Compartilhe

Tablets Merenda Escolar

As unidades escolares EEB Paulo Blasi e o Centro de Educação de Jovens e Adultos - Ceja, de Campos Novos foram contempladas com a entrega de tablets para o controle da merenda escolar. Uma equipe técnica da secretaria de Estado da Educação fez a entrega dos equipamentos. Com a ferramenta, o Estado tem por objetivo economizar mais de R$ 15 milhões apenas pelo controle, sem qualquer redução na qualidade da alimentação oferecida aos alunos da rede. 

De acordo com a técnica da SED, Marinalva Bernardi, 270 escolas da rede estadual de ensino já se utilizam do recurso em todo o Estado. Delas, 150 possuem acima de 900 alunos. "Na ADR Campos Novos o tablet já está disponível para o Ceja, a EEB Paulo Blasi e a EEB Cel Gasparino Zorzi. Através dele, todo o servimento da merenda escolar é controlado e acompanhado pelos gestores", explicou a gerente de educação Patrícia Tomazoni Pelentir.

O sistema funciona através da carteirinha pessoal e intransferível do aluno. "Todo aluno, quando serve-se da merenda precisa passar a carteirinha. Antes esse sistema era feito com fichas, o que não dava a amostragem exata dos servimentos do dia", disse Marinalva.

Além do quantitativo da merenda, o recurso permite ainda acompanhar a qualidade nutricional dos alimentos que o aluno consome, já que nele ficam registrados os segundos servimentos. "Devemos levar em conta que um servimento já possui todos os nutrientes que o aluno precisa consumir. Assim, com o histórico de servimentos é possível que o gestor acompanhe ganho ou não de peso, defasagem nutricional e ainda a possível obesidade", alertou a técnica.

De acordo com o secretário executivo da ADR Campos Novos, Jairo Luft a sistematização dos processos vai garantir redução de custo sem comprometer a qualidade da alimentação. "É fazer mais com menos recursos. Com a ajuda da tecnologia ganhamos em eficiência e qualidade", concluiu Jairo. 

Informações adicionais para a imprensa:
Camila Bebber Gomes
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Campos Novos
E-mail:  comunicacao@cnv.adr.sc.gov.br / camilabebber@hotmail.com 
Telefone: (49) 3541-3331 / 98804-5306 / 98837-9276
Site: sc.gov.br/regionais/camposnovos