Curitibanos - Programas de planejamento exploram potencial de localização estratégica para o desenvolvimento na região

O Governo do Estado segue buscando alternativas para desenvolver igualitariamente o Estado. Uma das principais iniciativas é através do programa Crescendo Juntos que vem sendo implantado pela Secretaria de Planejamento do Governo (SPG) e visa combater as desigualdades regionais e promover o desenvolvimento socioeconômico catarinense.

Na região de Curitibanos, algumas iniciativas do programa começam a ganhar força a partir dos encontros do Núcleo Executivo Regional (NER), formado por entidades públicas e sociedade civil organizada para debater as propostas que promovam o desenvolvimento em âmbito regional.

“A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Curitibanos tem buscado parcerias com outros setores públicos e representantes dos setores produtivos com o intuito de atender às necessidades da população de uma forma planejada e discutida coletivamente”, explica o secretário executivo da  ADR Luiz Cesar Abrahão.

O Crescendo Juntos vem ganhando um aliado forte neste processo. É o DEL, programa de Desenvolvimento Econômico Local, organizado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), e que já está sendo implementado no município de Curitibanos.

 “Já temos oito câmaras temáticas discutindo eixos específicos que atendem a demanda não só do município como também da região”, explica o agente do DEL em Curitibanos, Aldo Dolberth.   

São ações como a implantação do Curso de Medicina que inicia atividades já em 2018 e a exploração do potencial de logística e distribuição para atrair novas empresas explorando a estratégica posição geográfica da região de Curitibanos. Desenvolver o Turismo é também uma das prioridades da região que unifica os programas.

 “Continuamos unindo esforços e buscando ainda mais parcerias para estimular o crescimento da nossa região. Isto vem acontecendo através do apoio às cadeias produtivas, da formulação planificada de propostas que realmente atendam os anseios da nossa gente ”, destaca Sidnei Rodrigues de Souza, gerente de planejamento da ADR de Curitibanos. 

Informações adicionais para a imprensa:
Fabio Claudino Fontana
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Curitibanos
E-mail: ascom@cbs.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3412-3011 / 98839-0615
Site: sc.gov.br/regionais/curitibanos


Foto: Julio Cavalheiro / Secom

O governador Raimundo Colombo reuniu o colegiado de secretários executivos das Agências de Desenvolvimento Regional para apresentar as conquistas de Santa Catarina ao longo de 2017 e os encaminhamentos para o fechamento do ano. O encontro realizado nesta sexta-feira, 17, em Lages também contou com a participação dos secretários de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa e da comunicação, João Debiasi e dos assessores de comunicação ADRs.

A reunião teve um tempo reservado ao debate para aprimorar estratégias e posicionamentos do Governo do Estado para o próximo ano.
"É um momento importante para trocarmos ideias, discutirmos os desafios e, principalmente, partilharmos o que deu certo, porque Santa Catarina tem bons indicadores e foi um exemplo de superação em meio à maior crise econômica e política do país", disse Colombo na abertura da reunião.


Fotos: Julio Cavalheiro / Secom

Uma programação especial, na tarde desta quinta-feira,16, na Penitenciária da Região de Curitibanos, em São Cistóvão do Sul, celebrou um marco da política de ressocialização no sistema prisional de Santa Catarina. A unidade está com 100% dos detentos trabalhando enquanto cumprem a pena. O evento contou com a participação do governador Raimundo Colombo que inaugurou a praça do Trabalhador Mestre Valdir Feroldi - "Bugio", construída pelos reeducandos como forma de simbolizar a conquista. A solenidade marca ainda o início da Operação Presença - Fim de Ano 2017.

A secretária de estado da Justiça e Cidadania; Ada Faraco de Luca, o adjunto; Leandro Lima e o diretor do Departamento de Administração Prisional (Deap); Deiveison Querino Batista, também participaram dos atos. O Complexo Penitenciário da região de Curitibanos é composto pelas penitenciárias da Região de Curitibanos e Industrial de São Cristóvão do Sul e futura unidade prisional de Segurança Máxima do Estado de Santa Catarina.

O governador Raimundo Colombo e a secretária de Estado da Justiça e Cidadania (SJC), Ada Faraco De Luca, inauguram nesta quinta-feira, 16, às 15h, a Praça do Trabalhador na Penitenciária da Região de Curitibanos, em São Cristóvão do Sul, no Planalto Catarinense, unidade administrada pelo Estado que atingiu o percentual de 100% dos apenados trabalhando. Também será lançada a Operação Presença 2017/2018 para reforço da segurança em presídios catarinenses. Após o ato em São Cristóvão, o governador segue para São Joaquim, onde participa da solenidade de inauguração da Unidade do Sesc, prevista para as 19h30.

A Penitenciária da Região de Curitibanos está localizada em uma área total de dois milhões de metros quadrados, sendo dez mil de área construída para custódia de presos e 19 mil de área de pavilhões industriais,  com 100% dos detentos trabalhando e 50% estudando. Em todo o estado, 38% dos presos trabalham e 19% estudam.

São 839 detentos desenvolvendo atividades laborais na Penitenciária da Região de Curitibanos em cuidados com a horta, fabricação de móveis, brinquedos, lajotas, tubos, estofados, cadeiras, caixas de embalagens para frutas e blocos de concreto em unidades de produção construídas pelas próprias empresas conveniadas. No total, são dez convênios de trabalho com empresas privadas e duas prefeituras municipais.

Uma das maiores redes de móveis do estado, que iniciou a parceria em 2011, já ampliou o barracão para incrementar o uso da mão de obra apenada na fabricação de estruturas de madeira para sofás e cama box. Em um espaço de 7,4 mil metros quadrados são produzidas 15 mil peças por mês. Atualmente, a empresa utiliza o serviço de 234 reeducandos e considera a mão de obra uma das mais especializadas dentro do padrão de qualidade comercial da rede.

A Penitenciária da Região de Curitibanos também desenvolve atividades de apicultura, pecuária e ovinocultura. Em 2015, o Governo do Estado inaugurou uma nova estrutura, a Penitenciária Industrial de São Cristóvão do Sul, com 8,6 mil metros quadrados de área construída e 599 vagas. 

Além da inauguração da praça, será lançada a Operação Presença 2017/2018, ação preventiva de reforço a ser realizada nas 49 unidades prisionais catarinenses entre os dias 20 de dezembro e 7 de janeiro de 2018, envolvendo mais de 700 agentes.

Serviço:

O quê: lançamento da Praça do Trabalhador na Penitenciária da Região de Curitibanos e da Operação Presença
Quando: quinta-feira, 16, às 15h
Onde: Penitenciária da Região de Curitibanos, em São Cristóvão do Sul

O quê: inauguração da Unidade do Sesc
Quando: quinta-feira, 16, às 1
9h30
Onde: Rua Marcos Batista, 1040, em São Joaquim

Informações adicionais para a imprensa
Denise Lacerda
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania - SJC
E-mail: deniselacerda@sjc.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-5810 / 99152-6934
Site: www.sjc.sc.gov.br

Próximos eventos