Fotos: ADR Criciúma

Se no Brasil, 46% dos pais não se envolvem nas questões da educação dos filhos, como apontam pesquisas, em Santa Catarina esta realidade vem mudando. Pelo segundo ano consecutivo, pais, alunos e professores se reuniram em suas unidades escolares para o Dia da Família na Escola, realizado neste sábado, 7. A proposta surgiu da Campanha Pais pela Educação, lançada pelo Movimento SC pela Educação em 2014.

Na regional de Criciúma, 61 escolas da rede estadual de ensino cumpriram o calendário com ações de estímulo ao envolvimento da família no ambiente escolar. Debates, oficinas, reflexão e outras atividades preencheram o dia, que já teve maior adesão que o ano passado. “Podemos ver um reflexo significativo no aprendizado dos alunos que têm família envolvida na escola. Este evento proporciona aproximar aqueles que ainda não se envolvem, e os resultados são positivos”, comentou a gerente Regional de Educação, Jucilene Fernandes.

Aproximar a família do ambiente escolar é uma das ações que mais reflete na qualidade de ensino, é o que dizem os professores e estudos também comprovam, mas na Escola de Educação Básica Ignácio Stakowski, a aproximação da comunidade no ambiente escolar também diminuiu significativamente a evasão escolar aumentando em mais de cem alunos no último ano. “Nós temos uma escola grande e estávamos com poucos alunos. Começamos a envolver toda a comunidade, pais, igrejas, polícia militar e tivemos tanta procura em matrícula que alcançamos até a fila de espera”, comentou a diretora Janaina da Silveira Silvano.

Debate envolve famílias em projeto ambiental

Fruto de um projeto que busca a despoluição do rio mais importante da cidade, o Rio Criciúma, os alunos da EEB Joaquim Ramos foram certificados como participantes da V Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente ao apresentar o trabalho “O rio que a cidade esconde”. Neste sábado, foi a vez de envolver os pais no projeto que ainda está em fase de pesquisas e estudos.

“Aproveitamos a vinda dos pais na escola para apresentarmos o projeto e buscar a ajuda deles na concretização. Estamos muito felizes porque o envolvimento da família vai dar continuidade nas ações programadas”, comentou a professora de história e mestre educação, Catia Elaine Alves Constante.

O projeto, que envolve aproximadamente 300 alunos de 10 a 14 anos do ensino fundamental, vai dar os próximos passos com entrevistas, pesquisas e busca de ações efetivas para a despoluição do rio.

Oficina de artes confecciona filtro dos sonhos

Ao lado da família, a aluna Valéria Gubetti de Lino, 14 anos, participou da oficina de sonhos. “Estar com a minha família na escola é muito importante. Quero que meus pais sintam orgulho das coisas que eu faço, assim como eu sinto também quando realizo uma atividade”, comentou.

Para a professora Maris Denski, a oficina de confecção de filtro dos sonhos serviu para os participantes terem um momento de positividade e reflexão na escola. “O objetivo desta oficina é o significado real do filtro dos sonhos. Pensar positivo e levar para a casa um objetivo que traz energias positivas, além do envolvimento na atividade com os pais, alunos e professores, trocam ideias e experiências”, explicou.

Criciúma - Dia da Família na Escola promove conhecimento e interação

 O Movimento SC pela Educação

Criado em 2012 como uma iniciativa da indústria, com o apoio das federações dos trabalhadores, o Movimento ganhou a adesão do comércio (Fecomércio-SC), da agricultura (Faesc) e dos transportes (Fetrancesc) e passou a se chamar, em 2016, Movimento Santa Catarina pela Educação. A iniciativa tem apoio ainda de instituições públicas, como a Secretaria de Estado da Educação e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-SC). Seus principais desafios são proporcionar a todos os trabalhadores catarinenses a escolaridade básica completa até 2024 e formação profissional e tecnológica compatível com a função, com foco na educação para o mundo do trabalho e na articulação e influência social na educação de Santa Catarina.

Informações adicionais para a imprensa:
Paula Darós Darolt
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Criciúma
E-mail: imprensa@cua.adr.sc.gov.br
Telefone: (48) 3403-1018 / 99127-6838
Site: sc.gov.br/regionais/criciuma

Criciúma recebe neste sábado, 7, o movimento #secuidaSC, em alusão ao Dia Mundial da Saúde. O evento será na Praça Nereu Ramos, na Avenida Getúlio Vargas, em Criciúma, a partir das 9h.

Entre as atrações estão atividades físicas funcionais e recreativas, aulões de dança com adolescentes, zumba, circuito funcional e contação de histórias. Também haverá apresentação de Jiu-jitsu, dicas sobre alimentação saudável, varal de receitas, distribuição de sementes e mudas de árvores frutíferas. Os visitantes ainda poderão receber orientações sobre o combate ao uso de tabaco, álcool e outras drogas, avaliação de IMC e avalição postural. 

Informações adicionais para a imprensa:
Patrícia Pozzo e Cristina Schulze
Núcleo de Comunicação
Diretoria de Vigilância Epidemiológica
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 3664-7406
(48) 3664-7440
www.dive.sc.gov.br

Criciúma -Nova sede da DPCAMI e CPP em pleno funcionamento

Com ambiente novo, moderno e adequado, a Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) e a Central de Plantão Policial (CPP), já estão em funcionamento em Criciúma desde novembro de 2017 e fevereiro de 2018, respectivamente. Nesta quinta-feira, 5, o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Criciúma, João Fabris, visitou o local onde foram investidos mais de R$ 500 mil do Governo do Estado nas obras de reforma e readequação do prédio.

“A nova estrutura era uma necessidade emergencial, tanto para os colaboradores quanto para aquela parcela da população que necessita destes serviços. Os recursos foram bem aplicados e o ambiente está em pleno funcionamento”, destacou Fabris.

Para o delegado Regional Ivaldo Gregório Inácio, além de um ambiente adequado, o terreno é espaçoso e poderá receber futuras instalações da Divisão de Investigação Criminal (DIC). “Este novo espaço era uma reivindicação antiga da polícia. As instalações são grandes e confortáveis e agradaram muito nossos colaboradores. O terreno também é grande o suficiente para trazermos a DIC e transformar este local em um complexo policial”, comentou.

O delegado corregedor Sul da Polícia Civil, Marcio Campos Neves, destacou a importância da reforma. “As pessoas que utilizam os serviços da DPCAMI já estão em uma situação fragilizada e um ambiente adequado e acolhedor é fundamental. O novo espaço ficou excelente”, afirmou.

As obras receberam ainda, R$ 47 mil em recursos do Fórum para mobília e eletrodomésticos da cozinha.

Informações adicionais para a imprensa:
Paula Darós Darolt
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Criciúma
E-mail: imprensa@cua.adr.sc.gov.br
Telefone: (48) 3403-1018 / 99127-6838
Site: sc.gov.br/regionais/criciuma

 



Em alusão ao Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 7 de abril, Santa Catarina realiza mais uma edição do movimento #secuidaSC. O evento será na Praça Nereu Ramos, na Avenida Getúlio Vargas, em Criciúma, a partir das 9h. Haverá atividades físicas funcionais e recreativas. Estão previstos aulões de dança com adolescentes, zumba, circuito funcional e contação de histórias.

Além disso, apresentação de Jiu-jitsu, dicas sobre alimentação saudável, varal de receitas, distribuição de sementes e mudas de árvores frutíferas. Haverá também tendas para orientações sobre o combate ao uso de tabaco, álcool e outras drogas, avaliação de IMC, avalição postural, orientação para atividade física e circuito funcional. 

O evento conta ainda com atividades da Rede Catarina sobre violência doméstica na cidade e proteção à mulher. A Estação Saúde irá estimular a reeducação alimentar e a redução de peso com a prática de exercício. O evento contará também com a presença do Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde e o Centro de Valorização da Vida. 

“A adoção de hábitos saudáveis – como a eliminação do tabagismo, a alimentação saudável e equilibrada, a realização de atividade física regular e a redução no consumo de álcool – é uma escolha que serve para promover a saúde e melhorar a qualidade de vida”, enfatiza Eduardo Macário, diretor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC).

O MOVIMENTO

Criado em 2016 pela Dive/SC, com evento realizado em Florianópolis, o movimento #secuidaSC foi descentralizado em 2017 para outras quatro regiões do Estado: as Gerências Regionais de Saúde e as secretarias municipais de Saúde de Palhoça, Itajaí, Tubarão e Lages aderiram ao movimento, considerando que os dados epidemiológicos reforçam a necessidade de conscientização de toda a população catarinense. Em 2018, com o apoio de diversas instituições regionais, Criciúma realizará o evento.

Informações adicionais para a imprensa:
Patrícia Pozzo e Cristina Schulze
Núcleo de Comunicação
Diretoria de Vigilância Epidemiológica
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 3664-7406
(48) 3664-7440
www.dive.sc.gov.br