Compartilhe

Dionísio Cerqueira - Apresentação do ID Jovem, programa que traz benefícios para jovens de baixa renda
Foto: Manoely Dias Cogo/ ADR Dionísio Cerqueira

Para divulgar as vantagens do Programa Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, foi realizada no dia 10, na Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira, uma reunião com representantes dos seis municípios da Regional.

O Consultor do programa Id Jovem Michell Sombrio destacou que a ID Jovem foi  regulamentada em outubro de 2015, e se tornou realidade em dezembro de 2016, após amplo debate entre o Governo Federal e setores da sociedade civil. É o maior programa social do Governo Federal voltado para o público jovem de baixa renda e deverá atender 15,5 milhões de jovens Brasileiros.

Como funciona o programa

O funcionamento da meia-entrada artística-cultural e esportiva é semelhante ao já conhecido da carteira de identificação estudantil. Para acessar o benefício basta apresentar a ID Jovem no momento da aquisição do ingresso e na portaria ou na entrada do local de realização do evento, acompanhada sempre de documento oficial com foto.

O programa também oferece passagens interestaduais gratuitas e outras com 50% de desconto, sendo este o beneficio mais procurado. 

Quem tem direito

Esse Programa é destinado a pessoa com idade entre 15 (quinze) e 29 (vinte e nove) anos que pertence à família com renda mensal de até dois salários mínimos, inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico a pelo menos dois anos.

Com a criação da Identidade Jovem, ou ID Jovem, tornou-se necessária a elaboração de uma política pública para operacionalizá-la. Assim, a Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria de Governo da Presidência da República criou a caravana do ID Jovem, que tem percorrido as cidades brasileiras para apresentar o programa.

Emitir sua ID Jovem é fácil, rápido e seguro. O cartão é virtual e deverá ser apresentado nos estabelecimentos na tela do seu smartphone ou impresso pela página da internet. Há duas formas:

Pela Internet

Com seu NIS (Número de Identificação Social), acesse o site da ID Jovem, preencha os dados que forem solicitados e gere seu cartão. Para utilizar, imprima a imagem do cartão e a apresente no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.

Pelo Aplicativo para smartphones

Basta fazer o download do APP da ID Jovem, preencher o seu NIS e os dados cadastrais solicitados e gerar o cartão virtual da ID Jovem. Não é necessário imprimir, apenas apresente a imagem do cartão dentro da validade na tela de seu celular no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.

Atenção

A ID Jovem tem validade de 180 dias. Após esse período é necessário revalidar o documento em nova consulta no App ou no site. Se você utiliza a ID Jovem impressa, lembre-se de imprimir o documento gerado.

Informações adicionais para a imprensa:
Manoely Dias Cogo
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira
E-mail: comunicacao@dcq.sdr.sc.gov.br
Fone: (49) 3644-3317 / 99137-8637
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrdionisiocerqueira