Dionísio Cerqueira - Vista às escolas
Foto: Manoely Dias Cogo/ ADR Dionísio Cerqueira

Na última semana, a equipe da Gerência de Educação de Dionísio Cerqueira deu continuidade a um roteiro de visitas às escolas estaduais, a fim de repassar orientações aos diretores e assessores de direção sobre os programas e projetos desenvolvidos nas escolas.

Além disso, também estão sendo realizadas prestações de contas dos recursos do PDDE Proemi, Mais Educação, Educação Básica e Cartão Cpesc.

No dia 12, foram realizadas as visitas nas Escolas de Educação Básica São José e Cedrense, ambas em São José do Cedro.  Na oportunidade as escolas relataram os avanços e as dificuldades enfrentadas no primeiro bimestre do ano letivo e esclareceram dúvidas sobre as atividades planejadas para o segundo bimestre.

Algumas escolas já receberam anteriormente visitas, e a expectativa da equipe da Gered é que até o final do semestre 100% das escolas da Regional já tenham sido visitadas.

Dionísio Cerqueira - Vista às escolas

Informações adicionais para a imprensa:
Manoely Dias Cogo
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira
E-mail: comunicacao@dcq.sdr.sc.gov.br
Fone: (49) 3644-3317 / 99137-8637
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrdionisiocerqueira

 

A Gerência Regional de Saúde de Dionísio Cerqueira realizou na semana passada uma capacitação para a análise da situação da área de saúde no município de Princesa. Os trabalhos foram conduzidos pela responsável pela Vigilância Epidemiológica na região, Ana Moser.

Entre os temas abordados estão os vários aspectos que devem ser atendidos pelos profissionais do SUS, a importância do Sistema Único de Saúde à população e as variáveis em saúde que estão em destaque aos princesences. “A atenção primária é à base da saúde de qualidade das pessoas; e que esta é resolvida em casa com cuidados na higiene, cuidados com o ambiente doméstico, alimentação saudável e bons hábitos físicos”, destacou Ana.

Na oportunidade ela também apresentou as três principais causas de morte registrados em cinco anos no município, sendo elas : 1º Doenças do aparelho circulatório; 2º Neoplasias (tumores); 3º Doenças do aparelho respiratório.

Já as doenças que mais causaram internação nos últimos no mesmo periodo foram: 1º Doenças do aparelho respiratório; 2º Doenças do aparelho digestivo e 3º Neoplasias.

Ana destaca que os fatores de risco a adquirir a maioria das doenças são a obesidade, alimentação inadequada, álcool, cigarro e outras drogas, inatividade física. “Esses fatores causam as doenças crônicas não transmissíveis, de difícil cura e de alto custo, por isso é importante levar esses fatores em consideração ao planejar as atividades em saúde. Priorizar a prevenção para evitar a doença e envelhecer com saúde é o melhor remédio”.

A gerente de Saúde Eliane Fanton destaca que essas capacitações serão realizadas em todos os municípios que sentirem a necessidade de acompanhar mais detalhadamente os dados levantados. “Além disso, já estamos trabalhando em nossa Regional o Plano Plurianual 2018/2021, uma importante ferramenta de planejamento para os próximos anos”. 

 

Informações adicionais para a imprensa:
Manoely Dias Cogo
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira
E-mail: comunicacao@dcq.sdr.sc.gov.br
Fone: (49) 3644-3317 / 99137-8637
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrdionisiocerqueira


Fotos: James Tavares / Secom

O governador Raimundo Colombo reuniu os secretários executivos das Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs) na tarde desta sexta-feira, 12, em Lages, para tratar da promoção da segunda edição do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam), uma iniciativa do Governo do Estado. O investimento previsto para esta nova edição é de R$ 700 milhões, como importante medida para dinamizar a economia catarinense.

Dionísio Cerqueira - Apresentação do ID Jovem, programa que traz benefícios para jovens de baixa renda
Foto: Manoely Dias Cogo/ ADR Dionísio Cerqueira

Para divulgar as vantagens do Programa Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, foi realizada no dia 10, na Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira, uma reunião com representantes dos seis municípios da Regional.

O Consultor do programa Id Jovem Michell Sombrio destacou que a ID Jovem foi  regulamentada em outubro de 2015, e se tornou realidade em dezembro de 2016, após amplo debate entre o Governo Federal e setores da sociedade civil. É o maior programa social do Governo Federal voltado para o público jovem de baixa renda e deverá atender 15,5 milhões de jovens Brasileiros.

Como funciona o programa

O funcionamento da meia-entrada artística-cultural e esportiva é semelhante ao já conhecido da carteira de identificação estudantil. Para acessar o benefício basta apresentar a ID Jovem no momento da aquisição do ingresso e na portaria ou na entrada do local de realização do evento, acompanhada sempre de documento oficial com foto.

O programa também oferece passagens interestaduais gratuitas e outras com 50% de desconto, sendo este o beneficio mais procurado. 

Quem tem direito

Esse Programa é destinado a pessoa com idade entre 15 (quinze) e 29 (vinte e nove) anos que pertence à família com renda mensal de até dois salários mínimos, inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico a pelo menos dois anos.

Com a criação da Identidade Jovem, ou ID Jovem, tornou-se necessária a elaboração de uma política pública para operacionalizá-la. Assim, a Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria de Governo da Presidência da República criou a caravana do ID Jovem, que tem percorrido as cidades brasileiras para apresentar o programa.

Emitir sua ID Jovem é fácil, rápido e seguro. O cartão é virtual e deverá ser apresentado nos estabelecimentos na tela do seu smartphone ou impresso pela página da internet. Há duas formas:

Pela Internet

Com seu NIS (Número de Identificação Social), acesse o site da ID Jovem, preencha os dados que forem solicitados e gere seu cartão. Para utilizar, imprima a imagem do cartão e a apresente no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.

Pelo Aplicativo para smartphones

Basta fazer o download do APP da ID Jovem, preencher o seu NIS e os dados cadastrais solicitados e gerar o cartão virtual da ID Jovem. Não é necessário imprimir, apenas apresente a imagem do cartão dentro da validade na tela de seu celular no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.

Atenção

A ID Jovem tem validade de 180 dias. Após esse período é necessário revalidar o documento em nova consulta no App ou no site. Se você utiliza a ID Jovem impressa, lembre-se de imprimir o documento gerado.

Informações adicionais para a imprensa:
Manoely Dias Cogo
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira
E-mail: comunicacao@dcq.sdr.sc.gov.br
Fone: (49) 3644-3317 / 99137-8637
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrdionisiocerqueira