Compartilhe


Barras de olhal. Fotos: Julio Cavalheiro/Secom

Mais uma série de equipamentos para restauração da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, chegaram ao canteiro de obras nesta sexta-feira, 7. Desta vez, foram descarregados 38 macacos hidráulicos e uma central computadorizada. Todos os equipamentos serão instalados e testados durante o mês de setembro, antes da transferência de carga do vão central.

>>> Mais imagens na galeria de fotos

O engenheiro fiscal da obra, Wenceslau Diotallevy, informou que a obra contará com três centrais, que farão o sincronizamento de 54 macacos hidráulicos utilizados na transferência de carga ao longo dos 339 metros do vão central. “A central vai operacionalizar um software desenvolvido especialmente para a Ponte Hercílio Luz. As etapas do trabalho poderão durar em torno de 15 dias. Após a análise, cada operação terá reinício se estiverem dentro dos parâmetros exigidos no projeto”, explicou.


Central computadorizada ainda fechada

A central e os macacos foram fabricados pela empresa europeia Enerpac. Todos os equipamentos foram desenvolvidos especialmente para a Ponte Hercílio Luz. A previsão é receber o restante das centrais até o final deste mês de julho. Já se encontram no canteiro de obras 50 macacos hidráulicos, faltam apenas quatro.

Também chegaram nesta sexta-feira mais 36 barras de olhal. Até o momento, já foram entregues 84 barras. Ao todo, serão 360 destas peças que vão substituir as existentes, responsáveis pela sustentação da ponte. As barras têm em média 13 metros de comprimento, 750 milímetros de largura, 50 milímetros de espessura e pesam cerca de 1,8 toneladas.  A previsão para o início da substituição das peças é outubro deste ano, com prazo de conclusão de até 12 meses.


Engenheiro mostra como é a central computadorizada

A empresa Empa, do grupo português Teixeira Duarte, é a responsável pelo atual ciclo das obras de restauração da ponte.

>>> Chegam a Florianópolis peças de 13 toneladas que serão usadas na Ponte Hercílio Luz
>>> Restauração da Ponte Hercílio Luz entra em fase final com chegada de novas peças

Informações adicionais para a imprensa:
Elisabety Borghelotti
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado de Comunicação - Secom
E-mail: bety@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3014 / 98843-5460
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC