Compartilhe


Foto: Cleiton Ferrasso/SDC

O local que receberá a instalação do radar móvel meteorológico da Defesa Civil Estadual, junto ao Farol da Marinha, no Morro dos Conventos, em Araranguá, foi vistoriado na tarde desta quinta-feira, 11, pelo secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli.

Acompanhado do coordenador regional de Defesa Civil na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, sargento BM Sebastião Antônio de Souza, e equipe técnica, o secretário avaliou in loco as obras de infraestrutura necessárias à instalação do radar móvel sul.



Foto: Cleiton Ferrasso/SDC

Segundo ele, está sendo aguardada a instalação da rede de fibra ótica, levada do Centro de Araranguá até o Morro dos Conventos. “Esperamos que até o final de janeiro o radar entre em operação, levando as informações do Extremo-Sul ao Centro Integrado de Gerenciamento de Risco e Desastres na Capital, que processará os dados junto à Epagri/Ciram, e emitirá alertas e condições meteorológicas para nosso Estado”, explica Moratelli.

Posteriormente, a equipe técnica visitou o Centro Regional de Gestão de Riscos e Desastres da Defesa Civil (Cigerd Araranguá), localizado no Centro da cidade, no pátio do Deinfra. A estrutura modular de 150 metros quadrados conta com sala de videoconferência para a realização de reuniões e capacitações, com tecnologia e agilidade no repasse de dados para a base, em Florianópolis, possibilitando uma melhor resposta aos cidadãos. O Cigerd Araranguá atenderá os 15 municípios da região do Extremo-Sul. A previsão é de inauguração no mês de fevereiro.

Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: imprensa@aru.adr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0084 / 99183-1799
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua