Programa Mulher Viver sem Violência - Chapecó

 

O ônibus lilás, do Programa Mulher Viver Sem Violência, passou por Planalto Alegre e Chapecó nesta semana, com atendimento nas áreas social, da cidadania e saúde. Toda comunidade teve a oportunidade de receber mais informações sobre os direitos, formas de identificar e frear a violência contra a mulher. O veículo é estruturado com duas salas de atendimento e está percorrendo o Estado.

O programa é realizado pela coordenadoria Estadual da Mulher.  Nesta ação conta com a parceria da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Chapecó, das prefeituras e instituições. Os municípios que irão receber o atendimento móvel foram definidos a partir dos indicadores de violência contra mulher, de acordo com o levantamento do IBGE 2015. Segundo a secretária Executiva da ADR Chapecó, Astrit Savaris Tozzo, o envolvimento de toda comunidade faz a diferença no enfrentamento do problema.  “Com esta ação levamos mais informação para reforçar a rede de proteção e combate a violência contra mulher”, afirma.

Planalto Alegre

A primeira parada deste ano na região da ADR Chapecó foi em Planalto Alegre na quarta-feira, 9. Cerca de 200 mulheres participaram da programação organizada pela prefeitura, com foco na conscientização através de palestra e distribuição de material informativo sobre os tipos de violência e a importância da denúncia. Foi um momento de reflexão, sabemos que há muita dificuldade por parte das vítimas em denunciar os agressores. Mas cremos que plantamos uma sementinha, pois o trabalho de empoderamento é que faz com que as vítimas denunciem os agressores”, afirma a gestora do Departamento Social de Planalto Alegre, Ivone Dallacorte.

Chapecó 

Em Chapecó as atividades foram realizadas nos dias 10 e 11 de maio pela Prefeitura Municipal, através da Gerência de Políticas Públicas para as Mulheres,  e com apoio do projeto Guardiãs Maria da Penha da Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Grupo de Apoio e Prevenção a Aids  (Gapa).

A ação foi realizada na última quinta-feira,10, na EEB Professora Lídia G.Remus, em Alto da Serra e na EEB Tancredo de Almeida Neves, no bairro Efapi. Nesta sexta-feira, 11, a programação foi no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Seminário, e na Praça Coronel Bertaso.

A secretária de Assistência Social de Chapecó, Ulda Baldissera, destaca que a violência contra mulher deve ser encarada com muita informação, “o ônibus é uma simbologia de toda a estrada que temos que percorrer no combate a violência contra a mulher. Toda iniciativa voltada para este tema é muito importante, com apoio de entidades e comunidade. Os jovens e adolescentes também foram envolvidos para que se leve esta mensagem às famílias”, explica a secretária.

Programa Mulher Viver sem Violência - Planalto Alegre

Programação

Em 16 de maio Águas Frias receberá o ônibus Lilás integrando a 1ª Edição do Programa Águas Frias Bem+Social.  As atividades relacionadas ao Programa Viver Sem Violência serão realizadas das 14h30 até às 17h na Área Coberta do Salão Comunitário. Haverá palestra com Polícia Civil de Águas Frias, entrega de cartilhas, testes rápidos de saúde, orientações da Vigilância Sanitária e orientação sobre ervas e chás.

 A última parada do ônibus será em Nova Erechim em 18 de maio. Na Praça das Bandeiras a programação será das 14h às 17h. Haverá orientação jurídica, psicossocial e com a Polícia Civil sobre violência contra mulher e violência sexual infanto-juvenil, também terá palestra com a Assistente Social Rosangela Huning sobre violência contra mulher. No espaço saúde será feita verificação de pressão arterial e teste rápido de sífilis. A programação inclui exposição de chás medicinais e mateada.

Informações adicionais para a imprensa

Mais informações para a imprensa:
Andréia Cristina Oliveira
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Chapecó
Fone: (49) 2049-7427 / 99938-6966
E-mail: imprensasdrcco@gmail.com
Site: sc.gov.br/regionais/chapeco

 

A Polícia Civil, por meio da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Chapecó, prendeu na manhã desta quinta-feira, 10, na Operação Woodstock Condá, 10 pessoas por envolvimento com o tráfico de drogas. Também foram apreendidos um quilo de maconha, porções de haxixe, 14 celulares, um rádio HT, 8 gramas de cocaína, 31 micropontos de LSD, três balanças, 287 comprimidos de ecstasy e mais de R$ 4 mil em dinheiro.

Esta foi a maior operação policial deste ano contra o tráfico de drogas em todo o Oeste de Santa Catarina. Foram cumpridos nove mandados de prisão temporária e a prisão em flagrante de uma mulher. Também foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão espalhados por praticamente toda a área urbana de Chapecó.

Na próxima segunda-feira, 14, será realizado o Seminário Regional do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) no teatro do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó. O evento contará com a participação de aproximadamente 1,2 mil professores da educação infantil até o 5º ano do ensino fundamental das redes estadual e municipal de ensino de 19 municípios.

Participam professores dos municípios de abrangência das Agências de Desenvolvimento Regional (ADR) Chapecó, Maravilha e Xanxerê. A programação está sendo feita pelo Governo do Estado, Prefeitura de Chapecó e Universidade Federal de Santa Catarina.

O seminário é mais uma etapa de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa, que está em vigor desde 2013 e termina neste ano, preconiza que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos. Neste período os professores passaram por formação para trabalhar a alfabetização na perspectiva do letramento e da matemática por meio de diferentes formas de compreensão.

“Percebemos que houve avanço na aprendizagem dos alunos com as novas metodologias desenvolvidas em sala de aula respeitando o tempo de aprendizagem de cada aluno. As avaliações de larga escala demonstram esta evolução”, afirma a coordenadora Regional do Pnaic, Eliane Dal Berto.

Programação

8h30 – Abertura oficial

9h- Palestra:  Educação Matemática – Everaldo Silveira. Doutor em Educação Científica e Tecnológica.

10h45- Relato Experiência

13h – Palestra: Alfabetização e Letramento – Nilcéa Lemos Pelandre. Coordenadora de Formação do Pnaic/UFSC. Doutora em Linguística.

15h30- Palestra: Educação Infantil – João Nazário. Doutor em geografia.

Mais informações para a imprensa:
Andréia Cristina Oliveira
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Chapecó
Fone: (49) 2049-7427 / 99938-6966
E-mail: imprensasdrcco@gmail.com
Site: sc.gov.br/regionais/chapeco

Chapecó -  Ônibus do Programa Mulher Viver Sem Violência estará em quatro municípios da ADR

O ônibus itinerante do Programa  Viver sem Violência/Mulheres e Cidadania estará em quatro municípios da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Chapecó, neste mês. Serão prestados orientações e serviços nas áreas social, de saúde e cidadania. O programa é realizado pela coordenadoria Estadual da Mulher, nesta ação conta com a parceria da ADR, das prefeituras e instituições.

Os municípios que irão receber o atendimento móvel foram definidos a partir dos indicadores de violência contra mulher, de acordo com o levantamento do IBGE 2015. Nesta etapa estão no roteiro os municípios de Planalto Alegre (9/5), Chapecó (10 e 11/5), Águas Frias (16/5) e Nova Erechim (18/5). O veículo é estruturado com duas salas de atendimento e está percorrendo o Estado.

Segundo a secretária executiva da ADR Chapecó, Astrit Savaris Tozzo, esta ação que conta com o engajamento dos municípios contribui no enfrentamento a violência. “Esta é uma oportunidade de refletirmos sobre a importância de identificar e combater todas as formas de violência contra mulher, com estímulos a denúncia de todos os tipos de agressão”, afirma.

Programação

O roteiro começo  em Planalto Alegre no dia 9 de maio. A programação começa às 13h30 e encerra às 16h30 no salão do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).  O evento será voltado às mães, haverá palestra com a psicóloga Idiane Turra que abordará o tema “Desperte esta diva interior”. No ônibus serão realizados atendimentos individuais com técnicas de assistência social e psicóloga.

Em Chapecó as atividades serão realizadas nos dias 10 e 11 de maio. Haverá programação voltada a toda comunidade, com atendimento e orientações às mulheres vítimas de violência. A ação conta com rodas de conversa abordando os mitos e verdade sobre a violência contra a mulher, no ônibus haverá atendimento individual com acompanhamento e suporte psicológico individual. Também serão feitos testes rápidos de saúde.  

A programação será realizada pela Prefeitura de Chapecó, através da Gerência de Políticas Públicas para as Mulheres, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), tendo o apoio do projeto Guardiãs Maria da Penha da Polícia Militar, Polícia Civil, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Grupo de Apoio e Prevenção a Aids  (Gapa).

No dia 10 as atividades iniciam na EEB Professora Lídia G.Remus, em Alto da Serra, das 8h30 às 11h. No mesmo dia o ônibus será levado ao bairro Efapi, com orientações e serviços na EEB Tancredo de Almeida Neves, das 13h30 às 17h. Em 11 de maio as atividades serão no IFSC Campus de Chapecó, no bairro Seminário das 8h30 às 11h. A última parada do ônibus em Chapecó, será em frente à Praça Coronel Bertaso próximo ao EEB Marechal Bormann, das 13h30 às 17h30.

Em 16 de maio Águas Frias receberá o ônibus Lilás integrando a 1ª Edição do Programa Águas Frias Bem+Social.  As atividades relacionadas ao Programa Viver Sem Violência serão realizadas das 14h30 até às 17h na Área Coberta do Salão Comunitário. Haverá palestra com Polícia Civil de Águas Frias, entrega de cartilhas, testes rápidos de saúde, orientações da Vigilância Sanitária e orientação sobre ervas e chás.

A última parada do ônibus será em Nova Erechim em 18 de maio. Na Praça das Bandeiras a programação será das 14h às 17h. Haverá orientação jurídica, psicossocial e com a Polícia Civil sobre violência contra mulher e violência sexual infanto-juvenil, também terá palestra com a Assistente Social Rosangela Huning sobre violência contra mulher. No espaço saúde será feita verificação de pressão arterial e teste rápido de sífilis. A programação inclui exposição de chás medicinais e mateada.

A campanha

A Campanha Permanente Unidades Móveis: Mulheres e Cidadania é um Projeto construído e ratificado pelo Fórum de Enfrentamento a Violência às Mulheres do Campo, da Floresta, das Águas e Quilombolas. Contempla um dos eixos do Programa Mulher, Viver sem Violência que tem por objetivo integrar e ampliar os serviços públicos existentes voltados às mulheres em situação de violência, mediante a articulação dos atendimentos especializados no âmbito da saúde, justiça, segurança pública, da rede socioassistencial e da promoção da autonomia financeira.

Mais informações para a imprensa:
Andréia Cristina Oliveira
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Chapecó
Fone: (49) 2049-7427 / 99938-6966
E-mail: imprensasdrcco@gmail.com
Site: sc.gov.br/regionais/chapeco