Urussanga - Cidasc alerta municípios sobre brucelose

Preocupados com os casos de brucelose e tuberculose que atingiram a região recentemente, a Cidasc está visitando os municípios levando informações e orientações de cuidados aos produtores. A série de encontros começou por Urussanga na tarde desta terça-feira, 19, e contou com a participação do secretário municipal de agricultura, técnicos e produtores.

De acordo com o gerente Regional da Cidasc, Eduardo Pesenti, o objetivo é levar informações para que o número de casos fique isolado e não afete outros rebanhos. “Nosso trabalho de prevenção a brucelose e tuberculose sempre foi excelente. Tivemos alguns casos e agora precisamos montar um plano de ação e alerta para que os produtores estejam conscientes e preparados para evitar novos casos”, alertou Pesenti.

O encontro contou com uma palestra da médica veterinária da Cidasc que explicou e reforçou os cuidados com o manejo do gado e ações preventivas. Esta sendo montado um cronograma para repetir está ação em outros municípios serão visitados.

Informações adicionais para a imprensa:

Paula Darós Darolt
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Criciúma
E-mail: imprensa@cua.adr.sc.gov.br
Telefone: (48) 3403-1018 / 99127-6838
Site: sc.gov.br/regionais/criciuma

Feira Regional de Ciências e Tecnologia reúne estudantes em Criciúma

O colégio estadual Sebastião Toledo dos Santos, o Colegião, recebeu nesta quarta-feira, 20, a V Feira Regional de Ciência e Tecnologia. O evento contou com a participação de 14 escolas e a amostra de 25 trabalhos. Três trabalhos foram escolhidos para a etapa estadual.

Para a gerente Regional de Educação, Jucilene Antonio Fernandes, o sucesso da Feira de Ciências é reflexo do esforço dos professores e interesse dos alunos. “Temos alunos que hoje são destaque nacional em esporte e ensino. Nós temos professores que foram contemplados com bolsa internacional pelo destaque do trabalho que realizou. Isso é o reflexo da escola, do trabalho dos professores e do incentivo dos nossos gestores”, ressaltou.

Para divulgar a produção científica dos alunos instigando à pesquisa científica, o evento mobilizou professores e alunos à cultura da Feira. “Queremos incentivar cada vez mais  a construção de atividades de iniciação científica na educação básica visando o conhecimento científico e tecnológico”, salientou a coordenadora da Feira, Andreia Custódio Lino.

Feira Regional de Ciências e Tecnologia reúne estudantes em Criciúma

Os trabalhos expostos foram desenvolvidos durante meses pelos estudantes com apoio dos professores. A aluna Helen de Oliveira, de 16 anos, e seus colegas da Escola Estadual Antônio Milanez Netto, apresentaram desafios e dinâmicas com a matemática. “Escolhemos este tema porque muitos alunos não gostam de matemática e acham difícil. Através de jogos e desafios podemos gerar interesse e conhecimento”, explicou.

Já o aluno Gabriel Loch, estudante do colégio Cedup Abílio Paulo de Criciúma, desenvolveu um protótipo de Máquina Auxiliada pelo Computador há mais de um ano e já pensa na faculdade. “Estou neste projeto há bastante tempo e com ajuda do professor já conseguimos chegar a um bom resultado, mas queremos usar a tecnologia para construir próteses para quem tem deficiência de membros. Futuramente quero cursar engenharia mecatrônica ou robótica”, comentou.

De acordo com o professor, Gustavo Zanette, o equipamento desenvolvido pelo aluno teve um custo de aproximadamente R$ 4 mil reais, sendo que uma máquina deste segmento tem um custo superior a R$ 120 mil. “Todas as ideias saem dos nossos alunos. Nós damos a oportunidade e todo o aporte científico para auxiliar no desenvolvimento do projeto”, assegurou.

Feira Regional de Ciências e Tecnologia reúne estudantes em Criciúma

Informações adicionais para a imprensa:

Paula Darós Darolt
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Criciúma
E-mail: imprensa@cua.adr.sc.gov.br
Telefone: (48) 3403-1018 / 99127-6838
Site: sc.gov.br/regionais/criciuma

O secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), Valmir Comin, estará nesta quinta-feira, 21, em Criciúma, para o Dia de Ação do Governo, programa que tem o objetivo de aproximar os órgãos oficiais e a população catarinense.


Foto: Divulgação / SST 

Diante de notícias que descrevem centenas de casos de agressões contra a mulher, o ônibus do projeto Viver sem violência atua diretamente na prevenção, levando informações e conhecimento a mulheres que sofrem desse problema em Santa Catarina. Em outubro, o ônibus chega às ADRs de Tubarão, Braço do Norte e Criciúma. Na região da AMREC o ônibus atuará nas áreas rurais dos municípios de Criciúma, Içara, Orleans, Lauro Muller, Forquilhinha, Siderópolis e Nova Veneza. A reunião de alinhamento da passagem do projeto na região será realizada no dia 18 de setembro às 14h, na ADR de Criciúma.

Conforme informações da Coordenadora Estadual da Mulher, Aretusa Larroyd, até o momento, 25 Agências de Desenvolvimento Regionais (ADRs) foram parceiras da campanha Mulheres e Cidadania, fazendo com que o projeto fosse levado para 79 municípios catarinenses somente no primeiro semestre deste ano.

Aretusa afirma que o objetivo do ônibus é orientar mulheres, permitir que elas tenham conhecimento de que existem caminhos para se defender. “Na passagem do ônibus as mulheres recebem palestras, orientações jurídicas e em saúde, além de dicas de qualificação profissional. Temos muitos casos de violência contra a mulher, mas sabemos que a maioria ainda não tem coragem de divulgar o problema que enfrenta”, pontua a coordenadora.

Em setembro o projeto passará pelas ADRs de Curitibanos, Rio do Sul, Ituporanga e Laguna. Na ADR de Laguna, estão entre os municípios contemplados: Imbituba, Imaruí, Laguna e Pescaria Brava.  O cronograma do ônibus lilás chega à Grande Florianópolis no dia 20 de novembro quando iniciam as ações alusivas aos 16 dias de Ativismo e segue para a atuação em alguns quilombos próximos a Florianópolis.

Mais informações para a imprensa:
Kênia Pacheco
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação - SST
Fone: (48) 3664-0916 / (48) 99984-1799
E-mail: ascom@sst.sc.gov.br
Site: www.sst.sc.gov.br