Compartilhe

A Gerência Regional de Saúde de Dionísio Cerqueira realizou na semana passada uma capacitação para a análise da situação da área de saúde no município de Princesa. Os trabalhos foram conduzidos pela responsável pela Vigilância Epidemiológica na região, Ana Moser.

Entre os temas abordados estão os vários aspectos que devem ser atendidos pelos profissionais do SUS, a importância do Sistema Único de Saúde à população e as variáveis em saúde que estão em destaque aos princesences. “A atenção primária é à base da saúde de qualidade das pessoas; e que esta é resolvida em casa com cuidados na higiene, cuidados com o ambiente doméstico, alimentação saudável e bons hábitos físicos”, destacou Ana.

Na oportunidade ela também apresentou as três principais causas de morte registrados em cinco anos no município, sendo elas : 1º Doenças do aparelho circulatório; 2º Neoplasias (tumores); 3º Doenças do aparelho respiratório.

Já as doenças que mais causaram internação nos últimos no mesmo periodo foram: 1º Doenças do aparelho respiratório; 2º Doenças do aparelho digestivo e 3º Neoplasias.

Ana destaca que os fatores de risco a adquirir a maioria das doenças são a obesidade, alimentação inadequada, álcool, cigarro e outras drogas, inatividade física. “Esses fatores causam as doenças crônicas não transmissíveis, de difícil cura e de alto custo, por isso é importante levar esses fatores em consideração ao planejar as atividades em saúde. Priorizar a prevenção para evitar a doença e envelhecer com saúde é o melhor remédio”.

A gerente de Saúde Eliane Fanton destaca que essas capacitações serão realizadas em todos os municípios que sentirem a necessidade de acompanhar mais detalhadamente os dados levantados. “Além disso, já estamos trabalhando em nossa Regional o Plano Plurianual 2018/2021, uma importante ferramenta de planejamento para os próximos anos”. 

 

Informações adicionais para a imprensa:
Manoely Dias Cogo
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira
E-mail: comunicacao@dcq.sdr.sc.gov.br
Fone: (49) 3644-3317 / 99137-8637
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrdionisiocerqueira