Compartilhe

Formalização contrato Projeto Geoparque
Foto: ADR Araranguá

A primeira assembleia fundadora do Consórcio Intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul aconteceu na última terça-feira, 18, na prefeitura de Praia Grande, quando o Protocolo de Intenções assinado pelos prefeitos dos sete municípios que compõem a área candidata do Projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul foi convertido em Contrato entre estes Municípios – Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul, Morro Grande, Cambará do Sul, Mampituba e Torres.

A co-coordenadora do Projeto na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, Sung Chen Lin, destacou a importância deste ato principalmente no que se refere à formalização da parceria dos Municípios que compõem o projeto, viabilização da gestão desse novo território, e possibilidade de captação de recursos financeiros nas diversas esferas.

Após assinatura do contrato, houve a eleição do Conselho Administrativo e do Conselho Fiscal, e apreciação do Estatuto, que foi aprovado por unanimidade.

O Conselho de Administração terá a incumbência inicialmente de estruturar e encaminhar a regularização do Consórcio Público, e terá a seguinte composição: Presidente: Henrique Matos Maciel, Prefeito de Praia Grande/SC; Vice-presidente: Schamberlaen José Silvestre, Prefeito de Cambará do Sul/SC; Secretário: Carlos Alberto Matos de Souza, Prefeito de Torres/RS. Já o Conselho Fiscal ficou assim composto: Valdionir Rocha, Prefeito de Morro Grande/SC; Roberto Biava, Prefeito de Timbé do Sul/SC; Dirceu Gonçalves Selau, Prefeito de Mampituba/RS.

Sung Chen Lin lembra que recentemente o Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, sinalizou positivamente à contratação de serviço especializado para o desenvolvimento de estratégias de geoconservação, que incluirão os geossítios inventariados pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e as demandas adicionais apresentadas pelos Municípios que participaram da oficina de coleta de informações ocorrida no mês de março em Praia Grande.

Curso de capacitação

A co-coordenadora do Projeto Geoparque na ADR Araranguá anuncia a realização da 6ª edição do curso de capacitação de Profissionais de Turismo e Docentes de Educação Básica, em parceria com o IFC/Sombrio e IFSC/Araranguá, que acontecerá entre os dias 09 e 31 de maio, em Mampituba/RS, com o tema Aspectos da Geologia e da Geomorfologia do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul – Região candidata. Serão 16 horas em encontros presenciais em sala de aula, além de atividade de campo.

Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0084/(48) 99183-1773/(48) 99148-1191
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua