Compartilhe

Secretário da Defesa Civil realiza primeira reunião no CIGERD em Blumenau

Nesta quarta-feira, 7, o secretário de estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, realizou a primeira reunião para apresentação do modelo de Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) com os órgãos do Governo do Estado na região do Vale do Itajaí. Estiveram presentes os integrantes das regionais de Blumenau e Timbó.

O secretário da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, apresentou o modelo de gestão e aplicação para o funcionamento do Cigerd e a importância para a região. “O que estamos trazendo para a região de Blumenau não é mais uma estrutura. É um modelo pensado desde o seu local estratégico de instalação até a definição de ações para evitar e também gerir desastres naturais. ”

O coordenador Regional da Defesa Civil, Jackson Laurindo, que será o responsável pela unidade, destaca que o Cigerd é importante para que todos pensem em Defesa Civil não somente quando ocorrer um desastre natural, mas também em como podemos evitar e gerir uma crise”.

Nesta quinta-feira, 8, às 19h, o Cigerd será inaugurado e ativado em Blumenau. Além de Blumenau, outros 19 Centros da Defesa Civil estão sendo construídos e todos estarão conectados com a central de Florianópolis, de onde são gerados as informações e os dados de monitoramento do clima e nível das barragens e rios.

O Cigerd Blumenau é responsável pelos municípios de Blumenau, Gaspar, Brusque, Guabiruba, Botuverá, Apiúna, Indaial, Ascurra, Rodeio, Timbó, Benedito Novo, Pomerode, Doutor Pedrinho e Rio dos Cedros, fazem parte da Defesa Civil Regional.

Informações adicionais para a imprensa:
Ricardo Lunge
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Blumenau
E-mail: imprensa@bnu.adr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3378-8175 / 99232-6300
Site: sc.gov.br/regionais/blumenau