O governador Raimundo Colombo e o secretário de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa, lançam nesta quarta-feira, 17, na Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte), em Mafra, a segunda edição do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam).

O evento está programado para acontecer a partir das 14h30, e também contará com a presença dos secretários executivos regionais da ADR Canoinhas, Aloísio Francisco Salvatti, e de Mafra, Abel Schroeder; além da presença dos prefeitos do Planalto Norte. O investimento previsto para esta edição do programa é de R$ 700 milhões, como importante medida para dinamizar a economia catarinense.

Secretário executivo Aloísio Francisco Salvatti, que participou de reunião na sexta-feira, 12, em Lages com o governador sobre o assunto, destaca que o programa é essencial porque preserva e fortalece o modelo catarinense de boa distribuição populacional em pequenos municípios. “Teremos bons recursos nos seis municípios atendidos pela ADR Canoinhas, possibilitando melhorias em diversas áreas, como já foi no primeiro Fundam, com investimentos nas áreas da saúde, educação, agricultura e infraestrutura.”

Todos os municípios farão um trabalho em conjunto com os gestores das ADRs, que orientarão as equipes das prefeituras para que estas comecem a montar os seus projetos dentro das características previstas.

Somente na primeira edição do Fundam foram investidos R$ 606 milhões em diferentes áreas, especialmente saúde, educação, saneamento básico e infraestrutura. O destino de cada investimento é uma decisão de cada município, modelo que deve ser repetido nesta segunda edição. E sem a obrigatoriedade de contrapartidas por parte das prefeituras. O gerenciamento e controle do programa devem ficar com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), a exemplo do que ocorreu na primeira edição.

Conquistas dos municípios da ADR Canoinhas na primeira edição do Fundam

Bela Vista do Toldo: aquisição de um caminhão basculante; uma pá carregadeira; uma motoniveladora; e pavimentação de ruas.

Canoinhas: pavimentação das ruas, entre elas: João Allage, Kurt Mende, Lázaro Ramos e Lourenço Malucelli; e construção de um centro de eventos tradicionalista.

Irineópolis:aquisição de caminhões, motoniveladora e escavadeira hidráulica

Major Vieira: compra de cinco veículos para secretaria municipal de saúde e um ônibus escolar

Porto União: pavimentação de diversas ruas, entre elas: Artur Medeiros, Alemanha, Helmuth Muller, Miguel Honesko e Papa João Paulo XXIII.

Três Barras:pavimentação de diversas ruas da cidade.

Sérgio Teixeira da Silva
Agência de Desenvolvimento Regional de Canoinhas