Joinville vai sediar na quarta-feira, 25, a décima reunião do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE) juntamente com os conselhos municipais e de representantes do Paraná e Rio Grande do Sul. Será no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no bairro Saguaçu, das 8h às 16h. O atendimento à Educação Infantil será um dos principais temas do encontro. Os indicadores da Educação de Santa Catarina também serão apresentados no evento.

“Esse encontro é uma oportunidade de socializarmos como os municípios estão enfrentando o atendimento à educação infantil porque a demanda é sempre maior do que a possibilidade de oferta e compreende questões de legislação”, explica Mariane Bayer Ehrat, presidente da Comissão Especial de Acompanhamento dos Planos Municipais e Estadual de Educação e Apoio aos Sistemas Municipais de Ensino, dentro do CEE.

A realização do encontro é do Conselho Estadual de Educação (CEE), Secretaria de Estado da Educação (SED), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação de Santa Catarina (ENCME) e tem apoio da Agência de Desenvolvimento Regional e da Prefeitura de Joinville. As últimas reuniões foram realizadas em Rio do Sul e Curitibanos.

*Programação

8h30: Credenciamento, café e apresentação cultural;

9h: Abertura com entrega do Prêmio Mérito Educacional;

10h às 12h: Debate sobre Monitoramento dos Planos Municipais de Educação Referente ao Atendimento da educação infantil;

Item A: Indicadores da Educação Básica, com Gilberto Luiz Agnolin, diretor da Diretoria de Políticas de Planejamento Educacional da Secretaria de Estado da Educação (SED);

Item B: Monitoramento dos Planos Municipais, com auditor Gerson Sicca, coordenador estadual do Monitoramento dos Planos de Educação do Tribunal de Contas (TC).

13h30: Apresentação cultural;

113h45: Apresentação da resolução CEE-SC 227/2012, com conselheiro Maurício Fernandes Pereira;

14h às 16h: Mesa redonda sobre Data Corte Para Ingresso no ensino fundamental, com representantes do Ministério Público, Undime, ENCME e CEE do Paraná;

16h30: Encerramento.

Informações adicionais para a imprensa:
Ana Paula Keller
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Joinville
E-mail: anakeller@jve.adr.sc.gov.br / imprensa@jve.adr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3461-1225 / 99240-8064
Site: sc.gov.br/regionais/joinville

O Colegiado Regional de Governo integra os gerentes das áreas finalísticas da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) e os chefes regionais dos órgãos da administração direta e indireta do Governo de Santa Catarina. Tem como objetivo planejar e executar os planos, programas e ações do Estado. Articula-se na análise e solução das demandas regionais, tendo como finalidade melhorar a qualidade e a celeridade na prestação dos serviços públicos à sociedade.

Cabe ao Colegiado Regional de Governo auxiliar na elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional, além de dar suporte à Agência de Desenvolvimento Regional, com informações e estatísticas setoriais. As reuniões ordinárias são realizadas mensalmente, podendo o grupo se reunir extraordinariamente, mediante a convocação do presidente, sendo este o secretário executivo. Cada reunião é registrada em ata, bem como a lista de presença e relatório dos assuntos discutidos na reunião.

Participam do Colegiado Regional de Governo:

I) Os gerentes da Saúde; da Educação; da Infraestrutura; do Planejamento; de Projetos Especiais; de Políticas Sociais; de Políticas Econômicas Rurais Urbanas;

II) Os chefes regionais da: Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan); da Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. (Celesc); da Fundação do Meio Ambiente (Fatma); da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S.A. (Epagri); da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc);

III) O representante regional da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF);

IV) Os representantes da segurança, através do delegado regional de Polícia Civil; do comandante local da Polícia Militar (PMSC) e do comandante local do Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC);

V) O coordenador regional da Defesa Civil (COREDEC).

  

O principal papel do Conselho de Desenvolvimento Regional é servir de elo entre o Governo e a sociedade e permite aos atores regionais ajudarem a discutir os rumos de Santa Catarina.

O conselho, parte integrante da estrutura de cada uma das Agências de Desenvolvimento Regional (ADR), reúne representantes dos mais diversos segmentos econômicos e sociais, estimulando discussões, ideias e encaminhamentos. Ele é presidido pelo secretário executivo.

Os prefeitos e os presidentes das Câmaras de Vereadores são membros natos dos conselhos. Além disso, cada município elege e designa dois representantes da sociedade civil organizada dos mais variados segmentos. O grupo se reúne de forma itinerante, em sistema de rodízio entre os municípios integrantes da região de cada ADR, pelo menos uma vez a cada trimestre. Em cada cidade por onde passa, a comunidade pode acompanhar as discussões.

A esse colegiado regional de alto nível compete discutir, de forma participativa, os rumos, potencialidades e vocações de cada região de Santa Catarina, articulando todos os atores regionais para a construção de estratégias e planos que possam, não só reduzir as desigualdades regionais, mas elevar os padrões socioeconômicos na busca da equidade entre pessoas e entre regiões.