Compartilhe

adr
Foto: Ricardo Lunge / ADR Blumenau

Em um dia de aprendizado e troca de experiências, mais de 120 professores da Rede Estadual e Municipal de Ensino participaram nesta quarta-feira,17, no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional de Blumenau do primeiro Encontro Regional de Altas Habilidades e Superdotação. O evento foi realizado pelo Governo do Estado, através da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), com direção da Gerência de Educação de Blumenau.

O diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Pedro de Souza, foi enfático em sua declaração. “O IBGE já constatou que fomos o Estado brasileiro com maior índice de inclusão, devemos capacitar esta mão de obra a buscar conhecer os alunos que são superdotados. Temos futuros idealizadores e líderes com uma capacidade ímpar e estaremos capacitando todos para esta missão”.

A superviso de Ensino Especial Regional, Altéia Ferrari, relatou o dia a dia do ensino especial. “Temos muitos casos de alunos que são constatados como autistas, e que podem ter um grande potencial em ser uma criança com altas habilidades ou superdotação. Precisamos de professores capacitados e que consigam ser perceptíveis a estes talentos”, observa.

A Fundação Catarinense de Educação Especial está promovendo em todo o Estado cursos e palestras para ajudar e capacitar os professores a saberem como proceder quando reconhecidos os alunos com altas habilidades e superdotação.

Números do IBGE apontam para um número de 3 a 5% o índice de alunos com superdotação. A partir desta métrica, a FCEE aponta para um número aproximado de 2 mil alunos na região de Blumenau como potenciais crianças e adolescentes com superdotação.

Informações adicionais para a imprensa:
Ricardo Lunge
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Blumenau
E-mail: imprensa@bnu.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3378-8175 / 99232-6300
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrblumenau