Compartilhe


Fotos: Divulgação

Pensando em desenvolver um projeto que contribuísse na construção de um futuro melhor para os alunos, a empresa LPD iniciou o Formando Jovens Leitores, na Escola de Educação Básica Governador Irineu Bornhausen, de Dionísio Cerqueira. A proposta foi buscar um envolvimento mais profundo da empresa LPD na realidade escolar. O incentivo à leitura surgiu como um elo entre as necessidades da escola e o desejo da empresa em contribuir de maneira mais participativa no trabalho escolar.

O projeto de leitura acontecerá durante o ano letivo com aulas de leitura sendo realizadas diariamente por 15 minutos no início turno escolar. Uma vez por semana, aulas de português e espanhol também são dedicadas à leitura. Entre as ações programadas estão: promover a cada ano o Sarau Literário, que traz diferentes línguas e linguagens que permeiam o contexto escolar, contribuindo para a formação intelectual e principalmente cultural dos educandos; montar cantinhos de leitura na escola para horário de recreio e recreações; colocar lembretes, cartazes, poesias em todos os ambientes da escola; baú de leitura, em que a escola organizará uma caixa de livros, resultantes de uma campanha, e cada dia ela pode passar em uma sala.

O recurso doado pela empresa LPD será utilizado na estruturação da biblioteca da escola, com todo o mobiliário necessário, bem como a construção de um espaço adequado para os momentos de leitura. Também serão adquiridos 100 exemplares de livros de Literatura Infanto-juvenil, para melhorar o acervo já existente e torná-lo mais atrativo.

O projeto também prevê momentos de trabalhos envolvendo funcionários da empresa LPD, professores e alunos da Escola. “O projeto teve início com a construção de todo o mobiliário para a biblioteca, em que trabalhamos também o conceito de sustentabilidade, no qual os 'palets' foram à matéria prima utilizada”, destacou a diretora da escola Sirlei Stahl.

O secretário regional Norberto Hart destacou que são iniciativas como esta da empresa LPD que abrem portas para que as crianças e adolescentes tenham novas oportunidades. “Temos muito a agradecer por essa iniciativa, pois sabemos da importância desse projeto para os alunos dessa escola. A dedicação de todos os envolvidos é um incentivo para as crianças, que muitas vezes se espelham nessas ações para o futuro”. 

Informações adicionais para a imprensa:
Manoely Dias Cogo
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira
E-mail: comunicacao@dcq.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3644-3317 / 99145-7142
Site: sc.gov.br/regionais/dionisiocerqueira