Compartilhe

Praia Grande - Reunião Projeto Quilombola
Foto: ADR Araranguá

A comunidade São Roque, no interior de Praia Grande, recebeu neste segundo semestre letivo a implantação do Projeto Quilombola, resultado de parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (SED), 21ª Gerência Regional de Educação (Gered Araranguá) e Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA).

São 26 alunos entre 24 e 55 anos que recebem educação, alimentação e transporte escolar, viabilizados pelo Governo do Estado. As atividades acontecem provisoriamente no Centro Comunitário local, durante três vezes por semana e já geram resultados positivos.

Preocupada em atender as necessidades dos alunos e professores e também com intuito de prestar esclarecimentos sobre o projeto, a supervisora de articulação com os municípios da 21ª Gered, Rosmere Macalossi e a integradora Glads Terezinha da Silva Farias, participaram de uma reunião no local na última segunda-feira, 13, acompanhadas da direção do Ceja, representante da Associação da Comunidade e equipe inserida no projeto.

A supervisora da Gered destacou a felicidade expressada pelos alunos em seus depoimentos. “Eles estão muito felizes em poderem retornar para a escola, mas não querem apenas aprender os conteúdos curriculares, e sim acompanharem a evolução tecnológica. A maioria vive da agricultura, e encontra dificuldade em lidar com alguns equipamentos e instrumentos mais modernos. Os alunos sentem-se muito importantes por estarem ali aprendendo”, disse Rosmere.

Durante a reunião, foram apresentadas algumas dificuldades enfrentadas pelos alunos, e solicitadas algumas modificações para o próximo ano letivo, cuja viabilidade será analisada, entre elas, que o projeto Quilombola seja transformado em UD (Unidade Descentralizada) ou mesmo agrupado à UD já existente no município.

A gerente Regional de Educação da 21ª Gered, Celina Hobold da Rosa, falou sobre a importância da implantação e continuidade do projeto. “A instalação desta unidade de Educação de Jovens e Adultos é um grande passo para a defesa da cultura quilombola, além de levar instrução para àqueles que estão há muito tempo longe dos bancos escolares”, concluiu.

Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0100/(48) 99148-1191
Site: www.sc.gov.br/regionais/ararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua