Fotos: Cleiton Ferrasso/ Ascom Defesa Civil

A secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina iniciou os testes com o radar meteorológico móvel. O aparelho está em Florianópolis, no Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros. Até domingo, 20, técnicos da Defesa Civil SC e da fabricante Enterprise Electronics Corporation (E.E.C), com sede nos Estados Unidos, certificarão a parte física do produto conforme o edital de compra.

De acordo com o gerente de Monitoramento e Alerta, Frederico Rudorff, a equipe avaliou nesta quarta-feira, 16, o desempenho da antena do equipamento. "Hoje verificamos a precisão do radar meteorológico, especialmente a antena. Ela está dentro da potência e frequência indicada no edital. O giro máximo é de seis voltas por minutos. Trabalhamos com um alcance de 60km aqui em Florianópolis, sendo que, quanto menor a distância, mais detalhes podem ser captados", explica o gerente.

Na semana que vem, iniciam-se os testes de software (programa) do radar, que será feito na Epagri/Ciram. Devem participar desta etapa técnicos da Defesa Civil SC, meteorologistas da Epagri/Ciram, alunos de Meteorologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Após esse período, será realizada a operação assistida por um técnico da empresa para verificar o desempenho do equipamento adquirido pelo Estado. O radar meteorológico móvel será responsável pela cobertura do Extremo Sul de SC. Ele abrangerá cerca de 52 municípios da região. Em casos extremos de desastres, o aparelho também poderá ser deslocado para qualquer região por um reboque. O investimento do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Defesa Civil, é de R$ 3,4 milhões.

O coordenador regional de Defesa Civil na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, Sebastião Antônio de Souza, que participou dos testes, lembra que o radar móvel sul ficará posicionado em Araranguá, ao lado do Farol do Morro dos Conventos, dentro da área da Marinha, e que está sendo providenciado junto ao órgão a autorização para iniciar a infraestrutura para o recebimento do equipamento.

Informações adicionais para a imprensa
Cleiton Ferrasso
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado da Defesa Civil - SDS
Fone: (48) 3664-7009 / 99185-3889
E-mail: defesacivilsc@gmail.com
Site: www.defesacivil.sc.gov.br

Centro Regional de Defesa Civil
Foto: Leneza Della Krás/ ADR Araranguá

A empresa vencedora do processo licitatório realizado pela Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá já iniciou as obras de infraestrutura básica e adequação do terreno para instalação do Centro Regional de Gestão de Riscos e Desastres da Defesa Civil (Cigerd) de Araranguá.

Além disso, nesta quarta-feira, 16, também foi iniciada a fundação para a instalação do Centro Regional, realizada por outra empresa contratada pela Secretaria de Estado da Defesa Civil, sendo que a previsão é que a estrutura modular seja instalada no próximo sábado, 19.

O coordenador regional de Defesa Civil, sargento BM Sebastião Antônio de Souza, explica que, após a instalação da estrutura modular de 150 metros quadrados, o próximo passo será a colocação do piso, instalações elétricas, mobília, entre outras.

O Centro Regional de Defesa Civil ficará localizado no pátio do Deinfra, na Rua Coronel Apolinário Pereira, no Centro de Araranguá. O Cigerd contará com sala de videoconferência para a realização de reuniões e capacitações, com tecnologia e agilidade no repasse de dados para a base, em Florianópolis, possibilitando uma melhor resposta aos cidadãos.

Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: imprensa@aru.adr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0084 / 99183-1799
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua

A nona chamada para escolha de vagas ACTs referente ao Processo Seletivo 003/2016 da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) será realizada na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá na próxima sexta-feira, 18, a partir das 14h, na sala 36.

As vagas são para admissão de professores em caráter temporário nas Apaes de Jacinto Machado, Balneário Arroio do Silva, Passo de Torres e Santa Rosa do Sul, para início das atividades nas escolas especiais em 1º de setembro.

Para as vagas remanescentes ofertadas e não preenchidas pelos candidatos classificados no edital, será realizada chamada pública. Os interessados deverão estar munidos de documentos pessoais, comprovação de habilitação e comprovante de tempo de serviço.

Vagas disponíveis:

- Apae de Jacinto Machado: Educação Física – 11 aulas matutino e 14 aulas vespertino, vinculadas (licença gestação).

- Apae de Balneário Arroio do Silva: Educação Física – 08 aulas matutino e 12 aulas vespertino, vinculada, até 15/12/2017 (licença gestação).

- Apae de Passo de Torres: Educação Física – 10 horas vespertino, excedente, 08 aulas até 15/12/2017.

- Apae de Santa Rosa do Sul: Educação Física – 04 aulas matutino e 08 aulas vespertino, vinculada, até 15/12/2017 (licença gestação).

- Apae de Santa Rosa do Sul: 20 horas vespertino, vinculada, Deficiência Intelectual (licença tratamento de saúde).

Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0100/(48) 99148-1191
Site: www.sc.gov.br/regionais/ararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua

A partir da próxima quinta-feira, 17, o Plano de Desenvolvimento Santa Catarina 2030 entra em uma nova fase com a realização dos workshops regionais em oito macrorregiões.

Após a definição de modo participativo de objetivos estratégicos, metas e indicadores em diferentes áreas da atuação governamental em Santa Catarina, por ocasião dos 11 Workshops Setoriais realizados no período de maio a julho do corrente ano, chega a vez agora de se discutir sobre os desafios para o desenvolvimento regional, identificando-se obstáculos ao desenvolvimento no âmbito macrorregional e principais ações a serem implementadas.