A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e a Gerência de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional de Brusque informam que a escolha de vagas referente ao processo seletivo 003/2016, que visa admitir professores em caráter temporário para atuarem na educação especial nas instituições conveniadas (APAEs e congêneres) da região em 2018, ocorrerá na sexta-feira, 8 de dezembro, às 14h, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Brusque (APAE).

O quadro completo de vagas será divulgado até quinta-feira, 7, no site da FCEE, na seção Escolhas de Vagas, e afixado no Campus da FCEE e no local onde ocorrerá a chamada, respectivamente.

A Gerência de Gestão de Pessoas da FCEE ressalta que conforme prevê o edital nº 003/2016, no momento da escolha de vaga o candidato deverá apresentar obrigatoriamente o documento de comprovação da habilitação mínima exigida, bem como os cursos, de acordo com a disciplina de sua opção de inscrição.

A APAE de Brusque está localizada na Avenida Augusto Bauer, 350, bairro Jardim Maluche. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 3251-8108.

Informações adicionais para a imprensa:
Flavia Cunha
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Brusque
E-mail: assecom@bqe.adr.sc.gov.br
Fones: (47) 3251-8100 / 99240-4770
Site: sc.gov.br/regionais/brusque

Doação do mamógrafo à RFCC de Brusque
Foto: Flavia Cunha/ADR Brusque

A Agência de Desenvolvimento Regional de Brusque e a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) de Brusque assinaram nesta segunda-feira, 4, o termo de doação do mamógrafo destinado à instituição. O aparelho, que está atualmente no Hospital de Azambuja, passar a ser definitivamente de posse da RFCC do município.

“Concluímos todo o processo no final da semana passada, e hoje estamos assinando o termo de doação. Assim, o mamógrafo deixa de ser patrimônio do Governo do Estado e passa totalmente para as mãos da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque, conforme acordado na reunião realizada em abril. Lutamos pela formalização da doação, pois sabemos da importância do aparelho no belo trabalho realizado pela Rede Feminina junto às mulheres brusquenses”, ressaltou o secretário executivo da ADR Brusque, Ewaldo Ristow Filho.

Além do secretário, participaram da assinatura e entrega do termo de doação à presidente em exercício, Rainilda Lunardelli Zucco, e à primeira tesoureira da Rede, Sonia Regina de Araújo Francisco, a gerente de Saúde da ADR Brusque, Crespa Webster, o consultor jurídico Edemir Aguiar, e o responsável pelo patrimônio e controle interno da agência, Silvio Luiz da Costa.

Informações adicionais para a imprensa:
Flavia Cunha
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Brusque
E-mail: assecom@bqe.adr.sc.gov.br
Fones: (47) 3251-8100 / 99240-4770
Site: sc.gov.br/regionais/brusque


Foto: Gisele Vizzotto / ADR São Miguel do Oeste

A Secretaria de Estado da Educação inicia o período de matrículas nas 1.073 escolas estaduais nesta quinta-feira, 30, no ensino fundamental, médio, profissionalizante e nos Cejas (Centro de Educação de Jovens e adultos). A matrícula poderá ser feita até o dia 11 de dezembro.

A matrícula no 1º ano do Ensino Fundamental só será aceita aos alunos que completam 6 anos até 31 de março de 2018, conforme legislação vigente. Também é preciso seguir os critérios de zoneamento, ou seja, a matrícula deve ser feita na escola mais próxima de casa ou do trabalho dos responsáveis.

Os alunos do ensino médio podem optar por diferentes modalidades, entre elas: Regular, Inovador (EMI), Integrado Educação Profissional (EMIEP) e Integral em Tempo Integral (EMITI). O Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) oportuniza ao jovem a ampliação do tempo escolar, garantindo a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais integrado e dinâmico, com conteúdos curriculares organizados a partir de um planejamento interdisciplinar construído coletivamente. São 145 escolas com este modelo atualmente no Estado.

O Ensino Médio Integral em Tempo Integral é o mais recente modelo ofertado em Santa Catarina. Foi implantado em 2017 em 15 escolas e oferece oportunidades de uma educação que valoriza o aprendizado de conteúdos tradicionais e desenvolve competências essenciais para a vida profissional e pessoal de professores e estudantes. Essas escolas terão matrícula para o primeiro e segundo ano. Já as 20 escolas que iniciam o programa em 2018 ofertaram apenas o primeiro ano do ensino médio nesta modalidade.

O Ensino Médio Integrado a Educação Profissional (EMIEP) tem o trabalho como princípio educativo, a integração de todas as dimensões da vida. A proposta é integrar as disciplinas técnicas as grandes áreas do conhecimento do Ensino Médio, não sendo apenas uma simples justaposição de disciplinas.

