Entrega Ônibus Santa Rosa
Foto: Julio Cavalheiro/SECOM

O governador Raimundo Colombo e o secretário de Educação, Eduardo Deschamps, entregaram 10 ônibus escolares nesta terça-feira, 21, em Florianópolis. Os veículos fazem parte do Programa Caminho da Escola e serão usados para o transporte de estudantes em Ascurra, Caçador, Garuva, José Boiteaux, Lages, Luis Alves, Rio Rufino, Salete, Santa Rosa do Sul e Santa Terezinha do Progresso. A prefeita de Salete  Solange Aparecida Bitencourt Schlichting representou os prefeitos dos municípios beneficiados no ato simbólico de entrega da chave do veículo, realizado Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.

O investimento do Governo do Estado para a aquisição dos ônibus foi de R$ 2,38 milhões e cada veículo tem capacidade para transportar 36 estudantes. “Não importa se o aluno é da rede municipal ou estadual. Ele é um cidadão e precisa receber o suporte das instituições públicas para poder chegar à escola de maneira segura e confortável”, disse Colombo.

O programa Caminho da Escola é uma parceria entre Estado e municípios viabilizado com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR) da Secretaria de Estado da Educação.

De acordo com o secretário Eduardo Deschamps, o transporte escolar sempre está entre as pautas do governador devido a importância para realização de um bom trabalho da educação, principalmente no interior. "Este ano construímos com a Fecam as melhores condições para cumprir em dia o repasse dos recursos aos municípios. Adiantamos o pagamento da última parcela deste ano e conseguimos avançar com a entrega destes ônibus. Temos mais 102 veículos em processo e que em breve serão entregues aos municípios. Isso com certeza irá contribuir e muito com a qualidade da educação catarinense", finaliza.

Ao fim deste ano Estado terá repassado cerca de R$ 90 milhões às prefeituras para auxílio do custeio do transporte dos estudantes. De 2012 a 2017 a Secretaria de Estado da Educação já entregou 242 ônibus escolares em Santa Catarina.

Informações adicionais para a imprensa

Jacqueline Iensen
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Comunicação - Secom
E-mail: jacqueline.iensen@gmail.com
Fone: (48) 3665-3045 / 99147-6761
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC

Edinéia Rauta
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Educação  - SED
E-mail: edineiarauta@sed.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-0353 / 3664-0161 / 3664-0356 / 98843-5084
Site: www.sed.sc.gov.br

 

Premiação Feira de Ciências e Tecnologia
Foto: Divulgação/SED

Depois de dois dias de programação intensa, foi encerrada na sexta-feira, 17, a XII Feira Estadual de Ciência e Tecnologia, em Florianópolis.  O evento, realizado no ginásio do Instituto Estadual de Educação, reuniu cerca de 330 participantes entre alunos e professores que apresentaram 99 trabalhos para um público aproximado de 6.000 pessoas.

Os temas dos projetos envolveram saúde, alimentação, tecnologia, acessibilidade, meio ambiente, entre outros. Os trabalhos foram resultados das observações dos estudantes e professores nos problemas, necessidades e oportunidades nas comunidades escolares.

O processo de avaliação desta edição foi diferente das anteriores. Pela primeira vez os 45 avaliadores utilizaram tablets que enviaram os dados das avaliações diretamente para um computador central que calculou as notas finais dos projetos.

O resultado foi divulgado na solenidade de encerramento que contou com a presença do secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps e demais autoridades da educação.

A 21ª Gerência Regional de Educação de Araranguá parabeniza todos os participantes, e a atuação da EEB Ana Machado Dal Toé, de Morro Grande, que conquistou o 1° lugar na categoria ensino médio, com o projeto ‘Estudo das características fisiográficas às margens do rio Manoel Alves’, das alunas Ivanir Domingos da Rocha e Maiara Pasini Milanez, com orientação da professora de geografia Jaqueline Sasso Favarin Dal Pont, bem como das professoras das disciplinas de biologia, matemática e química.

Confira os vencedores

Ensino Fundamental:

1° lugar – Projeto Ciências e Estatística, integrando o conhecimento no combate e prevenção de doenças – EEB Irmã Anunciata Sperandio, da Gered de Concórdia.

Alunos: Ailson Hikaru Watanabe de Lima, Paola Cristine Piassa e Sabrina Mathilde Christ.

 

2° lugar – Proliferação de conhecimentos: todos contra o Aedes aegypti – EEB Sen Francisco Benjamin Gallotti, da Gered de Timbó.

Alunos: Quirino Hugo Schmitz, Erick Patrick Silveira de Andrade e Ketlyn Naumy da Silva.

 

3° lugar – Números binários – EEB São Judas Tadeu, Gered de Lages.

Alunos; Elena Schwantes, Thiago Ademar Ludvichak e Misael Rodrigues Santos

 

Ensino Médio:

 

1° lugar – Estudo das características fisiográficas às margens do rio Manoel Alves – EEB Ana Machado dal Toe, Gered de Araranguá

Alunas: Ivanir Domingos da Rocha e Maiara Pasini Milanez, professora Jaqueline Sasso Favarin Dal Pont.

 

2° lugar – Informação como método de controle do mosquito Aedes aegypti – Instituto Estadual de Educação, Grande Florianópolis

Alunos: Tassiane Terezinha Pinto, Rihan Mendes Guareschi e Mariana Bussula Martins.

 

3° lugar – Fornalha de aquecimento: evitando a inapetência e hipotermia das tilápias – EEB Arabuta.

Alunas: Maura Beatriz Patzalaff, Mariane Schimitt, Kelly  Cristina Pottrat

 

Educação profissional:

 

1° lugar – Cultivo de morango como alternativa de renda em Canoinhas – Cedup Vidal Ramos, Gered Canoinhas

Alunos: Edilaine Aparecida Artner, Alvir Vezaro Junior e Mauro José Sfair

 

2° lugar – Arquitetura sustentável tubos de conexão – EEB Adelaide Konder, Gered Itajaí

Alunos: Waldir Carneiro de Campos, Maria Gabriela Campos e Thaynara Santos Alves

 

3° lugar – O uso das caldas em sistemas agronecológicos – EEB Vinte e Cinco de Maio, Gered de Videira

Alunos: Geisibel Aparecida de Mello, Talisson Dutra de Souza e Ana Karoline Braga.

Informações: Ana Letícia Petry - ASCOM/SED

Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: imprensa@aru.adr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0084 / 99183-1799
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua

 

 

Capacitação turismo rural Epagri
Foto: Epagri Araranguá/Divulgação

A Epagri de Araranguá está sediando, entre esta segunda-feira e terça-feira, 20 e 21, um curso para agricultores familiares que exploram o turismo rural nos municípios que compõem a área do Projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul - Timbé do Sul, Morro Grande, Jacinto Machado e Praia Grande.

A capacitação, que acontece no Centro de Treinamento da Epagri (Cetrar), faz parte de um conjunto de ações apoiadas pelo Programa SC Rural, da Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca, em que uma empresa especializada foi contratada para elaborar diagnósticos de cada propriedade, realizar uma capacitação e propor uma rota turística entre esses municípios.

De acordo com o gerente regional da Epagri, Reginaldo Ghellere, o projeto de capacitação de agricultores familiares que exploram o turismo rural está sendo desenvolvido em duas regiões do Estado: Araranguá e Concórdia. "Esperamos, com mais esse passo, poder desenvolver o turismo rural na agricultura familiar de forma conjunta e com os estabelecimentos interligados, para que os turistas tenham o máximo de opção em suas visitas", disse.

Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: imprensa@aru.adr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0084 / 99183-1799
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua


Foto: Julio Cavalheiro / Secom

O governador Raimundo Colombo reuniu o colegiado de secretários executivos das Agências de Desenvolvimento Regional para apresentar as conquistas de Santa Catarina ao longo de 2017 e os encaminhamentos para o fechamento do ano. O encontro realizado nesta sexta-feira, 17, em Lages também contou com a participação dos secretários de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa e da comunicação, João Debiasi e dos assessores de comunicação ADRs.

A reunião teve um tempo reservado ao debate para aprimorar estratégias e posicionamentos do Governo do Estado para o próximo ano.
"É um momento importante para trocarmos ideias, discutirmos os desafios e, principalmente, partilharmos o que deu certo, porque Santa Catarina tem bons indicadores e foi um exemplo de superação em meio à maior crise econômica e política do país", disse Colombo na abertura da reunião.