Compartilhe

Descerramento da placa inaugural da EEB Cruz e Sousa
Foto: Flavia Cunha/ADR Brusque.

Cerca de 940 estudantes de Tijucas tiveram um motivo a mais para voltar às aulas esta semana. Eles receberam do Governo do Estado uma escola nova, com o dobro do espaço físico da anterior. A Escola de Educação Básica (EEB) Cruz e Sousa foi inaugurada nesta terça-feira, 1, com a presença dos secretários de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, e executivo de Brusque, Ewaldo Ristow Filho, além de alunos, pais e outras autoridades.

Alegria. Esta foi a palavra usada pela diretora da escola, Sandra Regina Pereira, ao definir seu sentimento neste momento. “Temos vontade, responsabilidade e competência, e agora a oportunidade de nossos alunos estudarem em uma escola nova. Vamos todos nos empenhar para alcançarmos os melhores resultados sempre”, enfatiza Sandra.

A escola foi totalmente reconstruída com investimento de R$ 7,2 milhões. Foram construídas 14 novas salas e reformadas outras 13, além de quatro novos laboratórios, salas de apoio para coordenação, secretaria e diretoria, refeitório, biblioteca, auditório e um amplo ginásio de esportes. Para acessibilidade, a escola conta com elevador e rampas de acesso, e, na área de sustentabilidade, foi construído um sistema de reaproveitamento da água das chuvas para utilização nos sanitários.

“Acompanhamos de perto a reforma e ampliação. Temos um carinho especial pela Escola Cruz e Sousa, sabemos da luta da comunidade até receber esta obra. Com a nova infraestrutura, proporcionada pelos investimentos do Pacto pela Educação, os alunos terão um local ideal para o processo de aprendizagem”, disse o secretário executivo da ADR Brusque, Ewaldo Ristow Filho.

Para o secretário Deschamps esta obra representa os investimentos feitos e a preocupação que o Governo do Estado tem com a educação. “Estamos avançando ainda mais na educação em Santa Catarina. Além do olhar que temos na infraestrutura com a entrega de escolas revitalizadas em diferentes regiões do Estado, estamos trabalhando e fortalecendo os programas pedagógicos, como os novos modelos de ensino médio em tempo integral e agora o MedioTec, além do Programa Estadual de Novas Oportunidades de Aprendizagem (Penoa)”, destaca.

Para a professora e mãe de alunos, Edina Cristina Lins, a nova escola é um grande incentivo. “Passamos um período difícil até a escola ficar pronta, mas agora é um paraíso. Pensei em tirar minha filha da antiga unidade, mas agora, assim pronta, é um incentivo a mais para ela, meu filho e os demais alunos continuarem seus estudos”, comenta. Segundo Edina, o ginásio é o local que o filho, que estuda no 1º ano, mais gosta, pois adora jogar futebol. 

Informações adicionais para a imprensa
Edinéia Rauta
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado da Educação  - SED
E-mail: edineiarauta@sed.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-0353 / 3664-0161 / 3664-0356 / 98843-5084
Site: www.sed.sc.gov.br

Flavia Cunha
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Brusque
E-mail: assecom@bqe.adr.sc.gov.br
Fones: (47) 3251-8100 / 99240-4770
Site: sc.gov.br/regionais/brusque