Inicia na quinta-feira, 20, em Nova Trento, a etapa classificatória dos 10º Jogos Abertos da Terceira Idade. Participarão da competição cerca de 120 atletas de seis municípios da área de abrangência da Agência de Desenvolvimento Regional de Brusque.

Serão disputadas as modalidades de bocha trio, canastra e dominó, nos naipes masculino e feminino, e também a dança de salão nas categorias 60 a 69 anos e mais de 70 anos. Todas as disputas acontecerão no Ginásio Municipal Inácio Gullini. A cerimônia de abertura será realizada às 8h30min desta quinta-feira, 20.

Além de Nova Trento, estarão presentes as delegações de Botuverá, Brusque, Guabiruba, São João Batista e Tijucas. A etapa classificatória dos 10º Jasti é uma promoção da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), com apoio da ADR Brusque e Prefeitura Municipal de Nova Trento.

Flavia Cunha
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Brusque
E-mail: assecom@bqe.sdr.sc.gov.br
Fones: (47) 3251-8100 / 99240-4770
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrbrusque

Brusque - Comitê de Implantação do Centro de Inovação

Foto: Flavia Cunha/ADR Brusque.

A Agência de Desenvolvimento Regional de Brusque realizou na terça-feira, 18, a reunião de reformulação do Comitê de Implantação do Centro de Inovação de Brusque. O reitor do Centro Universitário de Brusque (Unifebe), Günther Lother Pertschy, foi eleito presidente e Anselmo Scarduelli, do Clube de Engenheiros e Arquitetos (Ceab), o secretário.

O secretário executivo da ADR Brusque, Ewaldo Ristow Filho, mostrou o projeto do Centro de Inovação e explicou que a reformulação do Comitê é necessária porque houve a troca de comando em algumas entidades representativas, o que estava gerando dificuldade na continuidade dos trabalhos. Cada entidade também indicará um suplente. “O comitê é de suma importância para o êxito deste projeto. É um caminho que deve ser percorrido em conjunto, poder público e entidades, e que bem trabalhado fará com que tenhamos um pólo tecnológico a médio prazo”. Ewaldo Ristow informou aos membros que o contrato com a empresa vencedora da licitação para construção do Centro deve ser assinado no final de abril.

Para o reitor da Unifebe, Günther Pertschy, que já participa do grupo desde sua fundação em 2014, com o Centro de Inovação Brusque será geradora de tendências em todos os setores e beneficiará toda a região. O presidente da Associação de Micro e Pequenas Empresas de Brusque, Ademir José Jorge, acredita que o comitê deve olhar para frente e delinear uma gestão, com todas as entidades unidades por um bem comum.

Também estiveram presentes os secretários de Desenvolvimento Econômico de Brusque, João Beuting, e de São João Batista, Plácido Vargas, o presidente da Câmara de Vereadores de Brusque, Jean Pirola, o diretor da Faculdade São Luiz, Padre Cláudio Plontkewicz, e o diretor de ensino do Instituto Federal Catarinense de Brusque, Leonardo Felipe de Ávila Calbusch.

Flavia Cunha
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Brusque
E-mail: assecom@bqe.sdr.sc.gov.br
Fones: (47) 3251-8100 / 99240-4770
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrbrusque

 

A Gerência de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional de Brusque realiza, na terça-feira, 18, em sua sede, chamada pública para ocupação de vagas temporárias na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Brusque, São João Batista e Tijucas. 

Serão ofertadas 40 horas da disciplina de Educação Física na Apae de Brusque, (vaga vinculada de 02/05 a 30/06); 20 horas da disciplina de Educação Especial na Apae de Tijucas, no período vespertino (vaga vinculada de 02/05 a 24/07); e 40 horas da disciplina de Educação Especial na Apae de São João Batista (vaga vinculada de 02/05 a 01/07).

Os professores interessados devem ir ao Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) da Gered Brusque com documentos de identificação pessoal, comprovante de escolaridade e cursos exigidos no edital Nº 001/2017/FCEE, disponível na página da Fundação Catarinense de Educação Especial. A habilitação mínima também pode ser consultada no edital.

 A Gerência de Educação está localizada na sede da ADR Brusque, na Rua Barão do Rio Branco, 206, primeiro andar, edifício Becker, no Centro de Brusque. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 47 3251-8108 ou 3251-8109.

Informações adicionais para a imprensa:
Flavia Cunha
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Brusque
E-mail: assecom@bqe.sdr.sc.gov.br
Fones: (47) 3251-8100 / 99240-4770
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrbrusque

 

 

Brusque - Reunião preparatória para receber unidade móvel do Programa Mulher, Viver Sem Violência
Foto: Flavia Cunha/ADR Brusque

A Agência de Desenvolvimento Regional de Brusque realizou na terça-feira, 11, uma reunião preparatória para a vinda da unidade móvel do Programa Mulher, Viver Sem Violência. O ônibus estará na região da ADR Brusque entre 24 e 28 de abril e estacionará nos municípios de Brusque, Nova Trento, São João Batista e Tijucas.

O programa é destinado à mulher que vive na área rural. O ônibus é adaptado para atender mulheres vítimas de violência, sendo equipado com salas de atendimento individual. “É um programa muito importante porque visa atender as mulheres da periferia das cidades, no meio rural, onde há a falta de chegar a notícia ou de serem conhecedoras de seus direitos”, disse o secretário executivo da ADR Brusque, Ewaldo Ristow Filho. Segundo a coordenadora Estadual de Mulher, Aretuza Larroyd, o objetivo é trazer muita informação, mostrar de que forma elas estão inseridas na comunidade e o que o município tem a oferecer para esta mulher. 

Além das secretárias municipais de Assistência Social, representantes das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Ordem dos Advogados, Instituto Federal Catarinense e Coletivo Feminista de Brusque estão envolvidos na organização e elaboração das ações que serão disponibilizadas nos quatro dias em que a unidade móvel estará na região. Para a presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres (Cedim), Sheila Sabag, a unidade precisa alcançar este público mais afastado, que muitas vezes não possui conhecimento sobre o assunto. “É extremamente necessário levar informações até os bairros mais distantes”, disse.

Os municípios envolvidos definiram o cronograma. O ônibus do Programa Mulher, Viver sem Violência iniciará sua programação no dia 24, em Tijucas, onde também permanecerá no dia 25. Já no dia 26 estará em Nova Trento e 27 em São João Batista. A programação será encerrada em Brusque, no dia 28. Os serviços que serão oferecidos e os locais onde a unidade móvel estará estacionada serão definidos nos próximos dias pela comissão organizadora de cada município.

Em 2017, as ADRs de Brusque e Itajaí serão as primeiras a receber, paralelamente, a ação desenvolvida nos ônibus. “Tivemos a felicidade de ser a terceira ADR no Estado que está realizando esta ação. A primeira no exercício de 2017”, disse o secretário Ewaldo Ristow Filho. A atividade é organizada pela Coordenadoria da Mulher, vinculada à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Regional de Brusque e prefeituras dos municípios de Brusque, Nova Trento, São João Batista e Tijucas.

Flavia Cunha
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Brusque
E-mail: adrbrusque@gmail.com
Fone: (47) 3251-8101 / 99240-4770
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrbrusque