Compartilhe

Para mobilizar e conscientizar a população sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama os municípios da Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira estão realizando programação especial em alusão ao Outubro Rosa.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, a doença afeta 1 em cada 15 mulheres brasileiras. A notícia é boa: os avanços no diagnóstico e tratamento do câncer de mama elevaram as chances de cura para 90% quando descoberto no início. O problema: no Brasil, a mortalidade continua alta porque 30% dos casos são diagnosticados em estágios mais avançados, quando o índice de cura é baixo. Além disso, há cerca de 12 mil mortes de mulheres todos os anos no país em decorrência da doença – o equivalente a 2,5% das mortes femininas no Brasil. O principal método de diagnóstico precoce ainda é a mamografia, radiografia das mamas (o que reforça a importância de sempre fazer o exame anualmente).

Confira a programação em cada município da Regional:

Princesa

Nos dias 3,5,10,17,19,24,26 na Unidade de Saúde será realizado, com agendamento prévio: massagem relaxante, coleta do exame preventivo, orientações e auto exames de mamas, orientação nutricional.

No dia 28 acontece o “Dia D”, das 8h às 15h, com coleta do exame preventivo, orientações e autoexames das mamas; verificação das carteirinhas de vacinação; oficina de artesanato e com agendamento prévio massagem relaxante.

São José do Cedro

Na Unidade Central estão sendo realizadas consultas médicas e atendimento odontológico: exames preventivos do colo do útero, encaminhamentos para mamografias e orientações gerais de enfermagem, todas as terças-feiras do mês de outubro das 17h às 21h.

No ESF 5º estão sendo realizadas consulta médica, exames preventivos do colo do útero, encaminhamentos para mamografias e orientações gerais de enfermagem, todas as terças-feiras do mês de outubro das 17h às 21h;

Padre Réus e Mariflor: Será oferecido exames preventivos todos os dias mediante agendamento;

Dias 16 a 20 – Padre Réus: consultas, preventivos e orientações 11h30 às 13h;

Dias 23 a 27 – Mariflor: consultas, preventivos e orientações 11h30 às 13h;

Dia 21 - Padre Réus: Palestra às 9 horas com o tema Menopausa e métodos contraceptivos

O encerramento da programação acontece no dia 28 de outubro com a caminhada rosa, saída em frente ao Centro de Idosos às 8h30, serão oferecidos alimentos saudáveis.

Guarujá

Nos dias 10, 17 e 24 de outubro atendimento das 17h às 19h, na Unidade Básica de Saúde para realização de exames e avaliações, destinado às mulheres que trabalham no horário de expediente.

Serão realizados atendimentos como aferição de pressão arterial, exame de glicemia, coleta de preventivo, avaliação antropométrica, avaliação odontológica, vacinas, abordagem do tema: Ansiedade, depressão e stress no trabalho. Também será oferecida maquiagem e entrega de brindes para quem fizer a coleta do preventivo. Documentos necessários para realizar os atendimentos, carteira de identidade, CPF e cartão do SUS.

Palma Sola

No dia 19 de outubro palestra no Centro de Eventos com o médico Silvio Neugebauer sobre câncer de mama e câncer de colo de útero. Na oportunidade serão feitos agendamentos de coleta de exame preventivo que serão realizados na Unidade de Saúde nos dias 24, 25 e 26 de outubro.

Anchieta

Dia 20: palestra com Drª Laura Toledo e Eliane Fanton, no Centro de Convivência dos idosos. Haverá agendamento de exame preventivo e as mulheres que realizarem o exame ganharão vale curso de automaquiagem, das 20h às 21h30.

Dia 21: curso de automaquiagem gratuito (inscrições para o curso durante palestra do dia 20)

Dia 21: Missa às 19h

Dia 28: Coleta dos exames preventivos agendados

Dionísio Cerqueira

ESF Três Fronteiras: Nos dias 17 e 19 de outubro, à noite, coleta de exame preventivo, encaminhamentos para Mamografia e orientações de enfermagem. Atendimento das 17h às 20h, mediante agendamento. No dia 30, encerramento com um chá da tarde às 14h com orientação para as mulheres.

Nos demais ESFs serão realizados coletas de preventivo, orientações e chá da tarde a partir das 14h, nas seguintes datas:

ESF União: Nos dias 16 e 23 de outubro

ESF Idamar: Dia 20 de outubro

Centro: Dia 18 de outubro

São Pedro: Será dia 24 de outubro

Jorge Lacerda: Será dia 19 de outubro

Noite do Cinema: No dia 18 de outubro às 19h no Auditório da Prefeitura - Exibição de filme e homenagens

Caminhada das Mulheres: No dia 25, será realizada caminhada em prol da conscientização. A saída está programada para as 8h30 em frente à Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira. A caminhada acaba no Parque Turístico Ambiental da Integração. Haverá diversas atividades, verificação de pressão arterial, teste de glicemia, e demais orientações sobre a saúde da mulher.

 

Informações adicionais para a imprensa:
Manoely Dias Cogo
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira
E-mail: comunicacao@dcq.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3644-3317 / 99137-8637
Site: sc.gov.br/regionais/dionisiocerqueira