“O ensino médio é a etapa final da educação básica, por isso além do tradicional ensino regular a Secretaria de Estado da Educação tem invetindo em outros modelos. Desta forma, o jovem que quiser seguir para a universidade pode escolher o modelo a seguir, assim como o jovem que quer ir para o mundo do trabalho pode optar pela formação profissional já neste etapa. Queremos dar autonomia aos nossos jovens decidirem, junto com seus pais, qual o caminho que preferem seguir e para isso temos que dar opções”, destaca a diretora de Gestão da Rede Estadual, Marilene Pacheco.

Documentos necessários

· Certidão de Nascimento;
· Carteira de Identidade;
· Atestado de Frequência com indicação da etapa/ano em 2017 ou histórico escolar;
· Comprovante de residência atualizado (até três meses anteriores a matrícula);
· 1 foto 3x4; (opcional)
· Carteira de vacinação, para os estudantes do Ensino Fundamental
· Fotocópia do CPF dos pais ou responsáveis

Consulte a escola mais próxima da sua casa: http://serieweb.sed.sc.gov.br/cadueportal.aspx

Pré matrícula on line

Em todas as 39 unidades de ensino da Capital o processo passa a ser on line e deverá ser realizado pelo site www.matriculaonline.sed.sc.gov.br a partir das 9h desta quinta-feira, até as 23h59 do dia 11 de dezembro. O primeiro passo é fazer o cadastro, que será por ordem de acesso, na escola próxima da residência ou do trabalho dos responsáveis.

Para garantir a matrícula o responsável preciso ir à Unidade Escolar entre os dias 12 e 15 de dezembro, com os documentos necessários (Comprovante de Ficha Cadastral; Certidão de Nascimento; Carteira de Identidade; Atestado de frequência com etapa/ano de 2017 ou histórico escolar; Comprovante de residência (até três meses anteriores a matrícula); 1 foto 3x4; Carteira de vacinação, para os estudantes do Ensino Fundamental; Fotocópia do CPF dos pais ou responsáveis).

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, a previsão de registro é de 8 mil novas matrículas no processo on line. “Essa é uma forma de facilitar o processo aos pais e alunos que desejam ingressar na rede estadual”, enfatiza.

Saiba quais são as 39 escolas que farão Pré Matrícula On Line

Instituto Estadual de Educação (IEE), EEB Aderbal Ramos da Silva, EEB América Dutra Machado, EEB Dayse Werner Salles, EEB De Muquem, EEB Dom Jaime de Barros Câmara, EEB Dr. Paulo Fontes, EEB Edith Gama Ramos, EEB Getúlio Vargas, EEB Hilda Teodoro Vieira, EEB Ildefonso Linhares, EEB Intendente José Fernandes, EEB Irineu Bornhausen, EEB Januária Teixeira da Rocha, EEB Jornalista Jairo Callado, EEB José Boiteux, EEB Jurema Cavalazzi, EEB Lauro Müller, EEB Leonor de Barros, EEB Padre Anchieta, EEB Pero Vaz de Caminha, EEB Porto do Rio Tavares, EEB Presidente Roosevelt, EEB Prof. Anibal Nunes Pires, EEB Prof. Henrique Stodieck, EEB Profª. Laura Lima, EEB Rosa Torres de Miranda, EEB Rosinha Campos, EEB Simão José Hess, EEB Tenente Almáchio, EEF Baldicero Filomeno, EEF Gen. José Vieira da Rosa, EEB Julio da Costa Neves, EEF Severo Honorato da Costa, EEM Antônio Paschoal Apóstolo, EEM Henrique Veras, EEM Jacó Anderle, EEM João Gonçalves Pinheiro e EEM Pref Acácio Garibaldi Sao Thiago.

Informações adicionais para a imprensa
Edinéia Rauta
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado da Educação  - SED
E-mail: edineiarauta@sed.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-0353 / 3664-0161 / 3664-0356 / 9-9980-3136
Site: www.sed.sc.gov.br

OS manutenção quadra EEM Yvonne Olinger Appel
Foto: Flavia Cunha/ADR Brusque.

A Agência de Desenvolvimento Regional de Brusque entregou, na segunda-feira, 27, a Ordem de Serviço para a manutenção do telhado e troca do piso da quadra de esportes da Escola de Ensino Médio Yvonne Olinger Appel, localizada no bairro Cedrinho, em Brusque. O Governo do Estado está destinando R$ 72.861,24 para a obra.

Os serviços incluem a substituição do piso de tacos por concreto polido e a troca de telhas. A empresa Shaffer & Piazza Construções LTDA foi a vencedora da licitação. O prazo de conclusão dos trabalhos é de 30 dias.

“Investindo na infraestrutura das escolas proporcionamos segurança e qualidade no atendimento aos alunos, e assim melhoramos o sistema de ensino-aprendizagem”, diz o secretário executivo da ADR Brusque, Ewaldo Ristow Filho. A EEM Yvonne Olinger Appel atende 343 alunos nos turnos matutino e noturno. 

Informações adicionais para a imprensa:
Flavia Cunha
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Brusque
E-mail: assecom@bqe.adr.sc.gov.br
Fones: (47) 3251-8100 / 99240-4770
Site: sc.gov.br/regionais/brusque