Compartilhe


Foto: Saul Oliveira / SOL

Representantes da empresa Geodiversidade Soluções Geológicas, que irá desenvolver a estratégia de geoconservação do projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul – Território Catarinense, apresentaram nesta sexta-feira, 7, o planejamento da consultoria técnica que será realizada nos próximos seis meses.

A reunião, realizada na Secretaria na Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), em Florianópolis, teve a participação do secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt, do prefeito de Praia Grande, Henrique Matos Maciel, do secretário de Turismo desse município, Eduardo Pioner Travisani, assessorias, além da equipe da SOL.

A empresa de consultoria técnica especializada foi contratada pela SOL, por meio pregão presencial, realizado em junho, utilizando recursos do Programa SC Rural.

O contrato, também firmado nesta sexta-feira, 7, prevê a realização dos estudos necessários para que os cânions entrem no processo de candidatura para integrar a Rede Mundial de Geoparques, através do reconhecimento da Unesco. As atividades serão desenvolvidas nos municípios de Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande.

“O Plano de Trabalho apresentado hoje é essencial, porque nele estão detalhadas as atividades de cada etapa, cronogramas, metodologia, ferramentas e práticas a serem empregadas”, explica o diretor de Políticas Integradas do Lazer (Pdil/SOL), Carlos Cappelini.

O desenvolvimento da estratégia de geoconservação envolve, entre outras coisas, a realização do inventário dos geossítios existentes e dos novos, elaboração de conteúdo e realização de capacitações técnicas.

Informado sobre o andamento dos trabalhos, o secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, manifestou que é satisfatório para a SOL verificar que um projeto tão relevante para Santa Catarina está saindo do papel.

O secretário executivo da ADR Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt, agradeceu ao secretário Pavan pelos encaminhamentos e lembrou que o Projeto é uma luta de muitos anos da Regional, juntamente com a Associação de Municípios do Extremo-Sul (Amesc). Ele ressaltou que junto com os prefeitos de Praia Grande e de Cambará do Sul, irá ao governador do Rio Grande do Sul para sensibilizar o Estado vizinho para também apoiar os municípios gaúchos que estão inseridos na área candidata a Geoparque.

Informações adicionais para a imprensa
Assessoria de Imprensa SOL
Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte - SOL
Fone: (48) 3665-7436
Site: www.sol.sc.gov.br

Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: 
imprensa@aru.adr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0084 / 99183-1799
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua