Compartilhe


Foto: Iris Medeiros / SSP

O secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, confirmou em audiência na manhã desta terça-feira, 10, a transformação da 2ª Companhia do 11° Batalhão da Polícia Militar de Dionísio Cerqueira em Guarnição Especial de Fronteira. O assunto era motivo de reuniões desde julho quando as autoridades começaram a apresentar a proposta para SSP e Comando Geral da Polícia Militar.

O coronel PM Dirceu Neundorf, comandante da 9ª Região Policial Militar/Fronteira, disse que o objetivo é de dar autonomia e agilizar os processos relativos à preservação da segurança pública na área de Fronteira e Divisa. 

"Das mais variadas formas observa-se que falta uma estrutura que seja dirigida, e com força de atuação direta na região de fronteira, em função do investimento realizado pela Estratégia Nacional de Fronteira (Enafron)”, disse.

De acordo com o secretário Grubba, os recursos para a construção da nova sede da Guarnição Especial de Fronteira -  na ordem de R$ 1,2 milhão  - foram assegurados pelo Pacto da Segurança. Trata-se de uma obra de 750 metros quadrados, em dois pavimentos, cujas obras começam no segundo trimestre de 2018. O terreno para a construção foi doado pela prefeitura de Dionísio Cerqueira.

O secretário também reforça a tese de que uma Guarnição Especial em área de fronteira é mais uma ferramenta para combate aos crimes transnacionais. “A região de fronteira é um corredor de contrabando e descaminho, e uma estrutura oficial terá como o objetivo atacar essas organizações criminosas e frear a entrada de armas e drogas”.

Participaram da reunião o comandante-geral da PM, Paulo Henrique Hemm; sub-comandante geral carlos Alberto Araújo Gomes: secretário executivo de Supervisão de Recursos Desvinculados, Celso Calcagnotto; gerente de obras da SSP, coronel Dirceu Antônio Oldra; dretor de Integração da SSP, coronel PM Rogério Martins; secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira, Norberto Hart; prefeito de Dionísio Cerqueira, Thyago Gnoatto; prefeito de Princesa, Edilson Volksweis e oficiais da 9ª Região Policial Militar.

Informações adicionais para a imprensa:
Manoely Dias Cogo
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira
E-mail: comunicacao@dcq.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3644-3317 / 99145-7142
Site: sc.gov.br/regionais/dionisiocerqueira