Compartilhe

Na próxima segunda-feira, 14, será realizado o Seminário Regional do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) no teatro do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó. O evento contará com a participação de aproximadamente 1,2 mil professores da educação infantil até o 5º ano do ensino fundamental das redes estadual e municipal de ensino de 19 municípios.

Participam professores dos municípios de abrangência das Agências de Desenvolvimento Regional (ADR) Chapecó, Maravilha e Xanxerê. A programação está sendo feita pelo Governo do Estado, Prefeitura de Chapecó e Universidade Federal de Santa Catarina.

O seminário é mais uma etapa de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa, que está em vigor desde 2013 e termina neste ano, preconiza que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos. Neste período os professores passaram por formação para trabalhar a alfabetização na perspectiva do letramento e da matemática por meio de diferentes formas de compreensão.

“Percebemos que houve avanço na aprendizagem dos alunos com as novas metodologias desenvolvidas em sala de aula respeitando o tempo de aprendizagem de cada aluno. As avaliações de larga escala demonstram esta evolução”, afirma a coordenadora Regional do Pnaic, Eliane Dal Berto.

Programação

8h30 – Abertura oficial

9h- Palestra:  Educação Matemática – Everaldo Silveira. Doutor em Educação Científica e Tecnológica.

10h45- Relato Experiência

13h – Palestra: Alfabetização e Letramento – Nilcéa Lemos Pelandre. Coordenadora de Formação do Pnaic/UFSC. Doutora em Linguística.

15h30- Palestra: Educação Infantil – João Nazário. Doutor em geografia.

Mais informações para a imprensa:
Andréia Cristina Oliveira
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Chapecó
Fone: (49) 2049-7427 / 99938-6966
E-mail: imprensasdrcco@gmail.com
Site: sc.gov.br/regionais/chapeco