Compartilhe

Araranguá - Encerramento do curso de gestão escolar
Foto: Leneza Della Krás/ ADR Araranguá

A tutoria de gestão escolar da 21ª Gerência de Educação reuniu na tarde desta terça-feira, 14, no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, professores e diretores das 43 escolas estaduais do Extremo-Sul para o 2º Seminário que marcou a conclusão do curso de gestão democrática e o papel do gestor.

O encontro trouxe o relato de experiência na gestão democrática com foco na dimensão pedagógica, desenvolvido nas Escolas Estaduais – EEB Professora Maria Garcia Pessi, de Araranguá; EEB Manoel Gomes Baltazar, de Maracajá; EEB Patrulheiro Jucemar Paes, de Araranguá; EEB João Colodel, de Turvo; EEB João dos Santos Areão, de Santa Rosa do Sul.

Após a apresentação dos relatos, houve um momento para avaliação. “De fato, os gestores estão entendendo o que é uma gestão democrática, iniciando esta prática na unidade escolar com mais segurança. Este movimento foi possível através dos encontros de estudo que aconteceram durante estes dois anos de caminhada”, avalia a tutora de gestão escolar da Gered Araranguá, Ana Dirce de Vila.

A tutora da 21ª Gered ainda destaca que a reelaboração dos Planos de Gestão Escolar (PGE) foi um dos principais impulsionadores da compreensão da dimensão da gestão escolar na prática. “Somente em um modelo de gestão democrática, que fortalece a participação e a autonomia na realização dos projetos pedagógicos das escolas, é possível enfrentar o grande desafio que é assegurar o direito à aprendizagem de todos os estudantes”, completou.

Ana Dirce concluiu que o objetivo final de uma gestão democrática é a garantia de um processo de ensino-aprendizagem que promova a melhoria da aprendizagem dos estudantes, sendo que a gestão participativa faz a diferença nos resultados alcançados pela escola.

Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0100/(48) 99148-1191
Site: www.sc.gov.br/regionais/ararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua