Compartilhe


Fotos: James Tavares / Secom

Foi concluída nesta terça-feira, 28, a retirada de 272 barras de olhal do total de 360, processo que faz parte da restauração da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis. As 88 peças restantes, que ficam na parte central da ponte e estão na parte superior das treliças, serão retiradas na segunda quinzena de dezembro deste ano.

“Para retirada destas peças será necessário executar a quarta fase da transferência de carga, que consistirá em rebaixar a treliça do vão central trazendo do ponto inicial em que foi levantada. Ou seja, baixar 53 centímetros e após esta operação elevar somente os dois extremos da treliça. O objetivo é de comprimir a corda superior da treliça para que seja possível retirar as barras de olhal. Essa operação deverá ocorrer em 15 dias”, explicou o engenheiro fiscal da obra, Wenceslau Diotallévy.



>>> Mais imagens na galeria de fotos

A próxima etapa é a recuperação das treliças e ao mesmo tempo, a substituição de rótulas e celas, que são peças nas bases e nas pontas, respectivamente, das torres principais. “As torres se mantém em equilíbrio por causa dos cabos que formam o estaiamento. Depois de instaladas as novas barras, retiramos os cabos. Isso é para que ela não saia do ponto de equilíbrio”, concluiu o engenheiro.

A instalação das novas barras, dependendo das condições climáticas, começa a partir de abril de 2018. As peças, fornecidas pela Usiminas, já estão no canteiro de obras da empresa Teixeira Duarte. A empresa é a responsável pela restauração da Ponte Hercílio Luz.

Informações adicionais para a imprensa:
Rafael Vieira de Araújo 
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Comunicação - Secom
E-mail: rafael@secom.sc.gov.br  
Telefone: (48)  3665-3018 / 99116-8992
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC