Compartilhe

A Gerência de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional de Brusque finalizou na quarta-feira, 6, um ciclo de quatro oficinas sobre o Programa de Melhoria de Acesso e Qualidade (PMAQ AB), num total de 101 participantes. Participaram dos trabalhos profissionais da Atenção Básica, Saúde Bucal e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), dos municípios de Botuverá, Brusque, Guabiruba e Gaspar.

O processo de avaliação das equipes aderidas ao programa já iniciou nacionalmente. Na próxima segunda-feira, 11, os avaliadores começam as visitas às unidades básicas de saúde da região. O processo de certificação das equipes envolve além desta análise, outras duas etapas, que é a autoavaliação e o monitoramento dos indicadores.

Criado em 2011 pelo Ministério da Saúde, O PMAQ - AB tem como objetivo incentivar os gestores a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) por meio das equipes de Atenção Básica à Saúde. A meta é garantir um padrão de qualidade através de um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde.

O programa eleva os recursos do incentivo federal para os municípios participantes que atingirem melhora no padrão de qualidade no atendimento. “Além de melhorar o processo de trabalho das equipes, é uma forma de garantir um recurso extra para manutenção das unidades”, ressalta a Coordenadora da Atenção Básica da gerência de Saúde da ADR Brusque, Aline Gonçalves.

Informações adicionais para a imprensa:
Flavia Cunha
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Brusque
E-mail: assecom@bqe.adr.sc.gov.br
Fones: (47) 3251-8100 / 99240-4770
Site: sc.gov.br/regionais/brusque