Fotos: Ricardo Lunge/ADR Blumenau

O Governo do Estado está construindo em Blumenau, no complexo do Sesi, localizado na Rua Itajaí, um dos 19 Centros Regionais Integrados de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd). A cidade já recebeu os nove módulos (contêineres) necessários para a construçãoO investimento é de R$ 550 mil, com uma estrutura total de 152 metros quadrados de área. O local será preparado para receber e enviar informações sobre possíveis desastres naturais e auxiliar para análise e reestruturação de locais atingidos. Um dos objetivos do Cigerd é que ele atenda municípios que não têm estrutura para reconhecer e fazer levantamentos quando ocorrem eventos climáticos.

O coordenar da Defesa Civil Regional Jackson Laurindo explica a função do Centro Regional. ”A principal função do Centro Regional da Defesa Civil em Blumenau é ser um QG dos órgãos que prestam assistência em casos de eventos de desastres naturais. Deste local, estaremos nos organizando para decidir as ações necessárias”, ressalta.

Cigerd de Blumenau

A estrutura de Blumenau e dos outros municípios estará conectada com a central de Florianópolis, de onde são geradas informações de monitoramento do clima e nível das barragens e rios. A previsão de conclusão da obra é o fim dezembro deste ano

Além de Blumenau, os municípios de Gaspar, Brusque, Guabiruba, Botuverá, Apiúna, Indaial, Ascurra, Rodeio, Timbó, Benedito Novo, Pomerode, Doutor Pedrinho e Rio dos Cedros fazem parte da Defesa Civil Regional.

Informações adicionais para a imprensa:
Ricardo Lunge
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Blumenau
E-mail: imprensa@bnu.adr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3378-8175 / 99232-6300
Site: sc.gov.br/regionais/blumenau


Foto: Bruna Laline Ramos/34ª ADR de Timbó

A Secretaria de Estado da Segurança Pública instalou na manhã desta terça-feira, 19, a Guarnição Especial de Polícia Militar de Indaial  (GEIN).  A nova unidade policial foi criada por decreto, e altera a estrutura do 10º Batalhão de Polícia Militar de Blumenau.

A proposta também vem ao encontro de uma medida importante de racionalização administrativa e de descentralização operacional, devido à necessidade de restringir a área de atuação do 10º Batalhão de Polícia Militar de Blumenau somente ao município sede. Situação semelhante ao que já ocorre em grandes centros urbanos como Florianópolis e Joinville.

Na cerimônia de instalação da GEIN/Indaial, o secretário César Augusto Grubba  disse que o objetivo é o de promover a adequação estratégica da articulação territorial da Polícia Militar de Santa Catarina e atender a um importante pleito da sociedade civil e comunidade empresarial da região do médio vale.

Destacou, também, a execução da obra de construção do novo quartel da GEIN/Indaial, composto por dois pavimentos e somando 468 metros quadrados de área construída, com investimentos na ordem de R$ 660 mil reais já assegurados pelo Programa Pacto por Santa Catarina.

A GEIN tem sua estrutura organizacional dividida em duas Companhias e seu primeiro comandante será o major Atila Tiago Royer. A 1ª Companhia de Polícia Militar será responsável por Indaial, Apiúna, Ascurra e Rodeio; e a 2ª Companhia de Polícia Militar com sede em Timbó, responsável não só pelo município sede, como também, por Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Pomerode e Rio dos Cedros.

Informações adicionais para a imprensa
João Carlos Mendonça Santos
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado da Segurança Pública - SSP
E-mail: imprensa@ssp.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-8183 / 98843-7615
Site: www.ssp.sc.gov.br

 

 

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) entregou na manhã desta terça-feira, 19, 86 coletes balísticos para a região de Blumenau. A entrega teve a presença do secretário César Augusto Grubba e do comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Paulo Henrique Hemm, que cumpriram agenda de trabalho na região.

Os equipamentos são da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), resultado de um convênio assinado com a SSP. O material será distribuído nas unidades operacionais da região. O secretário Grubba destacou que pela primeira vez na história das instituições de segurança, os policiais serão portadores de seus próprios equipamentos de proteção, “não havendo mais necessidade de rodízio nas trocas de serviço”, afirmou.

Participaram da cerimônia o comandante da 7ª Região Policial Militar, coronel Carlos Alberto Fritz e o Comandante do 10° Batalhão da PM Tenente Coronel Jefferson Schmidt,  o 10° Batalhão de Blumenau.

Informações adicionais para a imprensa
João Carlos Mendonça Santos
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado da Segurança Pública - SSP
E-mail: imprensa@ssp.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-8183 / 98843-7615
Site: www.ssp.sc.gov.br

 

O aluno do curso de eletrotécnica do Cedup de Blumenau, Maiki Eugênio Pessati, não tem dúvidas ao falar sobre a importância que tem em sua vida cursar o pós-médio.  "Sempre gostei de trabalhar com a parte elétrica e era necessário ter uma capacitação melhor, então encontrei no CEDUP o curso que precisava. Após iniciar o curso, já tive promoções na minha empresa devido a este conhecimento maior que estou adquirindo neste tempo que já cursei", relata Maiki, que está no terceiro semestre.

O coordenador do curso de eletrotécnica, Vilde João Leone, ressalta a importância de um curso como este. "O nosso curso tem alguns diferenciais. Além de existirem uma grande quantidade de aulas práticas, aqui o aluno tem um ambiente e busca soluções que se assemelham a indústria. Os professores também são um grande diferencial, pois além da formação, eles trabalham na indústria e isso faz com que o aluno tenha cada vez mais confiança na aula aplicada."

Blumenau - Alunos do Cedup recebem qualificação para entrar no mercado de trabalho com cursos técnicos pós-médio

Para o diretor do CEDUP Blumenau, Osvaldo da Silva Sobrinho, é a partir de um curso pós-médio que o aluno tem mais oportunidades no mercado de trabalho.

"Qualificação e aperfeiçoamento são dois pilares do curso pós-médio. Nossos alunos têm buscado cada vez mais qualificação e isso tem resultado em oportunidades melhores."

Osvaldo também destaca que existem hoje cadastradas no portal da unidade de ensino cerca de cem vagas de empresas que buscam alunos para fazerem parte do seu quadro de funcionários." Para nós é importante ter este reconhecimento das empresas da região". Finaliza.

Atualmente, 520 alunos estão cursando o pós-médio no CEDUP Blumenau. Com duração de quatro semestres e com as aulas no período noturno, são oferecidos oito cursos profissionalizantes: Administração, Análises Clínicas, Contabilidade, Eletrotécnica, Informática, Mecânica, Mecatrônica e Segurança no Trabalho.

Informações adicionais para a imprensa:
Ricardo Lunge
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Blumenau
E-mail: imprensa@bnu.adr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3378-8175 / 99232-6300
Site: sc.gov.br/regionais/blumenau