Compartilhe

A Secretaria de Segurança Pública disponibiliza para download gratuito o Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social. O documento propõe que, para que sejam de fato efetivas as ações públicas de enfrentamento ao crime, elas precisam ser politicas estaduais e não apenas de governo. O Plano, segundo Alceu de Oliveira, secretário da SSP, nasceu da percepção e sucesso nas estratégias adotadas e resultados alcançados, e foi desenvolvido com sugestões da sociedade civil organizada, como os Consegs, do Tribunal de Justiça, do Ministério Público e de secretarias de estado da Defesa Civil, Justiça e Cidadania, Assistência Social e Educação.

 “O nosso plano tem a função de ser justamente um guia para a atuação das nossas forças de segurança nos próximos 10 anos”, afirmou o governador Eduardo Pinho Moreira.

Desde que assumiu o comando do Governo do Estado, os índices de criminalidade estão em queda: de homicídios em torno de 20% e de roubos em 30% aproximadamente em todo o Estado. “Mas não adianta correr na frente por um tempo se não houver folego para garantir resultados no médio e longo prazos”, escreveu o governador na abertura do livro, acrescentando: “É nesse contexto que desenvolvemos o Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social. Para que sejam de fato efetivas as ações, ela precisam ser politicas estaduais e não de governo." 

Na concepção deste documento, afirmou o secretário da Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Junior, foi dada “ênfase às seguintes diretrizes: proteção à vida, buscando a redução de mortes violentas, da vitimização de agentes de segurança e da letalidade policial, da violência contra a infância e a juventude, da violência contra as mulheres e dos crimes praticados pelo preconceito; proteção ao patrimônio; enfrentamento ao crime organizado e combate ao tráfico de drogas  de armas; segurança das fronteiras e divisas e idealização de operações integradas, entre outros pontos”.

O Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social – 2018 /2018 já está disponível para download gratuito no seguinte endereço eletrônico: http://www.ssp.sc.gov.br/Plano_Estadual.pdf

Mais informações para a imprensa:
Vitor Hugo Louzado
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Segurança Pública
Fone: (48) 3665-8183 / (48) 99118 9821
E-mail: vhlouzado@hotmail.com