Compartilhe


Foto: Fabio Claudino Fontana/ADR de Curitibanos

Mais de 4 mil pessoas envolvidas. Aproximadamente 3 mil atletas. Movimento em torno de R$ 1 milhão na economia local. Estes são alguns dos importantes números dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina que serão realizados de 16 a 28 de julho deste ano no município de Curitibanos. Nesta terça-feira, 30, a Comissão Central Organizadora (CCO) foi lançada oficialmente.

O evento é resultado da parceria entre Governo de Santa Catarina, Fesporte, Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) e Prefeitura de Curitibanos. “É a maior competição de base do esporte catarinense que volta a Curitibanos 30 anos depois da sua primeira edição. Somos o berço de nascimento deste espetáculo que iniciou em 1988”, destaca o secretário executivo da ADR de Curitibanos, Luiz Cesar Abrahão.

Para a estruturação, adequação e organização do evento o Governo de Santa Catarina deve investir cerca de R$ 300 mil, por meio da Fesporte e Secretaria de Estado de Turismo Cultura e Esporte. A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) e Prefeitura de Curitibanos darão suporte logístico ao encontro esportivo.

Para a realização dos Joguinhos, as autoridades discutiram no lançamento da CCO as constantes melhorias na infraestrutura da área esportiva do município. “Além do Governo do Estado e Fesporte, a Prefeitura e a ADR de Curitibanos farão o que for necessário para que Curitibanos mostre a todos os competidores e visitantes o potencial da cidade”, explica o prefeito de Curitibanos, José Antonio Guidi.

“Todos estaremos respirando os Joguinhos em uma grande estrutura de parcerias que envolve por exemplo as secretarias de educação, saúde, obras, a  Polícia Militar, os bombeiros e a comunidade como um todo para oferecer hospedagens, segurança, saúde e fazer os melhores joguinhos realizados na história”, destaca o presidente da CCO, Roque Stanguerlin.

Histórico e histórias de sucesso nos Joguinhos

Atletas como o tenista Gustavo Kuerten e Fernando Scherer, renomados mundialmente, começaram suas histórias nos joguinhos. “O objetivo era promover uma competição que reunisse os grandes talentos esportivos da base do esporte amador do estado. É o evento esportivo que traz a maior revelação de atletas do estado e começou aqui, deixando pra Santa Catarina um legado de histórias esportivas inesquecíveis”, destaca o secretário executivo da ADR, Luiz Cesar Abrahão.

Filho de um dos idealizadores da competição, Abrahão ressalta a importância da continuidade da competição. “Os Joguinhos Abertos de Santa Catarina nasceram do ideal de um grupo de sete desportistas, entre eles o curitibanense Felipe Abrahão Neto (Feio), meu pai, que formavam a direção da Fesporte em 1988”, resume o secretário.

Informações adicionais para a imprensa:
Fabio Claudino Fontana
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Curitibanos
E-mail: ascom@cbs.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3412-3011 / 98839-0615
Site: sc.gov.br/regionais/curitibanos