Formalização contrato Projeto Geoparque
Foto: ADR Araranguá

A primeira assembleia fundadora do Consórcio Intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul aconteceu na última terça-feira, 18, na prefeitura de Praia Grande, quando o Protocolo de Intenções assinado pelos prefeitos dos sete municípios que compõem a área candidata do Projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul foi convertido em Contrato entre estes Municípios – Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul, Morro Grande, Cambará do Sul, Mampituba e Torres.

A co-coordenadora do Projeto na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, Sung Chen Lin, destacou a importância deste ato principalmente no que se refere à formalização da parceria dos Municípios que compõem o projeto, viabilização da gestão desse novo território, e possibilidade de captação de recursos financeiros nas diversas esferas.

Após assinatura do contrato, houve a eleição do Conselho Administrativo e do Conselho Fiscal, e apreciação do Estatuto, que foi aprovado por unanimidade.

O Conselho de Administração terá a incumbência inicialmente de estruturar e encaminhar a regularização do Consórcio Público, e terá a seguinte composição: Presidente: Henrique Matos Maciel, Prefeito de Praia Grande/SC; Vice-presidente: Schamberlaen José Silvestre, Prefeito de Cambará do Sul/SC; Secretário: Carlos Alberto Matos de Souza, Prefeito de Torres/RS. Já o Conselho Fiscal ficou assim composto: Valdionir Rocha, Prefeito de Morro Grande/SC; Roberto Biava, Prefeito de Timbé do Sul/SC; Dirceu Gonçalves Selau, Prefeito de Mampituba/RS.

Sung Chen Lin lembra que recentemente o Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, sinalizou positivamente à contratação de serviço especializado para o desenvolvimento de estratégias de geoconservação, que incluirão os geossítios inventariados pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e as demandas adicionais apresentadas pelos Municípios que participaram da oficina de coleta de informações ocorrida no mês de março em Praia Grande.

Curso de capacitação

A co-coordenadora do Projeto Geoparque na ADR Araranguá anuncia a realização da 6ª edição do curso de capacitação de Profissionais de Turismo e Docentes de Educação Básica, em parceria com o IFC/Sombrio e IFSC/Araranguá, que acontecerá entre os dias 09 e 31 de maio, em Mampituba/RS, com o tema Aspectos da Geologia e da Geomorfologia do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul – Região candidata. Serão 16 horas em encontros presenciais em sala de aula, além de atividade de campo.

Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0084/(48) 99183-1773/(48) 99148-1191
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua


Fotos: Leneza Della Krás/ ADR Araranguá

O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli e equipe técnica, recepcionados pelo secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt, vistoriou na tarde desta quarta-feira, 19, em Araranguá, o terreno que abrigará as instalações do Centro Regional de Gestão de Riscos e Desastres da Defesa Civil – CIGERD Araranguá, e o Radar Móvel Sul.

Participaram ainda da visita técnica o coordenador Regional de Defesa Civil, Sebastião Antônio de Souza; o gerente Regional de infraestrutura, engenheiro Jocilon Coelho; a gerente Regional de Políticas Socioeconômicas Rurais e Urbanas, Jane Aparecida Soares de Souza; o gerente Regional da Epagri, Reginaldo Ghellere; e o diretor da Fundação Ambiental do Município de Araranguá (FAMA), Luiz Leme.

A vistoria foi acompanhada pelos técnicos da Defesa Civil Estadual da área responsável pela implantação do equipamento do radar móvel, que terá cobertura em 52 municípios da Região Sul de Santa Catarina. “Em meados do próximo mês de maio, o Radar estará pronto nos Estados Unidos para ser embarcado para Santa Catarina e em breve entrar em operação no Sul”, disse Moratelli.

O secretário de Estado da Defesa Civil citou ainda que a definição por Araranguá para receber o equipamento foi do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, atendendo a critérios técnicos de logística, no que diz respeito à localização e maior abrangência de municípios. O investimento do Governo do Estado para aquisição do Radar foi de R$ 3,4 milhões.

Para o secretário executivo da ADR Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt, é uma satisfação para a Região receber este importante equipamento de prevenção. “Juntamente com nossa equipe, seremos parceiros da Defesa Civil em todos os trâmites necessários para a preparação do terreno”, disse.

