Compartilhe

Araranguá - ADR sediou a reunião ordinária da Comissão Intergestora Regional

A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá sediou na manhã desta terça-feira, 18, a reunião ordinária da CIR (Comissão Intergestora Regional), com a presença dos Secretários de Saúde de todas as Prefeituras do Extremo-Sul.

A reunião de trabalho foi coordenada pela gerente Regional de Saúde, Patrícia Gomes Jones Paladini e a coordenadora da CIR, Secretária de Saúde de Turvo, Cleonice de Lima, e contou com a presença da apoiadora do Cosems (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina), Roseclair Barros.

Na extensa pauta estava a apresentação do Plano Operativo do Hospital São José, de Criciúma, realizada pela secretária municipal de Saúde de Criciúma, Franciele Lazzarin Gava Freitas, que apresentou as cotas definidas para cada município da Região da Amesc em consultas e exames. Relatou a importância do acompanhamento da execução do contrato junto à Amrec. O São José é referência em alta complexidade para a região, em cardiologia, neurologia e oncologia. “Estas agendas serão totalmente reguladas pelo Sistema Sisreg, dando transparência ao acesso dos pacientes ao serviço”, disse Patrícia Paladini.

Outro tema discutido foi a apresentação de uma proposta da Clínica de Olhos São José, de habilitar o serviço pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para referência em deficiência visual. A Comissão Intergestora fez algumas considerações, entre elas a necessidade de estudar as Portarias vigentes para implantação deste serviço, para poder viabilizar a proposta. “A Região é favorável ao serviço, desde que atenda os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde”, completou a gerente de Saúde. A coordenadora da CIR, Cleonice de Lima, deliberou uma Comissão para analisar a proposta referente à Clínica de Olhos e estabeleceu um prazo até a próxima reunião da CIR para ser apresentado um parecer.

Também integrou a pauta do encontro a definição da data de realização da Conferência Regional "Saúde das Mulheres". Ficou definido que ela acontecerá no dia 10 de maio, no município de Araranguá, e na data de hoje foi formada uma comissão que organizará o evento, composta por técnicos dos municípios de Santa Rosa do Sul, Jacinto Machado, Araranguá, São João do Sul e Praia Grande. O eixo principal da Conferência será a implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres.

Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: email=imprensa@aru.sdr.sc.gov.br" target="_self">imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0084/(48) 99183-1773/(48) 99148-1191
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua

 

Foto: Leneza Della Krás/ ADR Araranguá