à obra do Hospital Tereza Ramos

Durante a agenda em Lages, o governador Raimundo Colombo visitou a unidade de Lages do Colégio Militar Feliciano Nunes Pires. Durante as atividades da turma da 6ª série, o governador conheceu a lousa digital que está entre os materiais que foram doados à unidade de ensino pelo Terminal Graneleiro da Babitonga. A lousa permite o aprendizado multimídia com acesso à internet. O colégio também recebeu projetor, tela para projeção e computadores.

A unidade de ensino militar de Lages conta com 140 alunos divididos em duas turmas do sexto ano e outras duas do sétimo ano, vindos de 27 bairros diferentes da cidade. Para o ano que vem, a escola deverá dobrar a capacidade de atendimento.

Nas obras de ampliação do Hospital Tereza Ramos de Lages, 80% concluídas, o governador Raimundo Colombo reforçou que a unidade será uma das maiores, mais modernas e completas do Sul do país. O novo prédio praticamente dobra a capacidade do hospital, com 120 novos leitos. A conclusão da obra está prevista para o mês de novembro deste ano.

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Foto: Divulgação / Polícia Civil 

Uma Operação Conjunta da Polícia Civil, por meio da Divisão Especializada de Combate ao Narcotráfico da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Denarc/Deic), Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar, apreendeu na noite de quarta-feira, 16, na BR-101 na cidade de Barra Velha 440 quilos de maconha e 970 gramas de haxixe. A droga estava em Peugeot 408. 


Curitibanos. Foto: James Tavares/Arquivo Secom

O programa Bem-te-vi de Videomonitoramento Urbano, projeto elaborado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), está presente em 115 cidades catarinenses com a instalação de 2.432 câmeras em funcionamento. O projeto, que começou em 2012, já investiu mais de R$ 14 milhões na compra de equipamentos e colocação dos pontos. Para este ano, outras 20 cidades vão receber o programa Bem-te-vi. A iniciativa começou em 2010, em 12 cidades, com 369 câmeras.

Para o secretário César Augusto Grubba, o projeto é importante, mas não é a solução milagrosa para os problemas de segurança. Segundo ele, trata-se de uma ferramenta de apoio ao trabalho policial, potencializando as ações de vigilância. “O sistema funciona como uma importante ferramenta de apoio ao policiamento, que agrega tecnologia e modernidade”, destaca. Uma das novidades do sistema é que ele permite um trabalho com foco na investigação policial, uma vez que as imagens monitoradas são compartilhadas com as delegacias de polícia.

Grubba também enfatiza as parcerias com as prefeituras municipais, através de contrapartidas financeiras e integração de esforços. “Santa Catarina segue uma tendência mundial. Estamos investindo forte também para um redimensionamento da infraestrutura com a utilização de redes multimídia, em fibra óptica e câmeras de alta definição, e tudo a um menor custo operacional”, afirma o secretário da SSP.

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O Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc) realizará a partir da próxima sexta-feira, 18, às 18h30, a 2ª edição do Hackathon #DesenvolveSC. Com o tema segurança pública, a competição tem como objetivo promover o desenvolvimento de soluções tecnológicas em versões mobile, web e Internet of Things (IoT), estreitando o relacionamento do setor público com o cidadão.

“Tivemos êxito na primeira edição, realizada em 2016, e este é mais um desafio que estamos lançando, com intuito de ampliar e aprimorar a política de transparência, valorizando projetos que contribuam para a sociedade catarinense”, diz o presidente do Ciasc, Ivan Ranzolin. Serão premiados os dois melhores projetos com R$ 5 mil e R$ 3 mil, respectivamente.

As equipes serão compostas na abertura do evento, com no mínimo três e no máximo cinco participantes, e terão até às 15h de domingo, 20, para apresentar um produto mínimo viável à comissão julgadora.  “Durante este período serão realizadas mentorias, brainstorming, além de intercâmbio de experiências e ideias que ajudarão os participantes no desafio de desenvolver o planejamento da solução”, revela o vice-presidente de Tecnologia do Ciasc, Luiz Antônio da Costa Silva.

O evento é realizado por meio do Ciasc, com parceria das Secretarias de Estado de Segurança Pública (SSP) e do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Além da competição, serão realizados workshops sobre modelos de negócios, licenças open source e usabilidade.

O Hackathon conta com patrocínio da Keyrus, Amazon e RW3, e apoio da Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC), Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), Code Floripa, WeGov, Departamento de Engenharia do Conhecimento (EGC), Laboratório de Empreendedorismo e Inovação da Estácio de Sá, Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional (Logo) e Neuron Consultoria.

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Fotos: Jaqueline Noceti / Secom

O governador em exercício de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, acompanhado do chefe da Polícia Civil do Estado, delegado Artur Nitz, inaugurou a delegacia do município de Pescaria Brava, e no mesmo ato autorizou a liberação de recursos, via Secretaria de Estado da Infraestrutura, para a elaboração do projeto de engenharia para as obras de pavimentação do acesso rodoviário entre as localidades de Estiva e Siqueiro, no valor de R$ 483,7 mil.

"Segurança é essencial, assim como o investimento em infraestrutura que vai ajudar a comunidade, especialmente, as famílias que trabalham na agricultura. O Estado vai continuar sendo um parceiro para as obras que tragam mais conforto e qualidade de vida para as pessoas", destacou Moreira.


Fotos: James Tavares/Secom

O governador Raimundo Colombo e o vice Eduardo Pinho Moreira inauguraram na manhã desta terça-feira, 8, em Florianópolis, o Centro Administrativo da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). Com o complexo, o Governo do Estado fará uma economia anual de R$ 2,8 milhões, valor hoje pago em aluguéis das salas ocupadas pela SSP em 19 pontos da cidade. O secretário de Estado da Segurança Pública (SSP), César Augusto Grubba, e diversas outras autoridades também participaram da cerimônia.

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"A nossa busca é unir todos os órgãos de segurança em um mesmo espaço físico, convivendo diariamente, ganhamos em eficiência e integração. Sem falar na redução de custos, que é bem significativa. Praticamente se paga o financiamento desse prédio com o que vamos economizar em aluguel e custos indiretos provenientes da má distribuição física”, destacou Colombo.

Para o vice-governador, o desafio de Santa Catarina é enfrentar a criminalidade, dando instrumentos às polícias Militar e Civil, que são exemplos do Brasil. “O Governo de SC e as forças de segurança não conseguirão sozinhos. É necessário que nos unamos para enfrentar essa praga que envergonha o Brasil. Os diferentes setores e, principalmente, as prefeituras precisam somar esforços para que Santa Catarina continue sendo exemplo. As necessidades são infinitas e os recursos finitos. Por isso, a boa administração faz toda a diferença. A inauguração do novo Centro Administrativo de Segurança Pública, no Continente, é um avanço importante nessa caminhada”, disse.

A estrutura vai abrigar o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Militar, o Instituto Geral de Perícias (IGP), a Polícia Civil, o Detran e todas as diretorias e gerências da SSP. O prédio, com três torres, ocupadas pelas instituições que formam o Sistema de Segurança Pública, foi construído em uma área de 30 mil metros quadrados pela construtora Hoepcke, vencedora do processo de licitação. Recebeu investimento de R$ 89 milhões, sendo R$ 65 milhões do Pacto por Santa Catarina e R$ 24 milhões de verba própria da Secretaria da Segurança Pública.

“Estamos confirmando a realização de um sonho acalentado há décadas pelos servidores da Segurança Pública, que é a inauguração e a efetiva ocupação de sua sede administrativa própria”, destacou o secretário da SSP.

Grubba disse ainda que a obra é apenas parte de um portfólio maior de construções, reformas e ampliações. “Um conjunto amplo de obras de grande, médio e pequeno porte, previstas no plano de gestão, viabilizadas pelo Programa Pacto por Santa Catarina e por recursos próprios dos fundos de melhoria da SSP”, informou.

O Centro Administrativo da SSP funciona na Avenida Governador Ivo Silveira, no Bairro Capoeiras, em Florianópolis. Conta com 359 vagas para automóveis, 38 para motocicletas, um auditório com 150 lugares e heliponto.

Homenagem

Durante cerimônia, o governador, o vice e mais dez autoridades foram homenageadas com a medalha Mérito da Segurança Pública. Na lista dos homenageados, estava o filho do ex-secretário Luis Carlos Schmidt de Carvalho, que morreu prematuramente em 1999, aos 46 anos, no exercício do cargo num acidente aéreo em Tijuca. 

