Brusque - Governo do Estado destina professores para as Apaes da Regional
Foto: Flavia Cunha/ADR Brusque

A Agência de Desenvolvimento Regional de Brusque realizou nesta quinta-feira, 3, a assinatura da renovação dos convênios de cooperação técnico-pedagógica entre a Fundação Catarinense de Educação Especial e as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e congêneres da região.

O acordo visa estabelecer condições adequadas para o atendimento de pessoas com necessidades especiais através da cedência de professores efetivos do seu quadro do magistério e admitidos em caráter temporário. Na região serão contempladas as Apaes de Brusque, Canelinha, Guabiruba, Nova Trento, São João Batista, Tijucas, e o Lar Menino Deus, de Brusque. No total, estão sendo cedidos mais de 100 professores à estas instituições.

Segundo dados do Ministério da Educação, Santa Catarina é o estado brasileiro que mais aplica recursos na educação especial, com uma média de R$ 1 mil investidos por aluno ao mês, enquanto a média nacional é de apenas R$ 380. “A educação especial é prioridade para o Governo do Estado. Em 2017 estão sendo investidos pelo Estado R$ 240 milhões na área. É um trabalho que deve ser reconhecido cada vez mais, haja vista a sua grande importância para a comunidade”, disse o secretário executivo da ADR Brusque, Ewaldo Ristow Filho.

Participaram da assinatura representantes das Apaes de Brusque, Canelinha, Guabiruba e Tijucas.

Flavia Cunha
Agência de Desenvolvimento Regional de Brusque