Compartilhe

Programa Mulher Viver sem Violência - Chapecó

 

O ônibus lilás, do Programa Mulher Viver Sem Violência, passou por Planalto Alegre e Chapecó nesta semana, com atendimento nas áreas social, da cidadania e saúde. Toda comunidade teve a oportunidade de receber mais informações sobre os direitos, formas de identificar e frear a violência contra a mulher. O veículo é estruturado com duas salas de atendimento e está percorrendo o Estado.

O programa é realizado pela coordenadoria Estadual da Mulher.  Nesta ação conta com a parceria da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Chapecó, das prefeituras e instituições. Os municípios que irão receber o atendimento móvel foram definidos a partir dos indicadores de violência contra mulher, de acordo com o levantamento do IBGE 2015. Segundo a secretária Executiva da ADR Chapecó, Astrit Savaris Tozzo, o envolvimento de toda comunidade faz a diferença no enfrentamento do problema.  “Com esta ação levamos mais informação para reforçar a rede de proteção e combate a violência contra mulher”, afirma.

Planalto Alegre

A primeira parada deste ano na região da ADR Chapecó foi em Planalto Alegre na quarta-feira, 9. Cerca de 200 mulheres participaram da programação organizada pela prefeitura, com foco na conscientização através de palestra e distribuição de material informativo sobre os tipos de violência e a importância da denúncia. Foi um momento de reflexão, sabemos que há muita dificuldade por parte das vítimas em denunciar os agressores. Mas cremos que plantamos uma sementinha, pois o trabalho de empoderamento é que faz com que as vítimas denunciem os agressores”, afirma a gestora do Departamento Social de Planalto Alegre, Ivone Dallacorte.

Chapecó 

Em Chapecó as atividades foram realizadas nos dias 10 e 11 de maio pela Prefeitura Municipal, através da Gerência de Políticas Públicas para as Mulheres,  e com apoio do projeto Guardiãs Maria da Penha da Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Grupo de Apoio e Prevenção a Aids  (Gapa).

A ação foi realizada na última quinta-feira,10, na EEB Professora Lídia G.Remus, em Alto da Serra e na EEB Tancredo de Almeida Neves, no bairro Efapi. Nesta sexta-feira, 11, a programação foi no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Seminário, e na Praça Coronel Bertaso.

A secretária de Assistência Social de Chapecó, Ulda Baldissera, destaca que a violência contra mulher deve ser encarada com muita informação, “o ônibus é uma simbologia de toda a estrada que temos que percorrer no combate a violência contra a mulher. Toda iniciativa voltada para este tema é muito importante, com apoio de entidades e comunidade. Os jovens e adolescentes também foram envolvidos para que se leve esta mensagem às famílias”, explica a secretária.

Programa Mulher Viver sem Violência - Planalto Alegre

Programação

Em 16 de maio Águas Frias receberá o ônibus Lilás integrando a 1ª Edição do Programa Águas Frias Bem+Social.  As atividades relacionadas ao Programa Viver Sem Violência serão realizadas das 14h30 até às 17h na Área Coberta do Salão Comunitário. Haverá palestra com Polícia Civil de Águas Frias, entrega de cartilhas, testes rápidos de saúde, orientações da Vigilância Sanitária e orientação sobre ervas e chás.

 A última parada do ônibus será em Nova Erechim em 18 de maio. Na Praça das Bandeiras a programação será das 14h às 17h. Haverá orientação jurídica, psicossocial e com a Polícia Civil sobre violência contra mulher e violência sexual infanto-juvenil, também terá palestra com a Assistente Social Rosangela Huning sobre violência contra mulher. No espaço saúde será feita verificação de pressão arterial e teste rápido de sífilis. A programação inclui exposição de chás medicinais e mateada.

Informações adicionais para a imprensa

Mais informações para a imprensa:
Andréia Cristina Oliveira
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Chapecó
Fone: (49) 2049-7427 / 99938-6966
E-mail: imprensasdrcco@gmail.com
Site: sc.gov.br/regionais/chapeco