Foto: ADR concórdia

As obras de infraestrutura para receber o Centro Regional de Operações e Treinamento e sala de situação da Defesa Civil (CROTSS) em Concórdia estão avançadas. Os trabalhos estão concentrados em terraplanagem, pavimentação e instalações de água, luz, esgoto e as partes da estrutura da casa. O Centro Regional será instalado ao lado da Escola de Educação Básica Walter Fontana com o objetivo de fomentar as ações da Defesa Civil, ou seja, prevenção, mitigação, resposta a desastres, reabilitação e construção pós desastre.

Além de servir de base para os municípios que integram a Agência de Desenvolvimento Regional de Concórdia e Seara para atuarem em Defesa Civil, o Crot estará integrado ao Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres (Cigerd), em Florianópolis, na sede da Secretaria da Defesa Civil, onde os serviços de prevenção e gestão de eventos extremos estão interligados, garantindo agilidade de atendimento e diminuição significativa de riscos para a população.

A previsão de término da obra é em maio. O inauguração deve contar com a presença do governador do Estado, Raimundo Colombo, secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, secretário executivo da ADR, Wagner Bee, prefeitos e autoridades regionais. O centro faz parte do projeto global da Secretaria de Estado da Defesa Civil em criar, a partir do segundo semestre, um novo sistema estadual de Defesa Civil para fortalecer os serviços de proteção aos catarinenses.

Dalva Pagnoncelli Pichetti
Agência de Desenvolvimento Regional de Concórdia