Compartilhe

Projeto de Robótica da EEB Bom Pastor

A equipe do projeto "Oficina de Robótica do Bompa", da EEB Bom Pastor de Chapecó, foi a campeã invicta na modalidade Cabo de Guerra, nível 3 (16 a 18 anos) e na categoria Livre da mesma disputa no ITR International Tournament of Robots, realizado de 6 e 9 de junho no Centro Universitário Eniac, em Guarulhos, São Paulo. A escola também conquistou o troféu de equipe mais simpática e o segundo lugar na disputa Registro Multimidiático, onde o desafio era produzir um vídeo sobre a competição.

A competição internacional reuniu 134 equipes de quatro países (Brasil, Peru, Argentina e Chile) em 10 modalidades. A EEB Bom Pastor foi a única escola estadual de Santa Catarina que participou, enviando sete estudantes.

De forma invicta a escola de Chapecó foi campeã em duas categorias da modalidade Cabo de Guerra, por meio do robô Goio-Ên, que vem sendo aprimorado desde 2016.  “Esta versão foi concluída nas últimas 11 semanas, com trabalho de programação, montagem e todos os testes físicos de força, torque e atrito”, explica o professor de matemática Carlos Rutz, idealizador deste projeto.

O robô de 1499 gramas foi construído com peças de lego NXT, o desafio era torná-lo o mais resistente possível ao ser testado num cabo de guerra. “Utilizamos os princípios da robótica, matemática, física e programação. Também estudamos um pouco da história, geografia e artes, através do nome do robô, homenageamos a nossa terra”, destaca o professor Carlos.

O resultado surpreendeu. “Participamos de torneios desde 2016, nos preparamos para esta competição. Foi uma aposta que deu certo, conseguimos ganhar sem perder uma luta. Vencemos o atual campeão nacional e também o atual campeão internacional da modalidade”, comemora Rutz.

Oficina de robótica

Desde 2014, os estudantes do Ensino Médio da EEB Bom Pastor tem a oportunidade de participar das oficinas do Projeto de Robótica, realizadas uma vez por semana no período noturno. A oficina é voltada aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio. Após um ano, estes estudantes, que estarão no segundo ano, se tornam monitores de uma nova turma do primeiro ano, eternizando o projeto dentro da escola.  “Com este projeto nossos estudantes tem a grande oportunidade de se preparar para o mercado de trabalho e descobrir novas habilidades”, avalia a diretora da EEB Bom Pastor, Janes Giachin.

O reconhecimento a este projeto resultou em inúmeras conquistas, entre elas o de estande mais visitado em uma feira de criatividade, empreendedorismo e inovação, que  rendeu para EEB Bom Pastor  a premiação  de uma viagem para o Museu da PUC, em Porto Alegre em 2015. Também foram conquistados títulos estaduais do Torneio Juvenil de Robótica em 2016 e 2017 nas categorias sumô e viagem ao centro da Terra, e o título no Campeonato de Robótica da Feira Face em 2017.

Mais informações para a imprensa:
Andréia Cristina Oliveira
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Chapecó
Fone: (49) 2049-7427 / 99938-6966
E-mail: imprensasdrcco@gmail.com
Site: sc.gov.br/regionais/chapeco