O terreno em Araranguá está recebendo adequações para receber também a estrutura modular de 150 metros quadrados que abrigará o CIGERD – Centro Regional de Gestão de Riscos e Desastres da Defesa Civil, que contará com sala de videoconferência, para a realização de reuniões e capacitações, com tecnologia e agilidade no repasse de dados para a base, em Florianópolis, possibilitando uma melhor resposta e informação necessárias para a gestão do evento em andamento. A previsão de inauguração é no mês de julho.

Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: email=imprensa@aru.sdr.sc.gov.br" target="_self">imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0084/(48) 99183-1773/(48) 99148-1191
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Araranguá - ADR Araranguá anuncia abertura de licitações de escolas

Na próxima quinta-feira, 20, inicia na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá a abertura das primeiras licitações visando a contratação de empresas para execução de serviços de melhorias nas escolas estaduais interditadas nos municípios de Sombrio e Balneário Gaivota.

Na quarta-feira, serão abertas as propostas das empresas para readequações de equipamentos vitais/ sistemas preventivos de incêndio, às 14 horas e limpeza de reservatórios e desinsetização, às 16h45min. Na próxima segunda-feira, 24, outras duas licitações serão abertas visando manutenção predial e readequações, entre elas iluminação, ventilação, sanitárias, entre outras.

O secretário executivo da ADR Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt e o técnico da Secretaria de Estado da Educação, José Hipólito da Silva, lembram que estão convergindo esforços para a liberação das escolas o mais rápido possível, respeitando os trâmites legais necessários.

Os editais na modalidade Carta Convite, visando a realização das adequações necessárias exigidas pelo Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária, referentes às EEBs Protásio Joaquim da Cunha, Doralina Clezar da Silva, Normélio Cunha, Praia da Gaivota, Irineu Borhausen e Macário Borba, podem ser acompanhadas no Portal de Compras do Estado.

Nesta quarta-feira, 19, está sendo publicada no Diário Oficial do Estado a licitação para readequações na EEB Praia da Gaivota, para abertura da sessão no dia 28 de abril. Em breve será reaberta a licitação para a reforma e ampliação da EEB Catulo da Paixão Cearense, numa área total de 4.200 metros e valor superior a R$ 3,8 milhões.

Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0084 / 99183-1799
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua

 

Araranguá - ADR sediou a reunião ordinária da Comissão Intergestora Regional

A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá sediou na manhã desta terça-feira, 18, a reunião ordinária da CIR (Comissão Intergestora Regional), com a presença dos Secretários de Saúde de todas as Prefeituras do Extremo-Sul.

A reunião de trabalho foi coordenada pela gerente Regional de Saúde, Patrícia Gomes Jones Paladini e a coordenadora da CIR, Secretária de Saúde de Turvo, Cleonice de Lima, e contou com a presença da apoiadora do Cosems (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina), Roseclair Barros.

Na extensa pauta estava a apresentação do Plano Operativo do Hospital São José, de Criciúma, realizada pela secretária municipal de Saúde de Criciúma, Franciele Lazzarin Gava Freitas, que apresentou as cotas definidas para cada município da Região da Amesc em consultas e exames. Relatou a importância do acompanhamento da execução do contrato junto à Amrec. O São José é referência em alta complexidade para a região, em cardiologia, neurologia e oncologia. “Estas agendas serão totalmente reguladas pelo Sistema Sisreg, dando transparência ao acesso dos pacientes ao serviço”, disse Patrícia Paladini.

Outro tema discutido foi a apresentação de uma proposta da Clínica de Olhos São José, de habilitar o serviço pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para referência em deficiência visual. A Comissão Intergestora fez algumas considerações, entre elas a necessidade de estudar as Portarias vigentes para implantação deste serviço, para poder viabilizar a proposta. “A Região é favorável ao serviço, desde que atenda os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde”, completou a gerente de Saúde. A coordenadora da CIR, Cleonice de Lima, deliberou uma Comissão para analisar a proposta referente à Clínica de Olhos e estabeleceu um prazo até a próxima reunião da CIR para ser apresentado um parecer.

Também integrou a pauta do encontro a definição da data de realização da Conferência Regional "Saúde das Mulheres". Ficou definido que ela acontecerá no dia 10 de maio, no município de Araranguá, e na data de hoje foi formada uma comissão que organizará o evento, composta por técnicos dos municípios de Santa Rosa do Sul, Jacinto Machado, Araranguá, São João do Sul e Praia Grande. O eixo principal da Conferência será a implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres.

Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: email=imprensa@aru.sdr.sc.gov.br" target="_self">imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0084/(48) 99183-1773/(48) 99148-1191
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua

 

Foto: Leneza Della Krás/ ADR Araranguá