Compartilhe

Dionísio Cerqueira - Equipes escolares participam de curso de formação descentralizada
Foto: Manoely Dias Cogo/ADR Dionísio Cerqueira

Entre os dias 17 e 21 de julho, as equipes escolares da rede estadual de ensino da Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira, participaram do curso de formação descentralizada “Enfoque no processo de ensino aprendizagem”. O objetivo foi oferecer formação continuada aos gestores escolares, equipe pedagógica e professores, sobre o princípio da Proposta Curricular de Santa Catarina, para melhoria do processo de ensino aprendizagem das escolas da rede Estadual.

Um momento para retomar questões como avaliação, planejamento e replanejamento que é pertinente em qualquer momento do processo pedagógico e de formação docente, levando a prática para a sala de aula.

A gerente de Educação Tânia Gasperin dos Santos destacou que no dia 10 de julho foi realizada uma reunião com os gestores das escolas para preparar e orientar sobre o curso de formação continuada. “Todo o material utilizado na formação, como vídeos, textos e documentos foram disponibilizados na página da Secretaria de Estado de Educação, e a Gered acompanhou e supervisionou todo o processo nas escolas”.

A formação foi descentralizada, ou seja, cada unidade escolar, coordenada por sua equipe gestora, e com acompanhamento da Gered, realizou a formação, que teve carga horária de 40 horas.

Dentre as atividades, as equipes escolares participaram de palestras com psicólogos da UNOESC e também com a Gerente de Planejamento da ADR que tem formação em psicologia Priscila Jaroseski Giron.

As Escolas de Educação Especial também participaram da formação. No dia 13 de julho a equipe da Gerência de Educação reuniu os diretores das instituições para repassar informações do que deveria ser trabalhado para que as equipes recebessem o certificado da formação.

Na oportunidade a Gered também entregou o material que foi utilizado na formação, que trabalhou as diversas formas de deficiência, avaliação descritiva, mudanças no Projeto Político Pedagógico, a importância da troca de informações com as equipes de SUS e planejamento para o período pós-férias.

A responsável pela educação especial da Gered Joeldes Taube destacou que na reunião também foi realizada uma programação inicial para a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, que acontece entre os dias 21 e 28 de agosto.

Informações adicionais para a imprensa:
Manoely Dias Cogo
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira
E-mail: comunicacao@dcq.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3644-3317 / 99145-7142
Site: sc.gov.br/regionais/dionisiocerqueira