Compartilhe

Caçador - Palestra sobre programa de ostomizados
Foto Murilo Roso/ADR Caçador

A Gerência Regional de Saúde, da 10ª ADR de Caçador, promoveu uma palestra sobre o programa de ostomizados. A capacitação, realizada na quarta-feira, 25, em parceria com a empresa Life Sul, que é uma das fornecedoras de materiais para a Secretaria de Estado da Saúde, reuniu enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, assistentes sociais e acadêmicos.

Ostomizados é o nome dado aos pacientes que, por motivo de doenças que afetam o sistema urinário ou intestinal, necessitam de uma intervenção cirúrgica, onde é feita uma abertura do órgão afetado com o meio externo para eliminações urinárias e fecais. É nessa abertura, chamada de estoma, que fica instalada a bolsa.

A palestra foi conduzida pelo enfermeiro Ricardo Lanskoski, que mostrou os tipos de materiais existentes, a indicação para cada paciente, bem como os cuidados com o estoma e a alimentação adequada para esses pacientes que em muitos casos terão que utilizar a bolsa pelo resto da vida.

O enfermeiro  também mostrou alguns casos de complicações e orientou as condutas para cada situação. Em relação ao programa de ostomizados, a Gerência de Saúde de Caçador recebe os materiais do Estado mensalmente e  posteriormente envia para os sete municípios que compõe a 10ª ADR.

Informações adicionais para a imprensa:
Murilo Rosso
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Caçador
E-mail: comunicacao@cdr.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3561-5905 / 99173-3024
Site: sc.gov.br/regionais/cacador