Concórdia recebe o CIGERD
Fotos: Flávio Vieira Júnior

Na  quinta-feira, 22, a nova estrutura do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) de Concórdia foi inaugurada. O ato contou com a presença do secretário de estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli.

Segundo ele, esta ação faz parte do maior projeto de Defesa Civil já colocado em prática em Santa Catarina. "Todo o Estado está sendo interligado em uma grande rede de proteção Civil. Desta forma, o Cigerd de Concórdia vai representar uma resposta mais rápida para a comunidade", afirmou Moratelli. O secretário completou explicando que com a finalização do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres de Florianópolis o Estado estará pronto para qualquer adversidade.

O Cigerd foi criado para ser o local onde todas as esferas do Governo atuarão nas mais diferentes situações de crise. "Poderemos agir em catástrofes climáticas, ações de segurança púbica, saúde ou sanidade animal", explicou Moratelli.

Concórdia recebe o CIGERD

A estrutura foi construída graças a uma parceria da Secretaria de Estado da Defesa Civil e a Secretaria de Estado da Educação que cedeu o terreno.

O Cigerd possui cerca de 160 metros quadrados e foi construído com nove módulos de ferro galvanizado. É uma estrutura autossuficiente capaz permanecer operacional mesmo com falta de energia elétrica na cidade. Foram disponibilizados equipamentos modernos, sala de reunião e situação, garagem, depósito, banheiro e cozinha. Foram investidos cerca de R$ 800 mil, recursos do Fundo de Proteção e Defesa Civil-FUNPDEC e do Pacto por Santa Catarina.

Segundo o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, a Defesa Civil de Santa Catarina é reconhecida internacionalmente pelo trabalho de excelência. Ele destacou que a estrutura inaugurada é o local preparado para coordenar as ações em situações de emergência. "O Cigerd Regional é fundamental para os 16 municípios da AMAUC (Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense)", completou.

São atendidos pelo Cigerd de Concórdia: Alto Bela Vista, Arabutã, Arvoredo, Concórdia, Ipira, Ipumirim, Irani, Itá, Jaborá, Lindóia do Sul, Paial, Peritiba, Piratuba, Presidente Castello Branco, Seara e Xavantina.

A secretaria de Estado da Defesa Civil está implantando 20 centros do mesmo modelo, estrategicamente distribuídos no Estado. A exemplo do Cigerd Regional de Chapecó, todos serão interligados com a base em Florianópolis. Isso facilita a gestão da crise e possibilita uma resposta rápida ao cidadão.

Informações adicionais para a imprensa
Flávio Vieira Júnior
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado da Defesa Civil - SDS
Fone: (48) 3664-7009 / 99185-3889 / 99651-5888
E-mail: defesacivilsc@gmail.com
Site: www.defesacivil.sc.gov.br


Foto: IMA

A Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca (SAR), Instituto de Meio Ambiente (IMA), que substitui a Fatma, Sicoob e Banco do Brasil assinaram nesta quarta-feira, 21, um termo de cooperação para fomentar a liberação de financiamento para produtores das atividades agrícolas e agropecuária pelo Plano Safra 2017/2018 e 2018/2019. O acordo entre as quatro instituições permite que os produtores consigam garantir o crédito do programa com a apresentação do protocolo de pedido de licenciamento ambiental no IMA.

Antes, apenas suinocultores podiam utilizar o documento para obter recursos do plano. O termo foi assinado durante abertura da Tecnoeste, evento do agronegócio em Concórdia. “A participação do IMA nesse termo reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável da economia do nosso Estado”, explica o presidente da Fatma, Alexandre Waltrick Rates.

"Ações como essa demonstram o esforço do Governo do Estado em apoiar o agronegócio catarinense. Santa Catarina é um estado com forte tradição no agronegócio, feito principalmente pelos agricultores familiares, que agora podem investir e melhorias nas suas propriedades com mais tranquilidade e segurança", afirma o secretário da Agricultura do Estado, Moacir Sopelsa.

Texto: Dafnée Canello

Mais informações para a imprensa:
Claudia De Conto
Assessoria de Comunicação
Fundação do Meio Ambiente (Fatma)
E-mail: comunicacao@fatma.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-4177 / 99172-8277 / 98845-7087 
www.fatma.sc.gov.br 

Formação do GRAC na regional de Concórdia
Foto: Dalva Pichetti / ADR Concórdia

A  Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Concórdia realizou nesta quarta-feira, 21, a  reunião do Colegiado Regional de Governo (CGO) com os gestores dos órgãos estaduais da região, dentre eles: Cidasc, Casan, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil,Fatma, Defesa Civil,  Epagri, Polícia Militar e gerentes setoriais da ADR Concórdia.

O encontro ocorreu na sede da Defesa Civil  e teve como tema a formação do  grupo integrado de ações coordenadas da regional de Concórdia (Grac). Esteve presente o secretário adjunto da Defesa Civil, Coronel Fabiano de Souza, que falou sobre a importância desta formação, com objetivo do engajamento de todas as setoriais, criando forças  para organizar e planejar ações coordenadas quando ocorrer  condições adversas da natureza nos municípios.

O GRAC será suporte para os 15 municípios pertencentes a região da AMAUC. A próxima reunião do colegiado está prevista para dia 28 de março.

Informações adicionais para a imprensa:
Dalva Pagnoncelli Pichetti
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Concórdia
E-mail: comunicacao@cda.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3482-6008 / 99125-5924
Site: sc.gov.br/regionais/concordia

Concórdia - ADR entrega material a escolas estaduais
Foto: Dalva Pichetti / ADR Concórdia

A Agência de Desenvolvimento Regional De Concórdia (ADR), por meio da Gerência de Educação (Gered),  realizou nesta quarta-feira, 14, nas dependências da agência, a entrega de materiais e equipamentos adquiridos para equipar as escolas da rede estadual de ensino.

O secretário executivo, Wagner Bee, ressalta que o objetivo do governo é ter  escolas bem equipadas para dar melhores condições para toda a comunidade escolar. “A educação das nossas crianças e jovens é prioridade no governo e dentro do possível vamos buscar cada vez mais recursos,” afirmou.

A gerente de  educação, Gislaine Winter, destacou a importância em  iniciar o ano letivo de 2018 com a entrega desses diversos equipamentos, que irão beneficiar as escolas e alunos da rede estadual. “Com os novos equipamentos as escolas vão iniciar o ano com melhorias  no atendimento ao aluno”, salientou.

Os novos equipamentos e matérias foram pontos eletrônicos, lava-jatos, kit material esportivos,  armários, cortinas, tintas e bebedouros. Foram investidos em torno de  R$ 50 mil, recursos do Estado. A aquisição visa contribuir com  um ensino de qualidade para o desenvolvimento dos estudantes, sendo esta uma das metas  do Governo.

Informações adicionais para a imprensa:
Dalva Pagnoncelli Pichetti
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Concórdia
E-mail: comunicacao@cda.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3482-6008 / 99125-5924
Site: sc.gov.br/regionais/concordia