Curitibanos - Camada asfáltica começa a ser colocada na SC-120 entre Curitibanos e São José do Cerrito

Começou nesta semana o estágio final de pavimentação da SC-120 que liga Curitibanos, através da BR-470, ao município de São José do Cerrito pela BR-282. O trajeto com 40 quilômetros está recebendo a primeira camada asfáltica, no trecho entre Curitibanos e a ponte do Rio Canoas. O investimento em todo o percurso é de aproximadamente R$ 100 milhões do Governo de Santa Catarina.

“Estamos cumprindo o nosso cronograma com muita determinação. Se o tempo colaborar, até o fim do ano poderemos estar com a metade dessa obra concluída”, salienta o presidente do Deinfra, Wanderley Agostini. De acordo com o presidente, todos os esforços estão sendo feitos para o cumprimento dos prazos do trajeto.

“Essa obra é fundamental para o incremento da produção ao longo do trajeto, uma vez que facilita e agiliza o deslocamento de veículos de carga, além de incentivar o turismo devido  as belas paisagens”, destaca o secretário executivo da ADR de Curitibanos, Luiz Cesar Abrahão.

Após a colocação da primeira camada de asfalto, nós faremos a implantação de canaletas para canalização de águas pluviais. Na sequência, vem a segunda e definitiva camada, e por fim a sinalização e pintura do trecho, salienta Julio Jacinto de Carvalho, gerente da empresa Mac Engenharia, responsável pela obra na região.

Informações adicionais para a imprensa:
Fabio Claudino Fontana
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Curitibanos
E-mail: ascom@cbs.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3412-3011 / 98839-0615
Site: sc.gov.br/regionais/curitibanos

 

Curitibanos - Desafios energéticos da região de Curitibanos são debatidos no Colegiado de Governo

A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Curitibanos sediou nesta quarta-feira, 9, mais uma reunião do Colegiado Regional de Governo (CGO). No encontro,  representantes da direção da agência Regional da Celesc em Lages fizeram explanação das ações desenvolvidas pela companhia que atende também a região de Curitibanos.

O engenheiro da Celesc, Gladimir Jeremias, falou dos principais desafios da companhia na região.  “A maior reclamação sem dúvida é a constante interrupção no fornecimento de energia.  E o nosso principal problema está geralmente ligado à vegetação,  tendo em vista a vasta área de reflorestamentos típicos da região”, observou.

Segundo o gerente regional da Celesc em Lages, José Afonso Marin,  a companhia vem buscando agilizar os atendimentos através de investimentos em automação. “Temos desafios na área econômica e no setor que regulamenta a energia no país, muitas vezes impedem mais agilidade em determinados atendimentos e dificultando nossos serviços”, explica.

“As reuniões mensais do Colegiado de governo têm sido fundamentais para conversarmos enquanto governo. Aqui o governo de Santa Catarina, através de seus órgãos que atuam em nossa região conversam entre si, esclarecem dúvidas, propõem soluções conjuntas para a solução de problemas”, destacou Luiz Cesar Abrahão, secretário executivo da ADR de Curitibanos. 

Informações adicionais para a imprensa:
Fabio Claudino Fontana
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Curitibanos
E-mail: ascom@cbs.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3412-3011 / 98839-0615
Site: sc.gov.br/regionais/curitibanos

Curitibanos - Regional da Defesa Civil recebe Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres

Um Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd Regional) está em construção em Curitibanos. “O Governo de Santa Catarina, através da Secretaria de Defesa Civil está implantando 20 unidades de Cigerd em pontos estratégicos do estado”, destaca o secretário executivo da ADR, Luiz Cesar Abrahão.

O objetivo é garantir a segurança dos catarinenses em situações de emergência. “Quando acontecem vendavais, enchentes, estiagens e outros fenômenos naturais, as pessoas não podem ficar a mercê dos improvisos”, explica Roberto Adriano Roper, coordenador Regional da Defesa Civil em Curitibanos.

A Regional por Roper atende 12 municípios que compreendem as ADR de Curitibanos e Campos Novos. A estrutura do Cigerd que está sendo montatda possui nove módulos, com cerca de 160 metros quadrados, está localizada na Avenida Lions, no Parque de Exposições Pouso do Tropeiro. O Cigerd Regional de Curitibanos estará interligado com o Cigerd de Florianópolis, assim como os outros 19 Centros no Estado.

Cigerd Regional

O Cigerd Regional é composto por nove módulos de ferro galvanizado, totalmente autossuficiente, conta com gerador de energia capaz de manter o centro operacional mesmo com falta de energia elétrica na cidade. Conta também com garagem, depósito, recepção, sala do Coordenador Regional, sala de reunião, sala de situação, banheiro e cozinha.

Cigerd Florianópolis

O Cigerd está em construção em Florianópolis na Avenida Governador Ivo Silveira. Ele busca integrar os esforços dos diversos setores e órgãos do Estado para o gerenciamento dos riscos e desastres e, com isso, reduzir os impactos na população em uma situação de eventos adversos.

A estrutura vai contar com o Centro de Monitoramento e Alerta, Meteorologia, Sistema de Hidrometeorologia, Geologia, Mapeamento de Áreas de Risco, Planos de Contingência, Planos de Ações Emergenciais, Gestão de Crise e Respostas a Desastres.
Fabio Claudino Fontana - ADR Curitibanos

Informações adicionais para a imprensa:
Fabio Claudino Fontana
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Curitibanos
E-mail: ascom@cbs.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3412-3011 / 98839-0615
Site: sc.gov.br/regionais/curitibanos




 

Começam no próximo dia 7 de agosto as aulas dos 120 alunos matriculados no Cedup de Curitibanos. São 40 estudantes para o curso de Técnico de Enfermagem e outros 80 para Agente Comunitário de Saúde. O ensino é público e gratuito, oferecido pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Curitibanos e coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (SED).

Nesta quarta-feira, 2, acontece a chamada pública dos professores para os cursos. As vagas estão disponíveis no site da SED: www.sed.sc.gov.br. Como pré-requisito para os cursos, os alunos devem ter concluído o ensino médio. Cada curso técnico do Cedup oferecido pelo estado tem duração de 18 meses.

“A ADR de Curitibanos está organizando os espaço de acordo com o sistema de compartilhamento do Cedup com a UFSC. A princípio, a estrutura dos cursos ocupará três salas de aula, laboratórios de informática e saúde, biblioteca, sala dos professores e setor adminsitrativo”, explica Cristina Maria Moraes Erhardt, gerente Regional de Educação.

O secretário executivo da ADR de Curitibanos, Luiz Cesar Abrahão, destaca que as pesquisas para trazer novos cursos já estão sendo feitas. “Estamos analisando a demanda. Já temos procura por cursos como negócios imobiliários, gastronomia, rede de computadores, agroindústria, agronegócio e técnico em edificações”, explica.

Informações adicionais para a imprensa:
Fabio Claudino Fontana
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Curitibanos
E-mail: ascom@cbs.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3412-3011 / 98839-0615
Site: sc.gov.br/regionais/curitibanos