SC-355, Iomerê, outubro de 2017 / Fotos: Josiane Zago / ADR VIdeira

Mais de R$ 90 milhões investidos em melhorias viárias. Mais de R$ 4 milhões em convênios e investimentos nos sete municípios da regional. Conquista de uma Rede de Frio para a área da saúde de mais de R$ 1 milhão. Reforma e manutenção de escolas ultrapassando R$ 6 milhões. Esses são alguns números das ações do Governo do Estado na área de abrangência da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Videira. Além dos recursos, a aproximação do Estado com os municípios da regional, por meio da ADR, também foi fundamental para atender demandas.

Segundo o secretário executivo Euro Vieceli, o ano foi de muito trabalho e muitas conquistas. "Santa Catarina, em especial, na nossa região, conquistou importantes avanços. Realmente temos um cenário totalmente diferenciado em virtude desse aporte dado pelo Estado em obras que hoje transformam e melhoram a realidade das pessoas que aqui vivem e trafegam”, afirmou.

No campo da infraestrutura, os principais destaques se dão na revitalização da rodovia SC-135, de Videira a Tangará. São 22 quilômetros que receberam os investimentos de mais de R$ 65 milhões. A obra que está na reta final, deverá ser entregue nos primeiros meses de 2018. Outra obra importante é a pavimentação da SC-355 de Iomerê a Treze Tílias, em um investimento de R$ 22.687.886,66. A obra será entregue também no início do próximo ano, mas está pronta e à disposição dos usuários.

Houve ainda a descentralização de recursos para a melhoria no trecho antigo do asfalto na SC-355, entre Iomerê e Bom Sucesso, com investimentos de R$ 119 mil reais, e o trabalho contínuo da ADR Videira na manutenção e na conservação das rodovias. Mais de R$ 200 mil foram empregados nessa finalidade.

Educação avança com novas escolas e mais investimentos

Além de capacitações regionais, profissionalizando equipe técnica e professores das 22 escolas estaduais, o Governo do Estado ainda deu andamento na ADR Videira na construção da nova EEB Madre Terezinha Leoni, de Videira, com investimentos de mais de R$ 5 milhões. Outra escola que vem recebendo recursos é a EEB Gonçalves Dias, de Fraiburgo, que vem sendo reformada e ampliada, com investimentos de R$1,6 milhões do Estado. Para 2018, outra unidade que terá investimentos para reforma será a EEB Governador Bornhausen, de Arroio Trinta, com edital da licitação aberto em janeiro.

Fraiburgo - Reforma e ampliação EEB Gonçalves Dias
Fraiburgo, outubro 2017

Outro grande destaque foi o primeiro curso da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc) em Videira, com o curso a distância de Administração Pública. Os primeiros calouros já foram admitidos com aulas desde o segundo semestre deste ano.

Saúde mais preparada para atender a regional

A saúde na ADR Videira também avançou significativamente em 2017. Além das capacitações regionais,  a Gerência de Saúde ainda avançou na implantação da Rede de Frio, com investimentos de mais de R$ 1 milhão pelo Governo Federal, implantação de um laboratório e incremento no efetivo. A unidade ainda foi referência na contribuição para construção de pensamentos coletivos por meio das conferências, simpósios e reuniões realizadas.

Outro aporte importante dado pela Gerência na egional foi a busca pela efetivação dos repasses orçamentários para os municípios e as unidades hospitalares locais, com destaque para o trabalho efetuado em prol da implantação dos leitos de retaguarda e repasse de recursos para a UTI do Hospital Salvatoriano Divino Salvador, de Videira..“Vem sendo um trabalho muito forte no intuito de articular a fim de que esses repasses aconteçam dentro do previsto, melhorando o acesso à saúde pelo catarinense”, afirmou a gerente Fabiana Moraes.

Convênios de mais de R$ 4 milhões com os municípios da regional

Neste ano de 2017, a ADR Videira ainda efetivou o repasse de mais de R$ 4 milhões em convênios com prefeituras e entidades regionais. Para o transporte escolar foram mais de R$ 1,2 milhão beneficiando 1.700 estudantes. No antigranizo, Videira e Fraiburgo receberam investimentos de mais de R$ 50 mil.

Para infraestrutura dos municípios foram repassados: R$ 500 mil para pavimentação em três ruas do bairro Cinquentenário em Videira; Outros R$ 100 mil reais para continuidade do projeto Comunidades Rurais Digitais e R$ 51.381,00 para reforma do Ginásio da EEB Maura de Senna Pereira, ambas em Pinheiro Preto; e, outros R$ 200 mil para recuperação das estradas vicinais e reforma do ginásio municipal em Arroio Trinta.

A ADR Videira ainda proveu a assinatura e os pagamentos dos convênios com as Apaes da região em investimentos superiores a R$ 950 mil e organizou os pagamentos dos convênios assinados em 2016, com pagamento provisionados para este ano, em um total superior a R$ 850 mil.

Mais informações para a imprensa:
Josiane Zago
Agência de Desenvolvimento Regional de Videira