Compartilhe

Brusque - Reunião preparatória para receber unidade móvel do Programa Mulher, Viver Sem Violência
Foto: Flavia Cunha/ADR Brusque

A Agência de Desenvolvimento Regional de Brusque realizou na terça-feira, 11, uma reunião preparatória para a vinda da unidade móvel do Programa Mulher, Viver Sem Violência. O ônibus estará na região da ADR Brusque entre 24 e 28 de abril e estacionará nos municípios de Brusque, Nova Trento, São João Batista e Tijucas.

O programa é destinado à mulher que vive na área rural. O ônibus é adaptado para atender mulheres vítimas de violência, sendo equipado com salas de atendimento individual. “É um programa muito importante porque visa atender as mulheres da periferia das cidades, no meio rural, onde há a falta de chegar a notícia ou de serem conhecedoras de seus direitos”, disse o secretário executivo da ADR Brusque, Ewaldo Ristow Filho. Segundo a coordenadora Estadual de Mulher, Aretuza Larroyd, o objetivo é trazer muita informação, mostrar de que forma elas estão inseridas na comunidade e o que o município tem a oferecer para esta mulher. 

Além das secretárias municipais de Assistência Social, representantes das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Ordem dos Advogados, Instituto Federal Catarinense e Coletivo Feminista de Brusque estão envolvidos na organização e elaboração das ações que serão disponibilizadas nos quatro dias em que a unidade móvel estará na região. Para a presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres (Cedim), Sheila Sabag, a unidade precisa alcançar este público mais afastado, que muitas vezes não possui conhecimento sobre o assunto. “É extremamente necessário levar informações até os bairros mais distantes”, disse.

Os municípios envolvidos definiram o cronograma. O ônibus do Programa Mulher, Viver sem Violência iniciará sua programação no dia 24, em Tijucas, onde também permanecerá no dia 25. Já no dia 26 estará em Nova Trento e 27 em São João Batista. A programação será encerrada em Brusque, no dia 28. Os serviços que serão oferecidos e os locais onde a unidade móvel estará estacionada serão definidos nos próximos dias pela comissão organizadora de cada município.

Em 2017, as ADRs de Brusque e Itajaí serão as primeiras a receber, paralelamente, a ação desenvolvida nos ônibus. “Tivemos a felicidade de ser a terceira ADR no Estado que está realizando esta ação. A primeira no exercício de 2017”, disse o secretário Ewaldo Ristow Filho. A atividade é organizada pela Coordenadoria da Mulher, vinculada à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Regional de Brusque e prefeituras dos municípios de Brusque, Nova Trento, São João Batista e Tijucas.

Flavia Cunha
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Brusque
E-mail: adrbrusque@gmail.com
Fone: (47) 3251-8101 / 99240-4770
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrbrusque