Foto: Jeferson Baldo / Secom

Modernização e ampliação na aduana de Dionísio Cerqueira foram pleiteadas pelo governador Eduardo Pinho Moreira nesta quinta-feira, 5, na sede da Receita Federal, em Brasília. A intenção é dar maior vazão no transporte de mercadorias pelo único porto seco do Estado, na divisa entre Santa Catarina e Argentina. “Precisamos agilizar estas melhorias na aduana, pois não há sentido deixarmos mercadorias paradas no local por falta de estrutura e profissionais. Cobramos atenção especial da Receita Federal e do Ministério da Agricultura”, frisou o governador.

Apesar da relevância para a economia de Santa Catarina, o governador observa que a atual estrutura enfrenta grandes dificuldades para suprir a demanda existente, como filas de caminhões que ultrapassam uma semana de espera. Esta realidade reduz a competitividade catarinense, já que muitos caminhões migram para os estados vizinhos, onde estão instaladas aduanas que funcionam com a participação da iniciativa privada.

CORREDOR DE MILHO

De acordo com o secretário da Pesca e Agricultura, Airton Spies, que também acompanhou a audiência, mesmo a aduana tendo sido reformada recentemente faltam profissionais na área aduaneira e de proteção sanitária. “Precisamos melhorar os serviços da fronteira, pois Santa Catarina tem uma proposta de trazer o milho do Paraguai e da Argentina, através do corredor do milho, entrando em nosso Estado por Dionísio Cerqueira. Com este corredor, o local receberia mais 150 caminhões todos os dias, condição que a estrutura atual não comporta”, afirmou.

>>> Mais fotos na galeria

Moreira explicou que o milho que chega ao Estado atualmente vem do Centro-Oeste, ou seja, percorre um trecho de 2 mil quilômetros, o que encarece o produto que é essencial para o agronegócio catarinense. “O milho vindo do Paraguai, passando pela Argentina e entrando por Dionísio Cerqueira, diminui a distância em mil quilômetros, e isso diminui o preço”, comparou.

O QUE DIZ A RECEITA

Além do governador, participaram a secretária de Articulação Nacional, Lourdes Coradi Martini, os três senadores catarinenses e prefeitos da região Oeste. O secretário da Receita Federal, Jorge Antônio Deher Rachi, comprometeu-se a encaminhar uma equipe a Dionisío Cerqueira para avaliar a estrutura da aduana. O prefeito do município se comprometeu em doar 30 mil metros quadrados de um terreno municipal para abrigar os caminhões que precisam estacionar no local.

Rachi ressaltou que irá avaliar o pedido de integração dos serviços da área aduaneira e de proteção sanitária para que o processo seja mais célere. De acordo com Spies, essa integração já é uma realidade em outras aduanas do país e aumenta o ritmo de atendimento. Em relação a uma possibilidade de concessão para que o porto seco catarinense possa ter a participação da iniciativa privada, o secretário da Receita Federal disse não ter uma solução de imediato.

A aduana de Dionísio Cerqueira também foi eleita para ser uma das áreas de free shop na entrada do Brasil, no entanto, é necessário que o local seja estruturado para que este desejo se transforme em realidade.

Informações adicionais para a imprensa
Douglas Saviato
Assessoria de Imprensa 
Secretaria Executiva de Articulação Nacional
E-mail: douglas@san.sc.gov.br
Fone: (61) 3101-0900 / 99304-0198
Site: www.san.sc.gov.br

Dionísio Cerqueira - Reunião do CDR
Fotos: Manoely Dias Cogo/ADR Dionísio Cerqueira

Nesta terça-feira, 20, foi realizada em São Miguel do Oeste, reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional tendo como pauta os desdobramentos para a implantação da oncologia no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, de São Miguel do Oeste.

A Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira esteve representada pela assessora jurídica Ana Paula Tecchio Gonçalves e a gerente de Planejamento e Apoio a Políticas Públicas Priscila Jaroseski Giron.

Também participaram os prefeitos e membros do Conselho da ADR de São Miguel do Oeste, os secretários executivos das ADRs de Maravilha, Dionísio Cerqueira, Itapiranga, e, representantes dos municípios que compõe a AMEOSC e AMERIOS, prefeitos, vereadores e lideranças da região, que conta com 38 municípios.

Dionísio Cerqueira - Reunião do CDR

A gerente de Saúde da Regional de São Miguel do Oeste Paula Corrêa e o diretor do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, Jeferson Gomes repassaram informações sobre como está o processo de implantação do setor de oncologia e o que já foi realizado até o momento. “Já elaboramos o Plano Estadual de Oncologia, recebemos a aprovação nos Colegiados Inter Gestores Regionais – CIR, e encaminhamos documentação ao Ministério da Saúde. Nosso principal desafio agora é a implementação no contrato de gestão do Hospital para o custeio do serviço, O recurso para aquisição de equipamentos já veio e a reforma também já está pronta. Agora o que falta é o recurso mensal para custeio do serviço”, destacou a gerente Paula Corrêa.

Ao final da reunião, foi redigida uma moção, que reforça a implementação do contrato, e as principais necessidades para que o serviço de oncologia possa ser implantado, atendendo assim a região extremo oeste. A moção contou com o apoio de todas as autoridades presentes.

Informações adicionais para a imprensa:
Manoely Dias Cogo
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira
E-mail: comunicacao@dcq.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3644-3317 / 99145-7142
Site: sc.gov.br/regionais/dionisiocerqueira

Volta às aulas
Foto: ADR Dionísio Cerqueira

O dia 15 de fevereiro foi de grande movimentação nas escolas estaduais da Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira. Cerca de 4.700 alunos voltaram às aulas nos seis municípios da ADR, iniciando assim o ano letivo de 2018.

Todas as 18 escolas coneçaram as aulas sem transtornos e, segundo os diretores, com excelentes expectativas para o ano de 2018. “Todas as escolas estavam preparadas e devidamente organizadas para receber nossos alunos”, destacou a gerente de Educação Tânia Gasperin dos Santos.

Volta às aulas

Segundo a Secretaria de Estado da Educação, 491 mil estudantes retomaram às aulas na rede estadual de Santa Catarina.

Em preparação ao inicio do ano letivo, entre os dias 5 e 9 de fevereiro, as equipes  das 18 Escolas Estaduais estiveram reunidas para Formação Descentralizada de Professores: Planejamento e Gestão Pedagógica,  que seguiu um cronograma de estudos disponibilizado pela SED/GERED, onde foram tratados temas de grande relevância para a Educação Básica.

O material da formação foi composto por textos,  vídeos e propostas de atividades que incentivaram discussões, avaliação e planejamento de metas e ações para 2018.

Informações adicionais para a imprensa:
Manoely Dias Cogo
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira
E-mail: comunicacao@dcq.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3644-3317 / 99145-7142
Site: sc.gov.br/regionais/dionisiocerqueira


Foto: Manoely Dias Cogo/ADR Dionísio Cerqueira

Na quinta-feira, 1, cinco profissionais da Educação tomaram posse na Regional de Dionísio Cerqueira. A solenidade foi realizada na Agência de Desenvolvimento Regional.

Os novos profissionais foram aprovados em concurso público realizado em 2017, e agora estão aptos a atuar nas escolas da região. Em todo o Estado cerca de 1 mil professores e profissionais para a área administrativa das escolas foram efetivados nesta quinta-feira. Ao todo, são 600 professores do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e do Ensino Médio, bem como 400 profissionais para a área administrativa: Assistente de Educação, Supervisor Escolar, Administrador Escolar e Orientador Educacional, para atuar nas escolas da Rede Pública Estadual de Ensino de Santa Catarina, dentre estes, também, para o atendimento nas escolas indígenas.

Esta é a primeira chamada deste concurso público, que tem validade por dois anos, sendo prorrogável por mais dois. Desta forma, novos profissionais da educação devem ser chamados para ingressar no magistério estadual nos próximos anos.

A gerente de Educação da Gered Dionísio Cerqueira Tânia Gasperin dos Santos deu as boas vindas aos profissionais e destacou a importância do trabalho de cada um para a educação catarinense. “É bom podermos contar com novos profissionais, comprometidos e dedicados, e sabemos que os empossados irão desenvolver com muita competência seu trabalho”.

Os servidores empossados são:

Carlos Dal Pra, empossado como supervisor educacional e irá atuar na EEB Professora Elza Mancelos de Moura;

Luciana Fátima Sauer, orientadora educacional para atuar na EEB Professor Osni Paulino da Silva;

Cristina Inês Griebler Dotti, assistente de educação que irá atuar na EEF Professor Dalilo Quintino Pereira;

Marli Claudete Alves Delgado administradora escolar, para atuar na EEB Cedrense;

Roselei Grassi Bender, assistente de educação para a EEB Claudino Crestani.

Informações adicionais para a imprensa:
Manoely Dias Cogo
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira
E-mail: comunicacao@dcq.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3644-3317 / 99145-7142
Site: sc.gov.br/regionais/dionisiocerqueira