Compartilhe


Foto: Vandro Welter - Ascom ADR Itapiranga

Na segunda-feira, 6, o Governo do Estado promoveu o 2º Meeting de Turismo em São Miguel do Oeste. O secretário de Estado da cultura, turismo e esportes, Leonel Pavan, disse que o Extremo-Oeste possui grande potencial turístico, porém, pouco explorado. Pavan sugeriu maior ousadia dos empresários da região para proporcionar investimentos no setor. Ele enfatiza que o poder público deva incentivar o turismo, mas que os empreendimentos precisariam necessariamente ser administrados pela iniciativa privada. Leonel citou um exemplo da região e fez referência ao Termas São João que surgiu a partir do poder público, mas que efetivamente passou a funcionar nas mãos da iniciativa privada.   

Pavan mencionou o grande potencial inexplorado das propriedades rurais, elogiou a qualidade dos queijos e das cinco cervejarias artesanais existentes no extremo oeste. Além disso, destacou a qualidade do turismo das águas termais da região, sendo consideradas as melhores do Estado. O secretário de turismo reforçou a importância de novas ações como a fase de implantação de aplicativo de celular para difundir e facilitar o atendimento de turistas em todas as cidades catarinenses. Igualmente fez alusão ao novo SC Rural que promete investimentos no turismo rural. Também citou a importância da campanha nacional “O sul é meu destino”.      

Aproximadamente 200 pessoas participaram do evento. A ADR Itapiranga esteve representada pelo secretário executivo, Claudir Larentis, e os gerentes, Rudi Rasch, Miguel Schneider e Vandro Welter. O atrativo principal da abertura foi a apresentação da orquestra de violões de São João do Oeste, muito aplaudida pela plateia.

Durante a abertura, ainda fizeram uso da palavra o secretário executivo da ADR de São Miguel do Oeste, Volmir Giumbelli, e o prefeito anfitrião, Wilson Trevisan. O público-alvo do evento foram prefeituras, secretarias municipais de turismo, ADRs, instâncias de governança e trades turísticos.

A programação prosseguiu com a fala do secretário adjunto da secretaria de Estado da cultura, turismo e esportes, Francisco dos Anjos, que abordou sobre estruturação turística: um caminho para o desenvolvimento regional. Teve ainda a participação da diretora de projetos estruturantes, Ana Paula Cardozo dos Santos, que falou sobre a infraestrutura turística no oeste catarinense. O evento ainda contemplou a apresentação de cases da região e houve espaço para apresentação dos municípios das regiões Caminhos da Fronteira, Vale das Águas e Grande Oeste. 

Mais informações para a imprensa:
Vandro Luís Welter
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Itapiranga
E-mail: imprensa@ipx.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3472-5008 / (49) 98412-0485
Site: sc.gov.br/regionais/itapiranga