Interessados em aperfeiçoar o conhecimento e as práticas poderão aproveitar e participar do curso de libras básico e intermediário, que terá como tema: Conhecendo a linguagem dos sinais. O curso será desenvolvido na EEB Dom Orlando Dotti, coemça nos idas 26 e 28 respectivamente. A promoção é da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Videira/Caçador, por meio do Núcleo Avançado em Educação, de Caçador.

O curso de libras, básico e intermediário, está sendo coordenador pela Supervisão de Gestão Escolar da Núcleo Avançado de Caçador. No conteúdo programático haverá o conhecimento da linguagem dos sinais, bem como, o aperfeiçoamento do estudo de Libras.  O mesmo será ministrado pelo professor Felipe Fernandes, e terá a modalidade teórico/prático.

Para o curso de libras básico o início das aulas está programado para o dia 26 de março, todas as segundas-feiras, com uma carga horária de 80 horas. Já para o nível intermediário, as aulas serão nas quartas-feiras, com início a partir do dia 28 de março, com uma carga horária de 40 horas. Para esse segundo curso é exigido como pré-requisito do interessado, possuir o curso de libras básico. O horário das aulas é das 19 às 22h.

Os interessados em participar poderão efetuar sua inscrição na Unidade de atendimento da educação de Caçador, antiga Gered, com Neide Colla, das 13 às 19 horas. Serão disponibilizadas 30 vagas para o curso as quais serão preenchidas por ordem de inscrição.  Para o secretário executivo, Euro Vieceli, uma grande oportunidade de formação “Queremos convidar todos os interessados para que efetuem suas inscrições” finalizou.

Mais informações para a imprensa:
Josiane Zago
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Videira
E-mail: imprensa@vii.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3533-5417 / 98839-1506 / 99171-7885
Site: sc.gov.br/regionais/videira

Rede de Segurança Escolar
Fotos Murilo Roso/ADR Caçador

A Polícia Militar apresentou na tarde de terça-feira, 6, o programa Rede de Segurança Escolar para diretores e professores das escolas estaduais de Caçador. O evento foi prestigiado pelo secretário executivo da ADR, Imar Rocha, e pela gerente de Educação, Dirley Heller.

De acordo com o coordenador da Rede de Segurança Escolar, 1º tenente Célio Alvarenga, o programa já foi lançado na rede municipal de ensino e agora vai abranger também as 11 escolas da rede estadual. O objetivo é prevenir e resolver problemas de segurança dentro do ambiente escolar.

“A finalidade é criar uma rede de autoproteção para aproximar a polícia dos funcionários e professores da escola, principalmente com ações preventivas que possam evitar problemas de segurança pública nas escolas”, explica Alvarenga.

Ainda de acordo com o representante da PM, o programa Rede de Segurança Escolar prevê ações desde rondas nas imediações das unidades, palestras e orientações para alunos e pais, dicas de segurança para preservar o patrimônio da escola, entre outras.

Para facilitar a comunicação, cada instituição terá um grupo de WhatsApp com membros da escola e policiais. “A Polícia Militar vem ampliando redes e a tecnologia é positiva para a solução dos problemas do dia-a-dia. É um contato mais rápido que tem ajudado muito principalmente na prevenção de crimes”, acrescenta o coordenador do programa.

O secretário da ADR, Imar Rocha, ressaltou a importância da iniciativa da Polícia Militar. “Temos que incentivar a presença do policial dentro da escola. Certamente essa parceria vai contribuir para inibir crimes e aumentar a segurança dos alunos, pais e professores”, opina.

Rede de Segurança Escolar

No encontro, os diretores receberam placas com a identidade visual da Rede de Segurança Escolar. As próximas ações do programa serão debatidas individualmente com a direção de cada unidade.    

Informações adicionais para a imprensa:
Murilo Rosso
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Caçador
E-mail: comunicacao@cdr.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3561-5905 / 99173-3024
Site: sc.gov.br/regionais/cacador


Fotos Murilo Roso/ADR Caçador

A rede estadual de ensino de Santa Catarina está fortalecida com o ingresso de mil novos profissionais. São professores, orientadores e assistentes educacionais que foram aprovados no concurso público realizado no ano anterior. A posse dos efetivos foi realizada na tarde desta quinta-feira, 1º de fevereiro, simultaneamente nas 35 ADRs e na coordenadoria da Grande Florianópolis.

 

Na regional de Caçador são 21 novos profissionais que passam a atuar nas escolas da área de abrangência da 10ª ADR. Assinaram o termo de posse três professores de Sociologia, um de Física, dois de Química, dois de Matemática, três de Filosofia, dois de Anos Iniciais, dois de Educação Física, um de Artes, dois orientadores educacionais e três assistentes de educação.

O consultor jurídico da ADR, Gilson Francisco Kollross, que representou o secretário Imar Rocha, desejou sucesso aos ingressantes. “Desejo a vocês que estão ingressando no serviço público que sejam muito felizes no desempenho de suas funções, especialmente em razão de atuarem na educação”, disse.

Para a gerente regional de Educação, Dirley Aparecida Antunes Heller, a entrada de novos profissionais irá refletir na melhora do ensino/aprendizagem. “O professor temporário é fundamental, mas o efetivo tem tudo para fazer um trabalho contínuo. Esse concurso era bastante esperado pela comunidade e acreditamos que vai nos ajudar na qualidade da educação regional”, afirma.

O professor João Paulo Swykaluk vai lecionar Física na escola Dom Orlando Dotti e acredita que poderá fazer um bom trabalho. “Ser efetivo é mais fácil, acredito que o professor consegue desempenhar melhor sua função em uma escola, acompanhar bem os alunos”, avalia o docente que é natural do Paraná e escolheu fazer o concurso público para o magistério catarinense.

Depois de assinar o termo de posse e receber as primeiras orientações sobre o estatuto do magistério, os ingressantes se juntam aos demais professores da rede estadual de ensino para participar de uma capacitação dias 5 e 6 de fevereiro. O ano letivo com os alunos inicia dia 15.

Informações adicionais para a imprensa:
Murilo Rosso
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Caçador
E-mail: comunicacao@cdr.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3561-5905 / 99173-3024
Site: sc.gov.br/regionais/cacador

Cerca de mil professores e profissionais para a área administrativa das escolas serão efetivados no quadro do magistério estadual catarinense nesta quinta-feira, 1. Os profissionais ingressantes da educação foram aprovados no concurso público realizado no ano passado. A posse será realizada nas 36 regionais simultaneamente, em evento organizado pelas Gerências Regionais de Educação e pela Coordenadoria da Grande Florianópolis. A posse para as escolas da Regional de Caçador será na sala de reuniões da ADR às 14h.

Na oportunidade serão empossados 21 profissionais, sendo três professores de Sociologia, um professor de Física, dois professores de Química, dois professores de Matemática, três professores de Filosofia, dois professores de anos iniciais, dois professores de Educação Física, um professor de Artes, dois orientadores educacionais e três assistentes de educação.

No Estado são 600 professores do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e do Ensino Médio, bem como 400 profissionais para a área administrativa: Assistente de Educação, Supervisor Escolar, Administrador Escolar e Orientador Educacional, para atuar nas escolas da Rede Pública Estadual de Ensino de Santa Catarina, dentre estes, também, para o atendimento nas escolas indígenas.

“Esses novos ingressantes chegam para contribuir com o trabalho já realizado pelos cerca de 20 mil profissionais efetivos da educação. Este é o segundo concurso que realizamos em menos de 6 anos com a chamada de mais de 5 mil profissionais. Estamos efetivando com muita responsabilidade para atender as demandas, mas pensando a longo prazo olhando os números”, destaca a secretária em exercício, Elza Marina Moretto.

Esta é a primeira chamada deste concurso público, que tem validade por 2 anos, sendo prorrogável por mais 2. Desta forma, novos profissionais da educação devem ser chamados para ingressar no magistério estadual nos próximos anos.

Informações adicionais para a imprensa:
Murilo Rosso
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Caçador
E-mail: comunicacao@cdr.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3561-5905 / 99173-3024
Site: sc.gov.br/regionais/cacador