Nos dias 18 e 19 de maio a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOl) realizará o 1º Workshop de Planejamento Estratégico das Instâncias de Governança Regionais. O evento será realizado no auditório da Univali, em Balneário Camboriú.

Conforme a Gerência de Políticas de Turismo da SOL, a ação faz parte de um processo de planejamento para fortalecer a atuação das 12 Governanças Regionais para fomentar o processo de desenvolvimento sustentável do turismo de Santa Catarina.

O workshop será realizado em duas etapas. Primeiramente serão feitas apresentações sobre o Programa de Regionalização do Turismo, com participação de representantes do Ministério do Turismo e apresentações dos cases de sucesso das 12 regiões.

A segunda etapa tratará da elaboração do Planejamento Estratégico das Instâncias. O material será composto por Missão, Visão, Objetivos Estratégicos e Plano de Ação.

Cada Instância de Governança deve indicar pelo menos 10 representantes para tornar o processo válido. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 16 de maio neste link

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte
(48) 3665 7436
imprensa@sol.sc.gov.br


Foto: Julio Cavalheiro 

O primeiro Seminário de Secretários Municipais de Turismo de Santa Catarina iniciou na manhã desta terça-feira, 25, em Florianópolis. Com a temática “Gestão Sustentável dos Destinos Turísticos”, o evento promovido pela Secretaria de Estado de Turismo Cultura e Esporte (SOL) tem como objetivo discutir e reforçar o planejamento para o desenvolvimento do setor em todas as regiões do Estado. A abertura do seminário contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, do presidente da Santur, Valdir Walendovisk, e do secretário nacional de Estruturação do Turismo, Neusvaldo Ferreira Lima.

O secretário Pavan informou que o seminário quer despertar ainda mais a grande indústria do Turismo, que representa 12,5% do PIB do Estado. “Santa Catarina tem um potencial enorme no Turismo e muitas vezes temos equipamentos turísticos que estão adormecidos, que não tem projeto ou que falta desenvolver. Formamos uma grande equipe para ajudar cada região e município. Hoje vamos tratar do que vem sendo feito, o que precisa e qual o caminho a seguir. Não existe projeto turístico sem integração. Buscamos e vamos fazer com que as nossas cidades possam mostrar cada vez mais suas potencialidades turísticas”, disse.

O evento reúne prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais de Turismo, gestores e demais servidores públicos municipais envolvidos com a temática. Durante todo o dia os participantes acompanham painéis e palestras com foco na gestão e capacitação do setor.

O secretário nacional de Estruturação do Turismo, Neusvaldo Ferreira Lima, falou sobre acesso a recursos do Ministério do Turismo. “Santa Catarina sempre foi um Estado muito ativo na busca de recursos em Brasília, especialmente no Ministério do Turismo. Há uma demanda gigantesca para ser atendida, mas também há muitos casos já atendidos. Tem muitas prefeituras com recursos financeiros nas suas contas correntes. O volume hoje para Santa Catarina é de R$ 39 milhões de recursos em contas correntes aguardando medições de obras. Nossa proposta é orientar e apresentar como fazer para que essas obras possam ser executadas”, explicou.

Neusvaldo Ferreira Lima também destacou que neste ano, início do mandato dos prefeitos, é muito importante o evento para repassar informações. “Vamos apresentar a situação do andamento das obras em cada município e contratos vigentes, especialmente aquelas que estão paralisadas ou atrasadas. Trouxemos uma equipe e montamos um plantão orientando caso a caso”, finalizou.

Informações adicionais para a imprensa:
Elisabety Borghelotti
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Comunicação - Secom
E-mail: bety@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3005 / 98843-5460
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC

Será nesta terça-feira, 25, o I Seminário de Secretários Municipais de Turismo de Santa Catarina, uma realização da Secretaria de Estado de Turismo Cultura e Esporte (SOL). Com a temática “Gestão Sustentável dos Destinos Turísticos”, o evento será realizado no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis, e o principal objetivo é discutir e reforçar o planejamento para o desenvolvimento do setor.

O evento terá painéis e palestras com foco na gestão e capacitação do setor. Também estará presente o secretário nacional de Estruturação do Turismo, Neusvaldo Ferreira Lima, que falará sobre acesso a recursos do Ministério do Turismo.

O evento é dirigido a prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais de Turismo, gestores e demais servidores públicos municipais envolvidos com a temática do turismo.

Confira a programação:

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte
(48) 3665 7436
imprensa@sol.sc.gov.br


Parque Serra do Tabuleiro. Foto: Divulgação / Fatma

Com trilhas ecológicas, muito verde e árvores centenárias, os parques estaduais administrados pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma) são uma opção de lazer para toda família durante o feriado de Tiradentes. O Parque do Rio Vermelho, em Florianópolis, Serra do Tabuleiro, na Palhoça, Fritz Plaumann, em Concórdia e Araucárias, em São Domingos, vão funcionar normalmente no final de semana prolongado. “Só preserva, quem conhece. Enquanto se divertem em meio a natureza, os visitantes também aprendem, conhecem a história do local e ajudam a preservar o meio ambiente”, afirma o presidente da Fatma, Alexandre Waltrick Rates.

O Parque do Rio Vermelho funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 17h. No local, os visitantes podem conhecer um pouco mais sobre o trabalho de reintrodução de animais silvestres à natureza na trilha ecológica. O lugar também tem um camping, onde os visitantes podem passar o dia. O Parque Serra do Tabuleiro recebe visitas de quarta-feira a domingo, das 9h às 16h e os visitantes têm a oportunidade de conhecer a casa açoriana e fazer a trilha da Restinga do Maciambu.


Trilha Ecológica do Rio Vermelho, em Florianópolis. Foto: Divulgação / Fatma

O Parque Estadual Fritz Plaumann abre nas quartas, quintas e sextas-feiras das 8h às 17h, sábado das 9h às 17h e domingo das 13h às 18h. No local e nas imediações do parque, o público tem à disposição, quatro trilhas interpretativas, sala de exposições com maquete da unidade, jogos e painéis.

O Parque Estadual das Araucárias oferece um Centro de Visitantes com a história do local que pertenceu a uma antiga madeireira e duas trilhas ecológicas: a do Mirante das Araucárias e das Cascatas, com aproximadamente 3,5 quilômetros no total. O parque funciona de quarta-feira a domingo, das 9h às 17h.

Em cada unidade de conservação há diversas atividades disponíveis e todas são guiadas por monitores. Para atividades em grupo, é necessário agendar com antecedência, por telefone ou email.

Horários de visita dos Parques Estaduais

Parque do Rio Vermelho (Florianópolis)

Funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 17h

Trilha Ecológica: (48) 3665.4492/99828.8952/ email: trilha@fatma.sc.gov.br

Camping: (48) 99808.1375/ email: campingriovermelho@fatma.sc.gov.br

Parque Serra do Tabuleiro (Palhoça)

Recebe visitantes de quarta-feira a domingo, das 9h às 16h

Contato: (48) 3286.2624/ email: centrodevisitanestabuleiro@gmail.com

Parque Fritz Plaumann (Concórdia)

Atende às quartas, quintas e sextas-feiras das 8h às 17h, sábado das 9h às 17h e domingo das 13h às 18h

Contato: http://parquefritzplaumann.org.br/agendamento

Parque das Araucárias (São Domingos)

Funciona de quarta-feira a domingo, das 9h às 17h

Fone: (49)9132-4969/ email: grimpeiro@gmail.com


Texto: Anne Caroline Anderson

Mais informações para a imprensa:
Claudia de Conto/Anne Caroline Anderson
comunicacao@fatma.sc.gov.br
(
48) 3665.4177/99172.8277
Ascom Fatma

 


Foto: Roberto Castro - MTur

Para reivindicar mais atenção para ações de divulgação dos atrativos turísticos da região Sul, representantes dos três estados do Sul do Brasil estiveram reunidos com o Ministro do Turismo, Marx Beltrão. O encontro foi realizado nesta terça-feira, 18, em Brasília.

“Queremos que o Governo Federal passe a olhar o Sul do país como uma região importante para o turismo. Nós entendemos que o que vem sendo feito pelo Sul ainda é muito pouco e nos sentimos deixados de lado em relação à divulgação que é feita para o Nordeste, por exemplo. Queremos ter condições de competir com as outras regiões do país. Somos três estados com grande potencial e com atrativos para as quatro estações do ano”, afirmou o secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, Leonel Pavan. Tanto o secretário catarinense quanto as lideranças da bancada consideraram que esta foi a maior articulação do Sul do Brasil em prol da promoção turística da região.

Além do secretário catarinense de Turismo, Cultura e Esporte, estavam presentes o secretário de Turismo e Esporte do Paraná, Douglas Fabrício, e o secretário adjunto de Turismo e Lazer do Rio Grande do Sul, André Kryszczun. Os coordenadores dos Fóruns Parlamentares de Santa Catarina, João Paulo Kleinubing e do Paraná, Toninho Wandscheer estavam presentes, bem como diversos deputados e senadores dos três estados. O presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, também participou do encontro.

Os trabalhos de parceria já iniciaram junto à equipe técnica do Ministério do Turismo. Uma comissão formada por representantes dos três estados do Sul, Embratur e Ministério do Turismo vai elaborar uma campanha específica para o Sul em âmbito nacional e internacional. Além disso, o grupo irá identificar potenciais mercados geradores de fluxo turístico nos países do Mercosul e outros estados brasileiros.

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte
(48) 3665-7436
imprensa@sol.sc.gov.br

 

 

Arte

A Secretaria de Estado de Turismo Cultura e Esporte (SOL) promove na próxima terça-feira, 25, o I Seminário de Secretários Municipais de Turismo de Santa Catarina de 2017 para discutir e reforçar o planejamento para o desenvolvimento do setor. Com a temática “Gestão Sustentável dos Destinos Turísticos”, o evento será realizado no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis.

Conforme a organização do encontro, a intenção é debater a Gestão Sustentável dos Destinos Turísticos alinhada às ações da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte. Desta forma, o seminário tem como finalidade fazer com que os gestores possam contribuir com dinamismo em sua região para desenvolvimento do setor turístico e a sua sustentabilidade.

Também durante o evento haverá espaço para que os secretários municipais (ou um representante de cada região) participem do diálogo com contribuições referentes à temática.

Programação:

Arte

O evento é dirigido a prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais de Turismo, gestores e demais servidores públicos municipais envolvidos com a temática do turismo. As inscrições podem ser feitas neste link.

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte 

(48) 3665-7436

Dando continuidade ao mapeamento dos principais equipamentos, estruturas e atrativos turísticos, a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) está realizando um levantamento das unidades de atendimento aos turistas existentes em Santa Catarina.

Por meio de um formulário eletrônico, disponível neste link, dirigentes e secretários de turismo dos municípios poderão informar onde estão localizados os centros de atenção aos turistas, quais os órgãos responsáveis pelo espaço, bem como os dias e horários de funcionamento.

Conforme a gerência de Políticas de Turismo da SOL, o objetivo deste trabalho é conhecer as necessidades de cada município e região para contribuir com o fortalecimento, institucionalização e planejamento das atividades de turismo.

O formulário deve ser enviado até o dia 25 de abril de 2017.

Informações adicionais para a imprensa
Raquel Santi 
Assessoria de Imprensa SOL
Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte - SOL
E-mail: raquelsanti@sol.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-7436
Site: www.sol.sc.gov.br

Santa Catarina marcou presença na Feira WTM Latin América, considerada a maior feira de eventos e negócios turísticos da América Latina. O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, visitou o espaço de Santa Catarina e participou de reuniões que integram a programação da feira.

A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Ituporanga, por meio da Gerência de Educação, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, irá promover, durante a 24ª Expofeira Nacional da Cebola, o Festival Cultural Regional e o concurso Miss Cebolinha. O evento consta da programação desta sexta-feira, 7, com início marcado para as 8h, no palco principal do Parque de Exposições do Cerro Negro.

segunda reuniao cdr 20170404 1495088467

A Agência de Desenvolvimento Regional de Brusque realizou na segunda-feira, 3, em sua sede, a segunda reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional de Brusque. O tema do encontro foi “Turismo Regional”, com palestra ministrada pelo presidente da Santa Catarina Turismo S/A (Santur), Valdir Rubens Walendowsky.