“A memória é nesta data duplamente eternizada. Regozijamo-nos pelo reconhecimento à memória da dedicação que empreendeu durante toda sua vida, precocemente ceifada em trágico acidente aéreo, que o levou justamente durante o exercício da honrosa função de secretário de Segurança Pública, 18 anos atrás”, pronunciou Luis Carlos Schmidt de Carvalho Filho.

Na ocasião, também foi reativada a galeria de ex-secretários estaduais da Segurança Pública. O painel traz 37 fotos de autoridades que comandaram a pasta entre 1936 e 2010.

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A Delegacia de Polícia Virtual chegou à marca dos 100 mil registros de Boletim de Ocorrência no ano, nesta segunda-feira, 7, realizados via internet, no site www.pc.sc.gov.br. São 11 tipificações de crimes e fatos como: acidentes de trânsito sem vítima, perda de documentos, ameaça, entre outros, disponibilizados ao cidadão 24 horas por dia e sete dias na semana.

Até às 15h30 desta segunda-feira, a Polícia Civil registrou no Estado 704.098 BOs, contando com todas as tipificações disponibilizadas, nas mais de 400 unidades que fazem registro. Destes, 100.020 foram registrados na Delegacia de Polícia Virtual, o que representa 14,20% de todos os registros do Estado, numa única unidade policial. São 457 registros diários pela Delegacia de Polícia Virtual, ou mais de 19 registros por hora todo dia. 

Isso mostra que o cidadão catarinense busca no dia a dia uma maior agilidade e confiabilidade no registro de ocorrências, via internet, do conforto de seu ambiente doméstico ou profissional, sem a necessidade de deslocamento até uma delegacia física. “Após o registro ser concluído na internet, em poucos minutos, o boletim é encaminhado para a delegacia da área, onde ocorreu o fato, para que o delegado inicie os procedimentos investigativos”, explica o gerente da Diretoria de Inteligência, delegado Alfeu Orben.

"Isso nos incentiva a implementar outras tipificações de registros, que estão em fase de estudo, e que serão inseridas gradualmente. Somente será ignorado automaticamente os registros realizados por menores de 18 anos, o local onde ocorreu o fato, a residência e o documento do comunicante forem de outros Estados da Federação. Estamos em constante aperfeiçoamento para melhorar cada vez mais o nosso atendimento na busca incessante na qualidade e eficácia”, concluiu o delegado.

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O Centro Administrativo da Secretaria de Estado da Segurança Pública será inaugurado nesta terça-feira, 8. A cerimônia está marcada para as 10h, com a presença do governador Raimundo Colombo. Serão homenageadas 12 autoridades com a medalha Mérito da Segurança Pública. Uma delas o ex-secretário Luis Carlos Schmidt de Carvalho, que morreu em 1999, aos 46 anos, no exercício do cargo num acidente aéreo em Tijucas.

Para o secretário da Segurança Pública, César Augusto Grubba, esta é uma obra para o futuro. Ele lembra que desde 1941, quando foi criada a Secretaria de Negócios da Segurança, a SSP nunca ocupou um espaço próprio, sempre funcionando em prédio alugado.

"É uma obra esperada por décadas. Trata-se de um dos maiores investimentos realizados em Santa Catarina na área da Segurança Pública”, destaca o secretário. O prédio foi construído numa área de 30 mil metros quadrados pela construtora Hoepcke, vencedora do processo de licitação. O Centro Administrativo da SSP funciona na Avenida Governador Ivo Silveira, Bairro Capoeiras.

São três torres, ocupadas pelas instituições que formam o Sistema de Segurança Pública. No Bloco A, funcionam Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Militar; no Bloco B, Instituto Geral de Perícias (IGP), Polícia Civil e Detran, e no Bloco C, as diretorias e as gerências da SSP. O Centro Administrativo tem 359 vagas para automóveis, 38 para motocicletas e conta com auditório com 150 lugares e heliponto.

Recursos

Os investimentos na nova sede somam R$ 89 milhões, sendo R$ 65 milhões recursos do Pacto por Santa Catarina e R$ 24 milhões verba própria da Secretaria da Segurança Pública. Com o novo espaço, o Governo do Estado fará uma economia anual de R$ 2,8 milhões, valor hoje pago aos aluguéis das salas ocupadas pela SSP em 19 pontos da cidade.

O valor do investimento deve ser pago em no máximo oito anos. Desde a década de 1980 está é a quinta mudança organizada pela SSP, que já teve como sede o prédio do atual 4º Batalhão da Polícia Militar, na rua Nereu Ramos; na rua Esteves Júnior (atual prédio da Justiça Eleitoral), Avenida Mauro Ramos e a última na rua Artista Bittencourt.

Planejamento e mais segurança no entorno

A segurança do entorno do complexo também foi planejada. A área é de circunscrição de unidades operacionais tanto da PM quanto da Polícia Civil. Ali atuam a 4ª DP e o 22º BPM, contando com apoio e reforço de unidades especializadas das aduas as corporações. Com a ativação do Complexo da SSP, aumentará bastante a circulação de viaturas e policiais.

Para a segurança física das instalações do Centro Administrativo a SSP empregou Policiais Militares do Corpo Temporário de Inativos (CTISP), os quais atuarão também em atividades de policiamento ao entorno. Na nova sede do complexo será implementada uma Central de Videomonitoramento, que fará o acompanhamento das câmeras de segurança internas e externas, recebendo também as imagens geradas pelas demais câmeras do entorno e acessos.

Serviço:
O que: Inauguração do Centro Administrativo da SSP
Onde: Avenida Governador Ivo Silveira, 1.521, Bairro Capoeiras, Florianópolis, CEP 88085-800. Telefone é (48)3665-8100
Horário: 10h

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Fotos: Jeferson Baldo / GVG

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública, assinou um convênio, em parceria com a Prefeitura de Florianópolis, que vai permitir a manutenção de 308 câmeras de videomonitoramento. A assinatura foi feita durante o lançamento do programa Floripa Segura, que engloba diversas ações voltadas à prevenção da violência e à melhoria da segurança em todas as regiões do município.

O evento contou com a presença do vice-governador, Eduardo Pinho Moreira, que destacou a importância desta ação conjunta. “Um exercício diário é manter os catarinenses em segurança e afastados da violência. Para isso, o Governo do Estado é parceiro do município de Florianópolis, que efetiva ações para cuidar de cada cidadão”, enfatizou Moreira.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública, juntamente com a Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad)/Fundo Nacional Antidrogas, promove mais um leilão de veículos e sucatas de veículos declarados perdidos em favor da União, de ações criminais pelo crime de tráfico de drogas com sentenças já transitadas em julgado. A medida cumpre o acordo de cooperação firmado entre a SSP e Senad, junto com o Ministério Público e o Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

A novidade é que o leilão aberto nesta segunda-feira, 31 de julho, com término às 18h do dia 15 de agosto, só receberá ofertas de lances exclusivamente pela internet, no endereço do leiloeiro oficial www.baldisseraleiloeiros.com.br

Outro ponto importante, segundo o presidente da Comissão de Leilão do Fundo Nacional Antidrogas da SSP, tenente coronel Gilberto Wilton da Silva, é que as sucatas de veículos podem ser arrematadas somente por pessoa jurídica do ramo de atividade de desmontagem e comercialização de peças usadas, conforme previsto em lei federal e resolição do Contran. “Evita-se, assim, o comércio irregular de peças de veículos, permitindo maior controle e fiscalização, através da rastreabilidade das peças desde sua arrematação até a comercialização para o consumidor final”, destaca o oficial.

Neste certame serão alienados sete automóveis e três motocicletas que poderão voltar a circular, além de sucatas de veículos, celulares, câmeras digitais e demais eletrônicos.

Os interessados poderão adquirir desde um lote contendo diversos eletrônicos por um valor inicial de R$ 200,00 até um automóvel Ford Fusion modelo 2007 com valor inicial de R$ 9.000,00.

Os recursos provenientes do certame serão revertidos em projetos relacionados à prevenção e à repressão ao tráfico e uso de drogas ilícitas em Santa Catarina.

O edital e anexo contendo as especificações e as condições de participação, além da relação dos lotes de veículos, sucatas de veículos e demais bens com o preço mínimo estão disponíveis nos sites:  www.ssp.sc.gov.br  e www.baldisseraleiloeiros.com.br.

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