Fotos: Pablo Gomes / ADR Lages

A Polícia Militar de Lages realizou nesta segunda-feira, dia 15, a aula inaugural do curso de formação dos novos agentes. Em fevereiro, o governador Raimundo Colombo chamou 1.084 aprovados em concurso público para atuar em todo o Estado. A convocação foi a maior em 182 anos de história da PM catarinense.

Os novos policiais iniciaram os treinamentos no dia 2 deste mês em várias cidades. Em Lages, 58 estão em preparação. As aulas irão até dezembro e serão focadas em legislação, elaboração de documentos e práticas policiais. Após a formatura, os militares serão deslocados para as cidades de lotação. Ainda não foi definido o contingente que ficará à disposição do batalhão de Lages.

A aula inaugural desta segunda-feira ocorreu no auditório do Serviço Social do Comércio (Sesc) e contou com as presenças do comandante da 2ª Região de Polícia Militar, coronel Dionísio Tonet; do comandante do 6º Batalhão, tenente-coronel Alfredo Nogueira; do secretário da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Lages, João Alberto Duarte; e do prefeito Antonio Ceron. Os novos policiais também conferiram uma palestra com o tema “Segurança pública: renovação e evolução social”, ministrada pelo advogado e mestre em Direito Penal, Mauricio Neves de Jesus.

“Mais que uma profissão, ser policial é uma missão de vida. Todos nós contamos muito com o trabalho de vocês, que é muito importante para a sociedade. Sejam bem-vindos a Lages e tenham a melhor preparação possível”, disse o secretário João Alberto.

Mais de cinco mil policiais militares foram convocados no atual Governo

Como o salário inicial do policial militar em Santa Catarina é de R$ 4.850, um dos melhores do Brasil, as novas contratações representarão um impacto de R$ 5,2 milhões por mês na folha de pagamento do Estado, um total de R$ 70 milhões por ano, considerando 13º e férias.

Desde o início do atual Governo, em 2011, já haviam sido convocados 4.019 policiais militares. Agora, com a nova chamada, o número sobe para 5.103, elevando o efetivo total para mais de 11 mil. Em toda a área da segurança pública, a renovação é de 7,8 mil profissionais no mesmo período.

Informações adicionais para a imprensa
Pablo Gomes
Assessoria de imprensa