O governador Eduardo Pinho Moreira, em nome do Governo do Estado de Santa Catarina, manifesta profundo pesar pela morte precoce da policial civil Nayara Mattos, em um acidente de trânsito na cidade de Tijucas, na manhã deste domingo, 7. Lotada na Delegacia de Canelinha, Nayara cumpria plantão nestas eleições, quando o veículo em que estava colidiu com um poste na SC-410, km 8. Os órgãos de segurança pública prestam todo o atendimento e apoio necessários aos familiares neste momento de dor.

Mais informações para a imprensa:
Secretaria de Estado da Comunicação - Secom
Governo de Santa Catarina
Site: www.sc.gov.br

Foto: Ascom/SDC

As forças de segurança, nas esferas municipal, estadual e federal, vão trabalhar de forma integrada, em parceria com a Justiça Eleitoral, nas eleições do próximo domingo (7). A ação é inédita e reunirá os órgãos envolvidos na operação no Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres (CIGERD), da secretaria de Estado da Defesa Civil, em Florianópolis.

Efetivos das polícias Civil, Militar, Militar Rodoviária Estadual, Corpo de Bombeiros, Instituto Geral de Perícias (IGP), das secretarias de Estado da Justiça e Cidadania, Defesa Civil, Comunicação, Eletrosul e Celesc são os representantes dos órgãos do Governo do Estado que estarão reunidos no no Cigerd. A Agência Brasileira de Inteligência (Abin), a Guarda Municipal, o Tribunal Regional Eleitoral e as polícias Federal e Rodoviária Federal também terão equipes no local.

Conforme cronograma da Secretaria de Estado da Segurança Pública, por volta das 17h do domingo de votação, ocorrerá a primeira reunião de balanço e avaliação das ações realizadas pelos órgãos do grupo de segurança ativado para as eleições no Estado. Na reunião, as autoridades estarão disponíveis para atender a imprensa.

Em Santa Catarina, a ação é coordenada pela secretaria de Estado da Segurança Pública que emitiu a ordem de serviço para a operação Eleições 2018, mobilizando todos os órgãos de segurança atuantes em Santa Catarina. O modelo inédito de atuação é articulado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), que assumiu, em todo o país, a organização e coordenação do esquema de segurança para a votação do próximo domingo, 7 de outubro.

Francieli Dalpiaz

Informações adicionais para a imprensa
Francieli Dalpiaz
Secretaria de Estado de Comunicação - Secom
E-mail: francieli@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3018 / 98843-5676
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC

O Instituto Geral de Perícias comunica que já foi restabelecida a energia no núcleo do IGP de São José, localizado na Av. Presidente Nereu Ramos, 1608 – Campinas. A emissão de carteira de identidade está acontecendo normalmente.  O atendimento havia sido interrompido devido ao furto da fiação elétrica da unidade na última madrugada.

O posto de atendimento do Instituto Geral de Perícias (IGP), que fica localizado na Av. Presidente Nereu Ramos, 1068 - Campinas - São José, atenderá à população apenas para entrega de documentos nesta quinta (16) e sexta-feira (17), devido ao furto da fiação elétrica. O IGP informa que não será possível realizar confecção de carteiras de identidade nesses dias.

Mais informações pelos telefones  (48) 3665-8763(48) 3331-4570

Foto: James Tavares/Secom

Disque-denúncia – Polícia Civil:
Telefone 180 – disque-denúncia exclusivo sobre violência contra a mulher, com ligação gratuita e disponível 24h.
Telefone 181 para denúncias em geral, com ligação gratuita, disponível 24h.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Comunicação, emitiu – em 25 de maio de 2018 – a Instrução Normativa nº 001/2018. A Instrução dispõe sobre a suspensão da publicidade dos órgãos e das entidades da administração pública estadual direta e indireta no período eleitoral de 2018, e pode ser lida na íntegra neste link.

Em atendimento à legislação eleitoral, a Secretaria de Estado da Comunicação informa que as áreas de notícias das páginas de internet de todos os órgãos estaduais, incluindo postagens em redes sociais e sites de programas específicos, devem ser interrompidas.

A suspensão também se aplica a perfis de programas, projetos e ações desenvolvidas pelos órgãos estaduais. O mesmo vale para os perfis de departamentos, diretorias, setores, coordenadorias regionais e a toda e qualquer subdivisão vinculada a órgãos estaduais.

Os websites das instituições públicas ligadas ao Executivo deverão destacar, em sua página inicial, a seguinte mensagem informando a suspensão de atualizações: "Em atendimento à legislação eleitoral, a partir do dia 7 de julho e até o final do período eleitoral, estão suspensas as atualizações deste site. Para mais informações, consulte o site www.sc.gov.br".

A divulgação das informações de interesse público e dos serviços de todos os órgãos estaduais caberá apenas ao portal do Governo do Estado, acessado no endereço www.sc.gov.br. Este será o único site de governo que permanecerá com atualizações em sua área de notícias. As notícias serão publicadas após análise da Diretoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Comunicação. Em casos específicos, caberá à Secretaria de Estado da Comunicação consultar a Procuradoria Geral do Estado (PGE) para garantir a legalidade da publicação.