A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá irá realizar revestimento com massa asfáltica na pista em uso até nas cabeceiras da ponte localizada na Rodovia SC-449, entre Sombrio e Balneário Gaivota, já que houve adensamento no asfalto da cabeceira da ponte. A previsão é executar o serviço na quarta-feira, 17, mas para que seja possível é necessário tempo bom no dia anterior e também na data de execução das melhorias. 

Segundo o gerente de Infraestrutura da ADR, Jocilon Coelho, serão utilizadas no local 30 toneladas de asfalto quente (CBUQ), com auxílio de rolo compactador. Para realização da obra emergencial, a ADR realizou dispensa de licitação, e orçou a obra com três empresas, sendo que a empresa contratada irá executar as melhorias com o valor de R$ 14,8 mil. 

Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: imprensa@aru.adr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0084 / 99183-1799
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua


Foto: Leneza Della Krás/ADR Araranguá

No fim da tarde desta quinta-feira, 11, o representante do Instituto Ideas, contratado emergencialmente pela Secretaria de Estado da Saúde para gerir o Hospital Regional de Araranguá, recebeu as chaves da unidade hospitalar das mãos do oficial de Justiça. 

A entrega representa o início dos trabalhos visando a retomada de atendimento gradativo no HRA. Já nesta sexta-feira, 12, técnicos da Secretaria de Estado da Saúde e da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, coordenados pela gerente Regional de Saúde Patrícia Paladini, iniciam o levantamento de materiais, equipamentos e insumos.  

Recebeu as chaves o diretor Leon Iotti, do Ideas. A entrega contou com a presença do secretário executivo da ADR Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt, a gerente Regional de Saúde, Patrícia Gomes Jones Paladini, a consultora jurídica da Secretaria de Estado da Saúde, Janine Siqueira, a procuradora do Estado - Regional Criciúma, Vanessa Weirich, e a técnica da SES, da comissão de transição, Eliane Aparecida de Oliveira.

O secretário executivo da ADR comemora o momento. “Esta quinta-feira foi decisiva para o futuro do Hospital Regional de Araranguá. Iniciamos com reunião de negociação entre Instituto Ideas e Sindisaúde, e encerramos com a entrega das chaves. Agora realizaremos uma força-tarefa para que a população possa contar novamente com os serviços do hospital. Vamos cobrar qualidade do gestor, atendendo ao pedido do governador Raimundo Colombo e o vice-governador Eduardo Pinho Moreira”, concluiu Schmidt.

Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: imprensa@aru.adr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0084 / 99183-1799
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua


Foto: Cleiton Ferrasso/SDC

O local que receberá a instalação do radar móvel meteorológico da Defesa Civil Estadual, junto ao Farol da Marinha, no Morro dos Conventos, em Araranguá, foi vistoriado na tarde desta quinta-feira, 11, pelo secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli.

Acompanhado do coordenador regional de Defesa Civil na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, sargento BM Sebastião Antônio de Souza, e equipe técnica, o secretário avaliou in loco as obras de infraestrutura necessárias à instalação do radar móvel sul.



Foto: Cleiton Ferrasso/SDC

Segundo ele, está sendo aguardada a instalação da rede de fibra ótica, levada do Centro de Araranguá até o Morro dos Conventos. “Esperamos que até o final de janeiro o radar entre em operação, levando as informações do Extremo-Sul ao Centro Integrado de Gerenciamento de Risco e Desastres na Capital, que processará os dados junto à Epagri/Ciram, e emitirá alertas e condições meteorológicas para nosso Estado”, explica Moratelli.

Posteriormente, a equipe técnica visitou o Centro Regional de Gestão de Riscos e Desastres da Defesa Civil (Cigerd Araranguá), localizado no Centro da cidade, no pátio do Deinfra. A estrutura modular de 150 metros quadrados conta com sala de videoconferência para a realização de reuniões e capacitações, com tecnologia e agilidade no repasse de dados para a base, em Florianópolis, possibilitando uma melhor resposta aos cidadãos. O Cigerd Araranguá atenderá os 15 municípios da região do Extremo-Sul. A previsão é de inauguração no mês de fevereiro.

Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: imprensa@aru.adr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0084 / 99183-1799
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua


Foto: Leneza Della Krás/ ADR Araranguá

O Hospital Regional de Araranguá terá seus atendimentos retomados, gradativamente, nos próximos dias. A definição foi resultado da terceira reunião de negociação realizada esta semana, envolvendo Instituto Ideas, Sindisaúde e Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá.

O encontro decisivo aconteceu em Laguna na manhã desta quinta-feira, 11, e contou com a participação do secretário de Estado da Articulação Nacional, Acélio Casagrande, e do secretário executivo da ADR Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt, que anunciaram o resultado em entrevista coletiva na sede da Agência de Desenvolvimento Regional no período da tarde, que contou com ampla participação da mídia regional.

Ficaram definidos com base de negociação os itens que foram levados para a apreciação da assembleia dos trabalhadores e aprovados, entre eles a contratação de 360 funcionários, além de médicos e setor administrativo, totalizando em média 440 funcionários; e estabilidade provisória/relativa.

O Hospital Regional de Araranguá conta com 129 leitos, sendo que 60% deste montante é ocupado todos os meses. Um dos desafios será aumentar a taxa de ocupação da instituição, oferecendo outros serviços não realizados na região. “Um dos objetivos da saúde é diminuir o número de ambulâncias nas estradas, fazendo com que os pacientes sejam atendidos na sua região. No Regional de Araranguá queremos ocupar os demais 40% dos leitos disponíveis”, comenta o secretário de Articulação Nacional de Santa Catarina, Acélio Casagrande, que destaca também o empenho nas negociações iniciadas na última segunda-feira.

“Nos próximos dias, com o Instituto Ideas iniciando os trabalhos, teremos a volta dos serviços prestados à população. Em pleno funcionamento serão atendidos entre 3,7 mil e 4 mil pessoas no Pronto Socorro”, calcula. O Regional de Araranguá atenderá também uma média de 5 mil pacientes ambulatoriais.

Para que os atendimentos sejam iniciados o mais rápido possível, uma equipe da Secretaria do Estado da Saúde (SES), juntamente com técnicos da ADR, coordenados pela gerente regional de Saúde, Patrícia Gomes Jones Paladini, irá realizar uma vistoria no hospital para identificar os materiais que ainda estão à disposição e a necessidade de compra/locação. Uma comissão de avaliação e acompanhamento foi criada para este momento de transição entre o SPDM e o Instituto Ideas.

O futuro diretor do Hospital Regional de Araranguá, Leon Iotti, que representou o Instituto Ideas na entrevista coletiva, destacou na oportunidade o trabalho que vem sendo realizado pelo Instituto no Hospital Materno Infantil Santa Catarina, de Criciúma, que é auditado mensalmente, com aprovação de 100%.

Em relação à retomada de atendimento no HRA, Leon Iotti explica que a meta é realizar no menor prazo possível. “Temos que saber em que condições o hospital está em relação a medicamentos e equipamentos, dentre outros materiais. Vamos fazer um inventário e iniciar a seleção de pessoal, com compromisso do número mínimo de 360 trabalhadores, mais a equipe médica. Temos por vocação bem atender. Este é o momento de unirmos forças em prol da abertura em tempo recorde, com apoio da Gerente de Saúde e da Unidade de Pronto Atendimento, já que temos ciência da importância do Hospital Regional de Araranguá para a população”, disse.

Segundo o secretário executivo da ADR Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt, um edital para contratação do novo gestor já está sendo elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde e terá metas claras de atendimento para o hospital e também para a Policlínica Regional Sul. “Traremos o edital para discussão na região, com secretários de Saúde, Prefeitos, representantes de entidades e demais lideranças”, explica, lembrando que neste período, será cobrado do Ideas o ótimo atendimento aos pacientes, a pedido do governador Raimundo Colombo e do vice-governador Eduardo Pinho Moreira.

Informações adicionais para a imprensa
Douglas Saviato
Assessoria de imprensa
Secretaria de Articulação Nacional
E-mail: douglas@san.sc.gov.br
Telefones: (48) 99927-3024

Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0100/(48) 99148-1191
Site: www.sc.gov.br/regionais/ararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua