Caçador - Projeto escolar Velho Amigo
Fotos Divulgação/EEB Irmão Leo

No domingo, 1º de outubro, foi comemorado o Dia Internacional do Idoso. Em Caçador, a escola estadual Irmão Leo desenvolveu um projeto que ressalta a importância da data. A iniciativa, que leva o nome de “Velho Amigo”, teve como objetivo valorizar as pessoas da terceira idade.

De acordo com a professora Edilnea Montoski, o projeto envolveu alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio e trabalhou diversas disciplinas. Na prática, cada aluno entrevistou seus avós ou idosos da comunidade, a fim de ouvir deles histórias e curiosidades sobre as vivências passadas. Depois foram realizados encontros, possibilitando ainda a visita dos idosos na escola.

Através dessa temática, a escola acredita ter sensibilizado os alunos, ensinando a valorização e o respeito aos idosos. “Hoje há muito preconceito. Ao contrário disso, precisamos valorizar as pessoas que tanto fizeram pela nossa sociedade e aprender com elas. Avaliamos que o projeto foi um sucesso pela reflexão que provocou nos alunos”, declarou Edilnea.

Caçador - Projeto escolar Velho Amigo

Para receber os idosos na escola, os alunos se encarregaram de organizar um lanche especial. Depois foi só formar uma roda de conversa e interagir. O bate papo informal girou acerca de vários temas, desde valores humanos e de família, troca de receitas e histórias populares. Os estudantes retribuíram com informações importantes sobre os direitos da pessoa idosa.

“Hoje, com as redes sociais, os relacionamentos são muito instáveis e percebe-se a necessidade de valores que se formam através do exemplo e da convivência. A escola, através deste projeto, quer que o jovem entenda que tudo evoluiu, mas que o contato com os avós é uma fonte de cultura, sabedoria e muito divertimento”, finaliza a educadora.

Murilo Rosso
Agência de Desenvolvimento Regional de Caçador