Compartilhe

Campos Novos - Gestores de ensino da ADR Campos Novos discutem cacitação e avaliação

Foto: Camila Bebber Gomes

Na manhã desta quarta-feira,10, gestores das unidades escolares estaduais que compõem a ADR Campos Novos e gestores municipais de educação estiveram reunidos na Biblioteca Municipal Luiz Henrique da Silveira para uma roda de conversa com o professor Dr. Elcio Cechetti sobre avaliação da aprendizagem e recuperação paralela.

A Resolução 183/2013 do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina e a Portaria 189/2017 da Secretaria de Estado da Educação instituiu algumas modificações no que diz respeito a avaliação dos alunos da rede estadual de ensino. De acordo com o professor Elcio, que é responsável pela área de avaliação na SED, a partir de agora a média é 6 e o aluno precisa somar 24 pontos ao longo do ano letivo para ser aprovado. "Os exames finais também deixam de existir e a recuperação deve acontecer de forma paralela, fazendo com que o processo de ensino aprendizagem aconteça efetivamente.", explicou.

Elcio lembrou ainda, que este modelo de recuperação paralela possibilita que os professores possam acompanhar de fato a produção de conhecimento dos alunos, detectando imediatamente falhas no processo e refazendo o trabalho. "Para que isso aconteça. é necessário que a família também esteja inserida neste processo, acompanhando a trajetória escolar dos seus filhos periodicamente, e também acompanhando como a escola está se comportando frente a este processo.", explicou.

De acordo com a gerente de educação da Agência de Desenvolvimento Regional de Campos Novos, Patrícia Tomazoni Pelentir, este momento de reflexão faz parte do Curso oferecido aos gestores da Rede Estadual "Gestão Democrática e o Papel do Gestor II" com o objetivo de aprofundar os conhecimentos e realizar ações de fortalecimento da gestão democrática na reconstrução do Projeto Político Pedagógico (PPP) e do Plano de Gestão Escolar, possibilitando uma reflexão em torno do planejamento e das práticas cotidianas da gestão escolar.

Informações adicionais para a imprensa:
Camila Bebber Gomes
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Campos Novos
E-mail:  comunicacao@cnv.sdr.sc.gov.br / camilabebber@hotmail.com
Telefone: (49) 3541-3331 / 98804-5306 / 98837-9276
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrcamposnovos