Compartilhe

Canoinhas - I Seminário Regional de Saúde Mental é realizado pelas Gerências de Saúde de Canoinhas e Mafra

Com a participação de profissionais da Vigilância em Saúde, Serviço Social e Educação, foi realizado pela ADR Canoinhas e Gerência de Saúde nesta quinta-feira, 5, o I Seminário Regional de Saúde Mental do Planalto Norte Catarinense, envolvendo os 13 municípios das ADRs de Canoinhas e Mafra.

O encontro foi realizado na Câmara de Vereadores de Canoinhas e teve a presença do secretário executivo regional da ADR Canoinhas, Aloísio Francisco Salvatti; prefeito de Canoinhas, Beto Passos; vice-prefeito Renato Pike; secretário da ADR Mafra, Abel Schroeder; juíza Dra. Dominique Gurtinski Borba Fernandes; gerentes regionais de Saúde de Canoinhas, Antônio Gilberto de Carvalho e de Mafra, Marlete Arbigaus; e assistente social e vereadora, Zenici Dreher.

Segundo a organizadora do evento, enfermeira Sandra das Graças Nascimento, o encontro teve o objetivo principal de promover um debate das questões relacionadas à saúde mental no país, estado, e essencialmente no Planalto Norte.

O evento teve apresentação de um panorama da saúde mental no Planalto Norte e da Atenção Básica, apresentado por Daniele Ennes Brey, Risolete Silva e Sandra das Graças Nascimento. Em seguida, o público prestigiou a palestra sobre o Poder Judiciário, com a juíza Dra. Dominique Gurtinski Borba Fernandes.

Ainda durante a manhã foi realizada palestra com o psicólogo Rinaldo Monteiro, falando sobre a atuação da Psicologia no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), e em seguida houve mesa redonda para debate dos assuntos abordados durante o encontro.

Já à tarde foram realizadas práticas integrativas com o médico Marcos Okada, Andrea Karina Watzko e Adriana Moroo. Ao final das práticas foi realizada também uma mesa redonda com os participantes para discussão do aprendizado e troca de experiências, e em seguida encerrado o evento.

Discursos

Salvatti que abriu o evento, falou sobre a importância dos profissionais de saúde na promoção do bem estar às pessoas e o quanto um seminário como esse ajuda o trabalho no dia a dia desses profissionais. “Além de vocês terem a formação para trabalhar, devem ter o dom, e sabemos que o envolvimento com assunto tão importante como esse, demonstra o interesse e a alta capacidade de nossa região de estar à frente de ações tão essenciais, como da saúde mental”, frisou o secretário executivo regional.

O gerente de Saúde de Canoinhas destacou em sua fala que no Brasil, 18,6 milhões de pessoas sofrem com distúrbios relacionados à ansiedade. “Hoje, 11,5 milhões são afetados pela depressão, segundo dados da Organização Mundial da Saúde que coloca nosso país no topo da lista de prevalência da doença”, destacou Gilberto.

Prefeito de Canoinhas, Beto Passos disse que a realização de eventos como este agregam conhecimento aos profissionais de toda a região.

Informações adicionais para a imprensa:
Sérgio Teixeira da Silva
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Canoinhas
E-mail: comunicacao@cni.adr.sc.gov.br / sdrcanoinhas@spg.sc.gov.br
Fone: (47) 3627-4021 / 98802-2391
Site: sc.gov.br/regionais/canoinhas